Blog

Plano de aula: Qual a importância para aulas EAD?

Plano de aula: qual a importância para aulas EAD?

Desde 2020, com o início da pandemia no Brasil, houve um aumento significativo na procura por cursos a distância. Possuir um conteúdo atrativo e um bom plano de aula traz novos alunos e fideliza os já existentes na plataforma EAD.

No entanto, para criar aulas de sucesso é necessário dinâmica e interação. A Plataforma eadSimples reuniu dicas de como produzir um plano de aulas atrativo para os alunos, mas primeiro vamos mencionar o que é um plano de aula.

 

O que é o plano de aula?

O plano de aula se resume no conteúdo que será abordado durante as aulas, previsão de atividades avaliativas, os recursos e ferramentas que serão utilizados e materiais de apoio – com objetivo de aprimorar as práticas pedagógicas e o aprendizado dos alunos.

Para iniciar o processo de produção de um roteiro de aula é preciso saber qual é o público alvo, o tempo de aula, temas/conteúdos a serem abordados e o ponto principal – o objetivo do tema ensinado. 

 

A seguir, confira os principais temas que vão deixar seu plano de aula muito mais atrativo.

 

Objetivos do curso

Tenha em mente quais serão os objetivos para o curso que será ministrado e a instituição de ensino. A princípio pode parecer uma etapa desnecessária, mas com ela é possível avaliar o avanço, os erros e como melhorar. 

 

Tecnologias utilizadas

No ensino à distância a tecnologia é a principal aliada do professor e estudante.  O uso de computadores e celulares, internet, sistema de aulas remotas (AVA), programas para  gravação de vídeos são de extrema importância para fazer funcionar esse sistema de ensino. Então, é preciso saber fazer o uso destas tecnologias e como aplicá-las.

 

Tema das aulas

Ter definido qual será o tema abordado em cada aula melhora o controle de organização do aluno em seu plano de estudos. Este passo é primordial para manter um plano alinhado.

Com isso, a questão do cronograma e prazos funciona muito bem,  pois com as datas pré-definidas o aluno pode se organizar nas entregas de atividades avaliativas.

 

Formato do conteúdo

Mantenha as suas aulas atrativas e interativas para que o aluno não se disperse no momento de aprendizado. Podem ser utilizadas imagens, vídeos, podcasts, livros, entre outros. O importante é buscar formas diversificadas de ensino.

É válido utilizar a tradicional aula presencial para que professores e gestores possam colocar em prática o conhecimento adquirido ao longo dos anos para elaborar o planejamento de aula a distância. 

Dica extra: Busque manter sempre a interação com os alunos. Isso porque é preciso que o estudante se sinta acolhido para adquirir o conhecimento.

 

Gostou do nosso conteúdo? Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa plataforma e solicitar uma demonstração para sua instituição.

Quer falar com o atendimento no WhatsApp? Clique aqui.

 

Artigos Relacionados