Blog

Capacitação de professores no ensino à distância: É necessário?

Capacitação de professores no ensino à distância É necessário

O papel do professor no ensino à distância é ajudar os alunos a compreenderem o conhecimento e manterem um ritmo de estudo constante. Desta forma, o professor deve estar ciente da metodologia aplicada no curso, seja ela online ou presencial.

Por esta razão, é importante que as instituições (escolas e universidades) invistam na capacitação de professores para que se adequem ao método de educação digital. Para garantir a qualidade dos conteúdos oferecidos é essencial que os professores estejam qualificados – afinal, eles precisam interagir com seus alunos, que na maioria das vezes, estão imersos no mundo da internet. 

O perfil comportamental desse estudante é uma pessoa que quer um aprendizado rápido e que está acostumado a consumir conteúdo digital. Então, a estratégia de ensino não deve ser abordada com a mesma metodologia das aulas presenciais.

 

O futuro do ensino está intimamente ligado à tecnologia. A mudança veio de forma tão rápida, que sistemas educacionais não se adaptaram totalmente, para acompanhar essas inovações.

A ideia da capacitação é preparar os professores, atuais e futuros, em como transmitir a educação por meio de ferramentas online em salas de aula e dentro de ambientes virtuais.

Porém, muitas vezes, a desmotivação é uma grande razão para que esse desenvolvimento não aconteça – devido ao medo de sair da zona de conforto. É importante lembrar que a constante busca por novos conhecimentos e atualizações possuem um impacto positivo no desempenho profissional.

 

O ensino à distância não consiste apenas em aulas online, mas várias outras formas de aprendizagem fazem parte deste contexto. Portanto, os professores devem saber como dominá-las!

Ao preparar um programa de capacitação para professores EAD, é necessário pensar nos aspectos técnicos, para que sintam-se preparados para trabalhar com esta metodologia. O treinamento também pode envolver noções de criação de roteiros, desenvoltura frente às câmeras, como conduzir uma aula à distância, uso de equipamentos, entre outros exemplos.

Uma vez que a instituição tenha escolhido a melhor plataforma de ensino EAD, é essencial um treinamento com os docentes sobre esta ferramenta para que conheçam os recursos disponíveis e consequentemente possam explorá-los com os alunos.

 

Conheça os diferenciais da plataforma eadSimples 

  • A plataforma atende cursos: presenciais, híbridos ou totalmente online;
  • Possibilita a criação de módulos, aulas e trilhas de aprendizagem com diversos recursos pensados para simplificar e otimizar a experiência;
  • Recursos para aula ao vivo estão disponível em todos os planos, através da integração com ferramentas externas como Google Meet, Zoom, Microsoft Teams, Webex, entre outras;
  • Permite cadastrar ilimitados usuários administradores, como Administrador, Gerente, Coordenador de curso,  professor, e outros;
  • A plataforma eadSimples emite certificados que podem ser personalizados (de acordo com o seu plano).

 

Gostou do nosso conteúdo? Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa plataforma e solicitar uma demonstração para sua instituição.

Artigos Relacionados