Blog

Plano de aula de ensino técnico

Plano de aula de ensino técnico do seu curso online para plataforma ead

Se você quer compartilhar seu conhecimento profissional em um curso online, mas ainda está em dúvidas sobre o planejamento, neste artigo vamos te falar o que é e como fazer um plano de aula de ensino técnico para o ensino à distância, utilizando uma plataforma EaD.

O ensino técnico é uma das diversas modalidades de curso online, uma área de trabalho em expansão para os professores, que cresceu 428,2% nos últimos 10 anos segundo o Inep, superando o ensino presencial.

Para te ajudar a atender essa demanda e ampliar suas possibilidades de trabalho, vamos te orientar a montar um plano de aula de ensino técnico. 

Plano de aula de ensino técnico: o que preciso?

Antes de elaborar o plano de aula de ensino técnico, você precisa solicitar a autorização do Ministério da Educação (MEC) para ofertar essa modalidade de curso online.

Após a autorização do MEC, organize os materiais do curso para aprimorar a experiência de aprendizagem na plataforma EaD. 

Plano de aula de ensino técnico: o que é?

Um plano de aula de ensino técnico refere-se ao planejamento de cada etapa da ação formativa, que aborda o objetivo geral do curso online, os conteúdos que serão trabalhados em cada aula, o método pedagógico, os recursos necessários e afins.

Lembrando que esse plano de aula é destinado a uma formação de caráter profissionalizante, que precisa se adequar ao mercado de trabalho da área. 

Plano de aula de ensino técnico: passo a passo

Para exemplificar a elaboração do plano de aula de ensino técnico, consideraremos um curso Técnico em Informática, criando uma ficha técnica com as orientações que conduzem cada aula na plataforma EaD.

1. Dados gerais da aula

Aula: Sistemas de Informação

Curso: Técnico em Informática

Turma: 12 — 1.º semestre de 2022

Objetivos: introduzir os alunos ao conceito de sistemas de informação e apresentar os principais exemplos.

2. Conteúdos

Liste os conteúdos abordados na aula, lembrando de conectá-los com o objetivo do curso. Por exemplo:

  • Noções gerais de Sistemas;
  • Tipos de Sistemas de Informação;
  • Sistema de informação de uma empresa;
  • Conceitos e fundamentos.

3. Estratégias de ensino-aprendizagem

Definir a metodologia pedagógica para conduzir cada aula disponibilizada na plataforma EaD, por exemplo:

  • Aulas expositivas;
  • Explicitação de Teorias e Conceitos;
  • Problematização dos conceitos;
  • Projetos;
  • Pesquisas;
  • Entre outros.

4. Recursos 

Defina os conteúdos digitais que serão usados para ministrar as aulas na plataforma EaD, como videoaulas, slides, infográficos, transmissão ao vivo, discussão em fóruns, e-books e outros materiais, trilhas de aprendizagem, avaliações, entre outros. 

5. Cronograma

Para o cronograma do plano de aula de ensino técnico, considere o tempo que será necessário para cada item do conteúdo proposto. Por exemplo, separe o começo da aula para a explicação teórica e depois proponha que os alunos pratiquem no computador e compartilhem sua produção.

6. Mecanismos de avaliação do aprendizado

Realize a avaliação na própria aula, observando a produção dos alunos nas aulas, verificando o entendimento e domínio dos conteúdos. Utilize também as trilhas de aprendizagem da plataforma EaD para acompanhar o desempenho deles.

7. Referências bibliográficas

Disponibilize referências na plataforma EaD para os alunos estudarem, como livros, e-books, artigos, aplicativos, programas de computador e qualquer material que apoie os estudos.

Plano de aula de ensino técnico: 3 dicas extras

Confira mais 3 dicas para otimizar seu plano de aula de ensino técnico:

1. Considere o perfil dos seus alunos

Para elaborar o plano de aula de ensino técnico, ministrar aulas de qualidade e engajar os alunos, é preciso considerar o perfil para se conectar a eles, identificando suas expectativas e habilidades. O ideal é promover a empatia e a escuta ativa para entender como você pode guiá-los no curso. Um exemplo é adotar a estratégia de “interação com mediação”, ou seja, orientá-los para realizar com protagonismo o curso.

2. Troca de feedbacks

Promova a construção de conhecimento de forma colaborativa, o que inclui dar e receber feedbacks, visando otimizar o processo de ensino e aprendizagem, assim, o professor atende as expectativas dos alunos e eles também aceitam as dicas que recebem para melhorar seu desempenho.

3. Invista em uma plataforma EaD

Ter uma plataforma EaD facilitará o ensino à distância e a execução do plano de aula de ensino técnico, pois o Ambiente Virtual de Aprendizagem oferece todos os recursos necessários para dar aulas online, fazer transmissões ao vivo, compartilhar materiais, avaliar e interagir.

Agora que você já sabe como elaborar o plano de aula de ensino técnico e quer a melhor plataforma EaD para o seu curso, conheça a eadSimples

Oferecemos diversos recursos para facilitar e melhorar o ensino à distância:

  • Acesso de alunos simultaneamente é ilimitado;
  • Ambiente de aulas ao vivo e gravadas;
  • Espaço para compartilhamento de materiais;
  • Realização de avaliações e atividades;
  • Trilhas de aprendizagem;
  • Chats;
  • Área de membros;
  • Relatórios para acompanhar a evolução dos alunos;
  • Personalização;
  • E muitos mais!

Na eadSimples você não precisa pagar comissão por cada venda, com opção de plano gratuito para sempre! 

Solicite acesso grátis!

Artigos Relacionados