Blog

Plataforma EaD e a interatividade

Plataforma-ead-interativa

A Plataforma EaD e a interatividade que ela promove, é essencial para o processo de ensino e aprendizagem e eficácia do ensino a distância. Saiba como ocorre a comunicação e a  troca de informação entre alunos e professores em curso online! 

O que é interação na Plataforma EaD?

A interação na Plataforma EaD refere-se a toda interação que ocorre entre os estudantes e professores no ambiente virtual de aprendizagem, relacionada ao curso que está sendo realizado.

Essa interação permite que o professor promova debates, aplique avaliações, solicite atividades, compartilhe materiais, receba trabalhos, tire dúvidas, troque experiências e feedbacks, tudo na Plataforma para EaD.

Nesse caso, a Plataforma para EaD pode ser considerada um canal digital de informação e comunicação, essencial para estabelecer interações no ensino à distância e tornar eficaz a aprendizagem nesse modelo de educação.

A comunicação virtual já faz parte da nossa vida cotidiana, através de redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, pois é tão eficaz quanto uma conversa que ocorre pessoalmente.

O acesso à informação também ocorre de maneira virtual na sociedade contemporânea, notícias são lidas em blogs, sites e redes sociais, além disso, tudo o que precisamos saber, encontramos na Internet.

Portanto, a interatividade virtual se estendeu ao ensino à distância, possibilitando acessar todo o conteúdo e atividades de um curso presencial na Plataforma EaD, bem como se comunicar com o professor e colegas.

Qual a importância das interações na Plataforma EaD?

As interações na Plataforma EaD é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem, segundo o MEC, a maneira como os alunos e professores interagem garante a qualidade do ensino à distância:

A Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos” (Decreto n. 5.622, 2005, Art. 1.º).

Independente da modalidade de cursos EaD, livre ou formal, os processos de aprendizagem são os mesmos, embora haja maior autonomia ao estudar a distância, os alunos precisam da orientação e suporte de um tutor.

A comunicação e a troca de informações na Plataforma EaD, torna mais dinâmica a aprendizagem, permite absorver melhor os conteúdos e aproveitar ao máximo o curso, ampliando o entendimento e desempenho dos alunos.

A interação na Plataforma para EaD também é muito importante para engajar os alunos, pois sabem que não estão sozinhos e podem pedir ajuda quando for necessário, além disso, tem um professor acompanhando seu progresso e outros alunos dividindo a mesma experiência.

Ela facilita a comunicação e troca de informações, uma vez que é possível trocar mensagens instantâneas e enviar mensagens para ser lidas e respondidas quando for acessada a plataforma, sem precisar marcar um horário para encontrar o professor.

Outra vantagem, é que estimula os alunos a conversarem, muitos não se sentem a vontade para falar na sala de aula presencial, por exemplo, pelo computador é mais confortável em algumas situações.

Podemos dizer que essa interatividade e a relação estabelecida na Plataforma EaD, guia o processo de ensino e aprendizagem, conduzindo os alunos sobre o que precisam fazer e o caminho que devem percorrer para concluir o curso com sucesso.

Como ocorre a interação na Plataforma EaD?

Existem diversas ferramentas que possibilitam a interação na Plataforma EaD, confira as principais:

Fórum de discussão

É uma das principais funcionalidades interativas disponíveis na Plataforma EaD, em que todos os alunos e professores do curso podem acessar e interagir entre si.

Serve para discutir sobre assuntos relativos ao curso, em que cada um pode fazer sugestões, perguntas e respostas, acerca de um tema específico ou qualquer outro assunto relevante para o processo de ensino e aprendizagem.

Há troca de experiências, compartilhamento de ideias, apoiar uns aos outros, sanar dúvidas e afins, ou seja, é um espaço para todos se comunicarem e trocarem informações.

É bastante utilizado para trabalhar um tema do curso em conjunto, como ocorre em uma sala de aula presencial, todos participam da discussão para otimizar a aprendizagem do conteúdo.

Chats

O chat permite a troca de mensagens instantâneas e diretas pela própria Plataforma EaD, não precisa enviar e-mail ou efetuar ligações para fazer perguntas e tirar dúvidas.

É uma ferramenta de interatividade de fácil acesso e simples de utilizar, é um canal de comunicação sempre disponível para os alunos entrarem em contato com o professor.

Transmissão ao vivo

Realizar transmissões ao vivo pela Plataforma EaD promove o encontro em tempo real de todos os alunos do curso com o professor, para assistirem à ministração ao vivo de um conteúdo e interagir simultaneamente.

Ver e ouvir o professor apresentando e explicando o conteúdo em tempo real, otimiza a compreensão, melhora a relação e engaja os alunos a participarem e complementarem sua aprendizagem.

A transmissão ao vivo simula a aula presencial, todos os alunos acompanham o professor simultaneamente e podem interagir com perguntas, tirar dúvidas e contribuir com exemplos.

Videoaulas

As videoaulas disponibilizadas na Plataforma para EaD são essenciais para os alunos terem contato com o professor explicando os conteúdos de maneira oral e visual, para complementar a teoria dos materiais digitais.

Com as videoaulas, é possível receber informações adicionais, exemplos, sugestões de leitura, o conteúdo sintetizado e apresentado de maneira simplificada para facilitar a compreensão.

Esse recurso aproxima os alunos do professor, estabelecendo um referencial para os seus estudos, bem como utilizar sua fala para tirar dúvidas através do chat ou fórum.

Compartilhamento de materiais

A Plataforma EaD possibilita que o professor compartilhe materiais extras com seus alunos para complementar a aprendizagem, podem ser e-books, artigos da Internet, vídeos de palestras, documentários, entre outros.

Esses materiais podem ser objeto de discussão no fórum, por exemplo, para aprofundar o tema estudado e melhorar o entendimento, com as impressões de cada um.

Avaliações e envio de atividades 

As avaliações e atividades são recursos pedagógicos que estabelecem uma interação, considerando que o professor faz perguntas e solicita ao aluno que responda conforme seu entendimento do conteúdo estudado.

O professor então avalia a aprendizagem e oferece um feedback ao aluno, através de comentários ou mensagens, que pode ser discutido para melhorar o desempenho futuro.

Gamificação

Gamificação é uma ferramenta interativa de aprendizagem que aborda o conteúdo através de jogos digitais, com um sistema de recompensa e feedback que estimulam a evolução constante dos alunos.

Os jogos podem ser realizados individualmente ou em grupo, promovendo uma competição, pode ser através de perguntas e respostas, por exemplo — quem tiver mais acertos é o vencedor.

Webinars

A interação pode ser enriquecida com webinars, para diversificar a ministração de conteúdos das videoaulas, o professor pode convidar um profissional da área a realizar uma palestra sobre o assunto e compartilhar na Plataforma para EaD.

Desse modo, os alunos têm acesso a outras abordagens do mesmo conteúdo e podem interagir com outros profissionais da área, pode ser feito por uma transmissão ao vivo, por exemplo, onde podem comentar e perguntar em tempo real.

Mural de recados

Muitas plataformas disponibilizam a ferramenta de mural de recados, onde o professor escreve recados importantes ou lembretes para serem vistos pelos alunos quando acessarem.

Serve para compartilhar informações e comunicar os alunos, de forma rápida e objetiva. Por exemplo, o professor pode lembrar a data da próxima avaliação ou entrega de atividades para se prepararem e não perderem o prazo.

Ajuda de monitores

Os monitores têm a função de ajudar o professor a atender os alunos, eles podem ter acesso à plataforma para EaD e interagir respondendo mensagens, tirando dúvidas, encaminhando materiais, entre outros.

Quando o professor não pode atender os alunos por algum motivo, um monitor pode substituí-lo e ajudar, além de estar sempre disponível para prestar orientação, lembrar as datas e solicitar atividades.

Grupo de estudos

Outra funcionalidade da Plataforma EaD para estabelecer interatividade entre os alunos do curso online, é a criação de grupos de estudos, onde todos os alunos do curso participam para estudarem juntos.

Dessa forma, podem discutir sobre tudo o que envolve o curso, tirar dúvidas, trocar ideias e experiências, além de apoiarem uns aos outros e motivar a conclusão dos estudos.

Trilhas de aprendizagem

É um conjunto de atividades em sequência, que aborda o conteúdo conforme os conhecimentos, habilidades e competências necessárias para compreender o assunto e efetivar a aprendizagem.

O professor disponibiliza na Plataforma para EaD a sequência de atividades que o aluno precisa percorrer no curso online para aprender determinado conteúdo, através de métodos distintos, podem ser iniciadas por videoaulas, seguidas de leitura, ouvir um podcast, realização de exercícios e finalizadas com uma avaliação.

Qual é a melhor Plataforma EaD?

Para promover a interatividade no seu curso online, escolha uma Plataforma EaD que ofereça ferramentas de comunicação e troca de informações, como a eadSimples!

Nossa Plataforma para EaD oferece diversos recursos para favorecer a interação entre professor e aluno, contribuindo com um ensino à distância de qualidade no seu curso online!

  • O acesso de alunos simultaneamente é ilimitado;
  • Ambiente de aulas ao vivo e gravadas;
  • Espaço para compartilhamento de materiais;
  • Realização de avaliações e atividades;
  • Trilhas de aprendizagem;
  • Chats;
  • Área de membros;
  • Relatórios para acompanhar a evolução dos alunos;
  • E muitos mais!

O melhor de tudo, é que você pode oferecer tudo isso aos seus alunos sem pagar nada! 

No plano grátis da eadSimples, você ministra seu curso online e interage com os alunos sem pagar nada, com os seguintes recursos:

  • Até 10 alunos ativos por mês, com acesso simultâneo ilimitado;
  • Espaço para arquivos de 1Gb;
  • Utilização de vídeos externos, do YouTube ou Vimeo, por exemplo;
  • Suporte técnico via WhatsApp;
  • Hospedagem da plataforma;
  • Receba fácil com PagHiper e Mercado Pago;
  • Aulas ao vivo;
  • Avaliações, provas, trabalhos, notas, cursos e polos ilimitados.

Solicite agora mesmo sua Plataforma EaD grátis!

Artigos Relacionados