Blog

A relação entre professores e alunos na EAD

A relação entre professores e alunos na EAD

O ensino à distância é a tendência da educação! E uma das razões que aceleraram essa tendência foi a internet, por esta razão, cursos, graduações e especializações e passaram a ser mais realizados de maneira online.

Mas é normal ter alguns questionamentos: como fica a relação entre professor e aluno, se ambos mantêm contato através dos meios virtuais de comunicação, como chats, bate-papo e webcams? Como o professor avalia a participação de cada aluno?

Neste momento da educação, os programas de EAD precisaram mudar os papéis dos professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem.

 

Professores

Além de conhecer o conteúdo a ser ministrado, os professores precisaram passar a saber manipular os equipamentos de atendimento ao aluno. Inclusive, é necessário ter criatividade e adotar novos instrumentos para facilitar o processo educacional.

O professor da EAD tem uma função fundamental no ensino. É papel do mesmo promover a autonomia do aluno e estar ciente das diferenças individuais, promover espaço de conversa, discussão e feedback para os alunos, iniciar a relação professor-aluno na EAD e fornecer materiais e orientação para a aprendizagem.

Conheça os benefícios da plataforma digital de ensino à distância de qualidade!

 

Aluno

O aluno deve estar cientes que ele é o responsável pelo próprio aprendizado. Ele deve decidir o que quer aprender, estabelecer objetivos e utilizar a tecnologia ao seu favor, tanto para interagir com colegas e professores, como para realizar pesquisas e aperfeiçoar conhecimentos.

 

A relação entre professor e aluno

No ambiente a distância, professores e alunos precisam se moldar. O professor passa a buscar novas formas de ensinar e os alunos procuram fazer o automonitoramento. Desta forma, a relação entre ambos pode ser melhor desenvolvida.

No EAD, os professores não têm acesso direto aos recursos verbais, não-verbais e feedback dos alunos. Por tanto, é essencial que, quando com dúvidas, os alunos façam o uso da comunicação, seja através da fala ou dos meios escritos.

A qualidade da relação professor-aluno na EAD e a interação na educação a distância tem aumentado com os avanços das tecnologias de comunicação. Para que tudo dê certo, que a formação seja de sucesso e o aluno atinja os objetivos, ambas as partes devem cumprir com o seu papel: professores e alunos.

 

A eadSimples é uma plataforma de ensino a distância completa utilizada por instituições de educação e empresas para universidades corporativas. Desde 2014 desenvolvendo tecnologia inovadora para ajudar no processo de ensino. Já alcançamos mais de 1,8 milhões de acessos por dia, somados nas páginas dos clientes, e mais de 800 instituições utilizando a plataforma.

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa plataforma e solicitar uma demonstração para sua instituição.

Artigos Relacionados