Blog

Dicas para elaborar um e-book para o seu curso online

plataforma-ead-curso-online-e-book

Todo curso online, hospedado em uma plataforma EaD, costuma disponibilizar materiais de apoio e recursos para complementar as aulas, tornando o aprendizado mais eficaz e interativo.Entre esses materiais, o e-book ganha destaque, sendo um dos principais atrativos no ensino à distância, podem ser lidos em qualquer lugar e a qualquer momento, conforme a disponibilidade do aluno. No post de hoje, vamos te trazer algumas Dicas para elaborar um e-book para o seu curso online, para disponibilizar na plataforma EaD em que é realizado. Confira!

Qual a importância de oferecer um e-book no seu curso online?

Disponibilizar um e-book no seu curso online, através da plataforma EaD, é essencial para apoiar o aprendizado, pois ele reúne os conteúdos abordados de forma organizada e sintetizada, o que facilita a mediação entre o conhecimento e o aluno, serve como um recurso de apoio, que pode ser consultado sempre que necessário.

O e-book é o material didático da educação à distância, tem o mesmo objetivo que o livro físico utilizado na modalidade presencial, ambos facilitam o processo de ensino e aprendizagem.

É um livro digital, que pode conter o mesmo conteúdo de um livro físico, mas pode ser acessado em diferentes dispositivos, como celular, tablet e computador. Desse modo, são mais práticos e fáceis de utilizar.

O e-book serve como um guia do aprendizado e manual de instrução sobre o tema do curso, é um instrumento pedagógico que serve como base, apoio e orientação ao aluno.

Outra característica importante do e-book, é a autonomia que oferece aos alunos, principal habilidade para quem estuda online, permite o contato com o conteúdo mesmo sem a presença do professor.

Ele também orienta a prática do que é aprendido, quando o conhecimento for utilizado pelo aluno em sua atuação profissional ou pessoal, pode ser consultado e reproduzido conforme descrito no material.

Além de todos esses benefícios, disponibilizar um e-book ajuda a vender o seu curso online, compartilhar seus conhecimentos com o público atrai as pessoas que se interessam pelo tema do seu curso.

Isso porque entendem que ao comprar o curso, terão esse material para sempre. Lembrando que oferecer somente as aulas não atraem tanto as pessoas, pois quanto mais recursos você oferecer, maiores as chances do sucesso do seu curso.

Outra maneira de utilizar o e-book para vender seu curso online, é oferecer uma versão resumida com as principais ideias, e para ter acesso ao conteúdo completo, basta se inscrever no curso.

Essa estratégia de marketing digital ajuda a gerar leads para o seu curso, pois para realizar o download do e-book é necessário inserir dados pessoais, como o e-mail, que podem fazer parte de sua lista de contatos de potenciais clientes.

O e-book também pode ser considerado um produto digital, através dele você vende seu conhecimento e divulga seu serviço, isso agrega valor ao seu curso online, pois mostra seu domínio sobre o assunto.

Dicas para elaborar um e-book para o seu curso online

A elaboração do e-book como material de apoio para o seu curso online ou como produto digital para atrair alunos, precisa ser planejado para alcançar esses resultados, as principais Dicas para elaborar um e-book para o seu curso online são:

Delimitar a persona

Esse é o primeiro passo para elaborar o seu e-book, pois seu objetivo é alcançar as pessoas que se interessam pelo conteúdo do seu livro e do seu curso, trata-se do público alvo.

São as pessoas que se identificam com a sua proposta e buscam o que você oferece, ou seja, é o segmento do mercado que seu curso online quer atingir, que apresenta um perfil específico em comum.

Delimitar a persona atrai quem busca o que seu e-book e seu curso oferecem, essa estratégia aumenta o interesse do público, por ser um conteúdo exclusivo, não é para todo mundo.

Em outras palavras, é para a persona que você irá escrever o seu e-book. Sendo assim, ele precisa conter tudo o que ela busca, que atenda suas necessidades pontuais.

Por exemplo, seu e-book pode ensinar receitas de cosméticos naturais para serem produzidos em casa como fonte de renda extra, ou seja, não é para quem deseja abrir uma fábrica desses produtos, é para quem quer produzir me pouca quantidade com um objetivo diferente de um grande negócio.

Defina o tema

Conforme a proposta e público alvo do seu curso online, é possível delimitar um e-book por tema, divido em módulos que abordem cada conteúdo relativo ao objeto de conhecimento.

Vamos supor que o tema geral do seu curso é produção de cosméticos naturais, cada assunto relacionado pode ter um módulo e um e-book específico, por exemplo, um com receitas de cosméticos naturais para o rosto e outro para o corpo.

Pesquise o que mais as pessoas interessadas nesse conteúdo querem saber, elabore um e-book exclusivo sobre o assunto e ensine no seu curso online, disponibilizando esse material para os alunos na plataforma EaD.

Organize os conteúdos em tópicos

Utilize seu conhecimento sobre o assunto para escrever o e-book e defina a ordem dos conhecimentos que os alunos do curso precisam saber, com uma sequência lógica, para concretizar a aprendizagem.

Semelhante ao plano de aulas do seu curso online, o e-book precisa conter o que é ensinado nas aulas para o aluno acompanhar e estudar depois, para a fixação dos conteúdos.

Geralmente, a estrutura dos livros tem a seguinte sequência:

  • Sinopse: resumo do conteúdo do e-book para divulgar;
  • Apresentação: proposta do curso/e-book e seus objetivos;
  • Sumário: apresenta cada tópico abordado e a página em que se encontra;
  • Introdução: apresenta o conteúdo para contextualizar o leitor sobre o que se trata o livro;
  • Desenvolvimento: fundamentação teórica do assunto;
  • Conclusão: retome a ideia principal e proponha uma reflexão final sobre o assunto. 

Escreva o conteúdo

Pesquise sobre o assunto e utilize referências bibliográficas para escrever o texto, mas utilize também suas próprias experiências como exemplos. Sintetize os conteúdos para tornar o livro mais fácil de ler.

Utilizando o exemplo do curso de cosméticos naturais, bastante procurado atualmente, os conteúdos abordados que precisam estar no e-book costumam ser:

  • Introdução à cosmética natural e artesanal;
  • Composição de cosméticos naturais;
  • Princípios da botânica;
  • Princípios da química;
  • Tipos de cosméticos;
  • Aromaterapia;
  • Materiais necessários;
  • Técnicas de manipulação;
  • Entre outros.

Torne o e-book atrativo e interativo, utilize imagens, exemplos e exercícios. O objetivo é ensinar tudo o que o aluno precisa saber sobre o tema do curso, acessando o e-book na plataforma EaD do curso.

Dicas para organizar o conteúdo escrito:

  • Opte por parágrafos menores;
  • Linguagem objetiva;
  • Ortografia correta;
  • Tópicos para facilitar a leitura;
  • Fast learning.

Formatação

Elementos de design gráfico são fundamentais para tornar o e-book atrativo. A fonte utilizada no texto precisa ser legível, o espaçamento entre as palavras e as linhas deve ser visualmente confortável para a leitura, os títulos precisam ser evidenciados, incluir ilustrações, imagens e gráficos, a capa e o layout devem ser atrativos e refletir a imagem do seu curso.

Confira 3 ferramentas para ajudar na criação do e-book:

  1. Canva: é uma ferramenta de design que permite criar e utilizar templates predefinidos nos mais diversos tamanhos, facilitando o processo de diagramação. Possui um banco de imagens, gratuitas e pagas, fontes e formatos de textos diferentes e diversos outros recursos.
  2. Adobe Illustrator: é um programa com elementos gráficos profissionais, a ferramenta é paga, mas tem oferece acesso grátis por 30 dias;
  3. InDesign: ferramenta para crianção de materiais gráficos digitais, seu foco é a diagramação de textos, mas é possível realizar o tratamento de imagens também.

Formato

O formato PDF é o mais indicado para e-books, pois ele mantém o formato da versão impressa independente de qual dispositivo for utilizado para realizar a leitura. Entre suas vantagens estão:

  • Melhor experiencia para a leitura, pois reproduz com exatidão o modelo da página impressa;
  • É possível ampliar ou reduzir a página, para melhor visualização do conteúdo;
  • A barra de navegação pode ser utilizada para folhear as páginas;
  • Ideal para e-books com muitos recursos visuais, como imagens e gráficos, bem como links externos.

Revise

Revisar o e-book após finalizar as etapas anteriores, é fundamental para assegurar sua qualidade e corrigir possíveis erros. Realizar a revisão periódica também permite otimizar o material para as próximas turmas, incluindo conteúdos complementares.

Divulgue e disponibilize

Quando o e-book estiver concluído, é preciso divulgá-lo. A versão reduzida pode servir para atrair o público a se inscrever. As estratégias de divulgação podem ser as redes sociais, anúncios pagos, blog, e-mail marketing, leads, entre outros.

Para quem já é aluno do curso, ele pode ser disponibilizado na plataforma EaD.

Disponibilize seu e-book em uma plataforma EaD

O e-book é ideal para apoiar todo tipo de curso online, sejam cursos livres ou formais e treinamento de colaboradores — todos precisam de um material complementar para acompanhar o conteúdo das aulas e otimizar a aprendizagem.

A plataforma EaD hospeda o seu curso online e seu e-book, de maneira segura e prática. Oferece ferramentas de venda e acesso ao seu público para adquirir seu produto e serviço.

Com a eadSimples você tem tudo que precisa para vender e ministrar cursos online e disponibilizar seu e-book na plataforma EaD! Além disso, pode criar páginas, converter visitantes em clientes e fazer seu negócio online crescer.

A eadSimples funciona como ambiente virtual de aprendizagem, site e loja virtual. Permite criar e hospedar cursos online.

Aproveite que já acessou as Dicas para o e-book do seu curso online e solicite acesso grátis para experimentar por 15 dias! Clique aqui.

 

Artigos Relacionados