Blog

Desmistificando a interação nas plataformas EAD

Desmistificando a interação nas plataformas EAD

A experiência de aprendizagem pode ser aprimorada através da educação à distância. A interação nas plataformas EAD entre professores e alunos ocorre em um ambiente virtual, permitindo compartilhar recursos de ensino, contar com a ajuda de tutores, interagir com colegas de classe e muito mais.

Um dos desafios no ensino à distância é desmistificar todo o processo por trás do pós aula. Por esta razão, é extremamente importante ter uma ferramenta que permita a interagir e tornar o curso mais realista.

Se pararmos para pensar em como a comunicação evoluiu nos últimos anos, as plataformas EAD vieram como parte desta transformação. O fato é que nos acostumamos a receber experiências online, a respostas instantâneas e resolvemos nossos problemas de forma digital – e a educação não poderia deixar de se beneficiar de tais recursos e tendências comportamentais.

 

A importância da interatividade 

Manter uma comunicação efetiva entre os alunos, colegas e professores é fundamental para garantir a qualidade do ensino, motivar os alunos a continuar seus estudos e oferecer meios para tirar dúvidas.

Uma comunicação via plataformas de ensino à distância é rápida e intuitiva. Assim, ao mesmo tempo em que é incentivado a ter autonomia, o aluno se sente constantemente apoiado.

Através destes canais, é possível conversar com professores e monitores, realizar atividades/trabalhos e manter contato com os alunos da mesma classe. A seguir, listamos alguns benefícios da interação nas plataformas EAD.

  • As plataformas de ensino à distância permitem o envio de mensagens privadas aos professores. Assim, é possível tirar dúvidas sobre aulas ou trocar ideias sobre tal assunto.
  • A interação via plataforma, além de estabelecer uma relação direta entre aluno e professor, oferece aos professores uma noção mais precisa dos perfis e das necessidades diretas de cada aluno, a fim de diversificar sua abordagem de acordo com as necessidades de cada um. Isto garante uma melhor qualidade das aulas de acordo com as dificuldades, interesses e características dos alunos.
  • Os fóruns de discussão podem ser utilizados para fazer perguntas e pedir ajuda aos colegas, debater o conteúdo estudado, tirar dúvidas ou compartilhar ideias.
  • Os chats são bons aliados para aqueles momentos de certa urgência ou detalhamento sobre algo – excelente alternativa para atividades de trabalho em equipe.

 

A maneira de aprender foi aprimorada com o desenvolvimento da era digital e deixado para trás o modelo tradicional de ensino – aulas padronizadas e reuniões presenciais. Sendo necessário incorporar novas abordagens para treinar indivíduos inovadores, proativos e alinhados com as tecnologias.

Gostou do nosso conteúdo? Entre em contato conosco para saber mais sobre a melhor plataforma de ensino à distancia eadSimples e solicitar uma demonstração para sua instituição.

Artigos Relacionados