Blog

Conheça os benefícios do ensino à distância

Conheça os benefícios do ensino à distância

Tradicionalmente, a sala de aula exige que o aluno assista a aulas em um horário, local e com frequência predeterminadas. Os beneficio do ensino à distância (EAD), vão muito além do método presencial, o aluno tem total liberdade para estudar onde e quando quiser.

Em um curso EAD, é possível contar com inúmeras possibilidades que a internet oferece, como pesquisa em tempo real, estudo em grupo online e projetos de comunicação facilitada através de redes sociais e aplicativos.

E a melhor maneira de estudar é aquela que se adapta melhor ao modo de aprendizado. E é por isso que, em alguns casos, o ensino à distância é muito mais eficaz do que a aprendizagem presencial, pois compila vídeos, podcasts, infográficos e conteúdos textuais para ajudar a entender melhor o conteúdo. 

Cada vez mais pessoas de diferentes idades e de diferentes partes do mundo estão escolhendo este modo de estudo que oferece tantas vantagens. Confira a seguir alguns benefícios da modalidade de ensino à distância!

 

Flexibilidade para estudar em seu próprio ritmo

Uma das principais vantagens do ensino à distância é a liberdade do aluno de estudar quando ele quiser. Este benefício vai além de não ter que percorrer longas distâncias até uma escola ou faculdade, ou seja, é possível acessar as aulas de qualquer lugar do mundo, desde que tenha conexão com a internet. 

Desta forma, é viável administrar o tempo livre em finais de semana ou férias para estudar. O estudante é capaz de aprender em seu próprio ritmo – sendo ele rápido ou prolongado.

Outro benefício de estudar online é a flexibilidade para assistir às aulas sem precisar alterar a rotina, já que não é necessário ir à aula em um horário específico.

 

Escolha da plataforma ideal

O ensino a distância somente é possível devido as plataformas de hospedagem que suportam todo o seu conteúdo, atividades e recursos de aprendizagem. Assim, não é necessário adquirir livros ou materiais e o conhecimento está sempre online. 

Nos cursos à distância, o aluno nunca perde aula, ela está disponível 24 horas por dia no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e pode ser acessada a qualquer momento.

Os cursos desta modalidade contam com tutores, ou seja, professores preparados para auxiliar o aluno. Os questionamentos são postados e compartilhados no AVA, para que o conhecimento seja difundido entre todos os estudantes. A sua dúvida também pode ser a dúvida do seu colega!

 

Otimização de tempo e dinheiro

Já pensou quanto tempo é gasto no deslocamento de ida e volta às aulas? E quanto dinheiro é gasto em transporte? 

Esses são alguns fatores que costumavam manter os brasileiros longe das salas de aula do ensino superior, devido ao alto custo das faculdades privadas. Com os cursos de ensino à distância, o estudante economiza muito mais, pois é cerca de 30% mais barato do que a mensalidade presencial.

 

Os benefícios do ensino à distância vão muito além do sistema convencional de sala de aula. Entre elas, vamos relembrar algumas mais significativas:

  1. O estudante pode organizar sua rotina e estudar na hora do dia em que for mais produtivo.
  2. Economia de tempo por não precisar ir presencialmente à aula. 
  3. Os cursos são interativos e utilizam diferentes ferramentas que ajudam a aprender de forma mais eficaz.
  4. Tutores e professores estão sempre à disposição para auxiliar o aluno em caso de dúvidas e questionamentos.
  5. Não é necessário adquirir livros ou materiais pois o conteúdo está sempre disponível na plataforma de ensino a distância. 

 

A eadSimples é uma plataforma de ensino a distância completa  utilizada por instituições de educação e empresas para universidades corporativas. Desde 2014 desenvolvendo tecnologia inovadora para ajudar no processo de ensino. Já alcançamos mais de 1,8 milhões de acessos por dia, somados nas páginas dos clientes, e mais de 800 instituições utilizando a plataforma.

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa plataforma e solicitar uma demonstração para sua instituição.

Artigos Relacionados