Blog

O que disponibilizar na plataforma EaD?

plataforma EaD? curso online

O que disponibilizar na plataforma EaD, é o que muitos professores se perguntam quando criam seu curso online, é sobre isso que iremos falar no post de hoje. Confira!

Além de hospedar seu curso online, ela permite oferecer diversos recursos para complementar o ensino e apoiar os alunos no processo de aprendizagem, fundamentais para garantir a qualidade do seu trabalho.

Portanto, o ideal é que você utilize todos os recursos disponíveis, não resuma o seu curso online em apenas um formato de conteúdo, busque diversificar sua metodologia de ensino, bem como aprofundar e complementar os conhecimentos.

A plataforma EaD funciona como um Ambiente Virtual de Aprendizagem, que reúne todo o conteúdo do curso online, funciona como o menu principal onde os alunos acessam cada tópico.

Ele organiza as informações e os recursos, orientando em qual tópico o aluno precisa acessar para cada atividade, divididas em categorias como disciplina, módulo, histórico de aulas, materiais, avaliações, mensagens, acompanhamento de notas, entre outros.

Separamos para você, os recursos mais comuns que a plataforma EaD possibilita compartilhar com seus alunos para melhorar o processo de ensino e aprendizagem a distância. Confira!

Videoaulas na plataforma EaD

As videoaulas podem ser consideradas o principal recurso para ministrar um curso online, onde o professor apresenta todo o conteúdo em vídeo, no formato de aulas expositivas, falando e explicando o assunto, utilizando imagens e sons.

São conteúdos digitais utilizados como recurso pedagógico para ensinar a distância, onde o professor ministra aulas sobre um determinado assunto em formato de vídeo, acessadas pelos alunos através da plataforma para EaD.

As videoaulas são disponibilizadas na plataforma e ficam arquivadas, desse modo, os alunos podem assistir e rever a qualquer momento, otimizando também o trabalho do professor, que tem sua exposição gravada para aulas futuras.

Elas permitem compartilhar conhecimentos e experiências do professor, aliando a teoria a prática, enriquecidos com exemplos apresentados em vídeo. Além disso, estabelecem uma interação com os alunos.

Confira dicas para gravar videoaulas para o seu curso online!

Transmissões ao vivo na plataforma EaD

As transmissões ao vivo possibilitam um contato em tempo real entre professor e alunos, que podem interagir para discutir sobre temas relacionados ao curso, através de comentários, sugestões, feedbacks, sanar dúvidas e afins.

Sevem também para ministrar aulas ao vivo, simulando uma aula presencial. Outra possibilidade é realizar uma revisão nesse formato, para preparar os alunos para avaliações, ou também uma reunião para discutir assuntos importantes.

Histórico das aulas na plataforma EaD

É muito importante disponibilizar na plataforma EaD o banco de dados dos conteúdos apresentados e o histórico das aulas do seu curso online, para consulta a qualquer momento. 

Isso permite maior autonomia aos alunos, para se organizarem e se planejarem, bem como revisar o que já foi trabalhado para esclarecimentos de dúvidas não elucidadas totalmente.

Material didático

O material didático é um recurso pedagógico que apoia a prática docente e também serve como base, apoio e orientação ao aluno, funciona como um manual de instrução sobre determinado assunto.

Esse conteúdo pode ser disponibilizado na plataforma EaD como um e-book, onde você elabora o material e organiza os assuntos por capítulos ou módulos, para facilitar o acompanhamento do curso pelos alunos.

Desse modo, os alunos podem acessar esse material e entrar em contato com o conteúdo antes das aulas para se prepararem, facilitando a assimilação do conhecimento.

Outro ponto positivo de disponibilizar um e-book na plataforma para EaD é que pode ser acessado ao longo do curso, sempre que os alunos quiserem reler e reforçar a aprendizagem.

O material didático promove a autonomia dos alunos, principal habilidade para quem estuda online, uma vez que podem acessar o conteúdo mesmo sem a presença do professor.

Ele também orienta a prática do que é aprendido, quando o conhecimento for utilizado pelo aluno em sua atuação profissional ou pessoal, pode ser consultado e reproduzido conforme descrito no material.

Confira discas para elaborar um e-book para o seu curso online!

Além do e-book, você também pode disponibilizar outros recursos de textos e imagens, como slides, gráficos e infográficos, que apresentam o conteúdo de maneira sintetizada para facilitar a aprendizagem.

Biblioteca virtual

A biblioteca virtual permite oferecer um acervo de materiais multimídia que complementam as aulas e o material didático, que os alunos podem acessar sempre que desejaram para realizar pesquisas e reforçar os estudos.

Você pode disponibilizar na plataforma EaD livros de referência, artigos científicos, vídeos, documentários, notícias, links de sites e blogs, podcasts, slides, infográficos, e-books, audiobooks, documentos normativos e qualquer outro material que considerar relevante para complementar o assunto.

Todo esse material oferece apoio aos alunos, amplia o conhecimento e gera confiança no seu trabalho, pois mostra que é apoiado por referências confiáveis e não se resume a uma única fonte.

Fórum

É um canal de informação, comunicação e interação entre professor e alunos, para discutirem sobre o curso, tirar dúvidas e trocar experiências. Um usuário cria um tópico com um assunto ou questionamento e todos podem acessar e participar respondendo. 

Os tópicos com as perguntas e respostas ficam registradas no fórum da plataforma EaD e podem ser acessados sempre que necessário, uma única pergunta pode resolver uma dúvida compartilhada por vários alunos.

Além disso, o fórum permite compartilhar links, vídeos e demais materiais encontrados por professores e estudantes, transformando o fórum em uma ferramenta colaborativa. 

Chat

O chat também é um canal de informação, comunicação e interação entre professor e alunos disponibilizado na plataforma para EaD, que oferece maior interação e troca de mensagens instantâneas.

Possibilita o contato entre duas ou mais pessoas que estão online no mesmo momento, ou seja, podem se comunicar em tempo real. Esse recurso é fundamental para melhorar a relação no ensino à distância, pois o aluno tem acesso ao professor sempre que precisar.

Trilhas de aprendizagem

As trilhas de aprendizagem disponibilizadas na plataforma EaD consiste em um recurso que reúne sequências de atividades que os alunos precisam realizar para adquirir um determinado conhecimento.

São diferentes atividades que complementam o conteúdo estudado para fixação e revisão, a partir do caminho que percorrem com as trilhas, que indicam a aula que precisam assistir, qual material ler, quais questões responder para se apropriar do assunto, entre outros.

Servem como guia para o aprendizado, o qual os alunos percorrem com autonomia e constroem o próprio conhecimento com a orientação do professor e as atividades que realiza.

Gamification

Esse recurso aborda o conteúdo em formato de jogo, uma alternativa de atividade para tornar mais dinâmica a aprendizagem, através de missões e desafios, pontuações e rankings, prêmios, avatares e cenários, para alunos resolverem situações-problemas que envolvem o tema estudado.

Avaliações

Embora seja um curso a distância, não quer dizer que não possa ter um sistema de avaliações, ele é essencial para qualquer processo de ensino e aprendizagem, para mensurar a aquisição de conhecimento dos alunos e verificar a eficácia do curso.

A plataforma para EaD costuma oferecer recurso de avaliações, que permite criar provas diversificadas, repassar aos alunos, receber seu resultado e finalizar com um feedback. 

Personalização

A personalização é fundamental para atrair os alunos e fazer com que se sintam confortáveis em uma plataforma EaD própria, com identidade exclusiva e adaptada para atender as necessidades específicas do público do seu curso.

Envolve a interface onde o aluno acessa o curso, com categorias próprias que facilitam navegar pelos conteúdos, a arte da logomarca e o visual, bem como um conjunto de fatores que façam seus alunos se conectarem com o curso.

Qual é a melhor plataforma EaD?

Para disponibilizar todos esses recursos no seu curso online, você precisa escolher uma plataforma EaD completa, que ofereça todas as ferramentas necessárias para compartilhar diferentes formatos de conteúdos com seus alunos.

A eadSimples oferece diversos recursos para favorecer a interação entre professor e aluno, contribuindo com um ensino à distância de qualidade!

  • O acesso de alunos simultaneamente é ilimitado;
  • Ambiente de aulas ao vivo e gravadas;
  • Espaço para compartilhamento de materiais;
  • Realização de avaliações e atividades;
  • Trilhas de aprendizagem;
  • Chats;
  • Área de membros;
  • Relatórios para acompanhar a evolução dos alunos;
  • Personalização;
  • E muitos mais!

Além disso, nossa plataforma para EaD é ideal para criar seu negócio online, pois também funciona como loja, com sistema de pagamento diversificado, possibilita ainda a gestão do curso e emite certificados.

Na eadSimples você não precisa pagar comissão por cada venda, com opção de plano gratuito para sempre! Não perca mais tempo e crie seu curso online agora mesmo!

Confira os recursos que disponibilizamos em nossa plataforma EaD no plano gratuito:

  • Até 10 alunos ativos por mês, com acesso simultâneo ilimitado;
  • Espaço para armazenamento de arquivos de 1Gb (apostilas, PDF, Word, slides, trabalhos de alunos);
  • Utilização de vídeos externos, como YouTube ou Vimeo e são exibidos dentro da trilha de aprendizagem;
  • Criação ilimitada de cursos;
  • Cursos pagos ou gratuitos;
  • Número ilimitado de professores;
  • Número ilimitado de administradores;
  • Endereço URL (seu-nome-ou-empresa.eadsimples.com.br);
  • Suporte técnico via WhatsApp;
  • Hospedagem na plataforma de ensino inclusa, através de reunião online para tirar dúvidas;
  • Emissão de certificado em modelo padrão;
  • Receba fácil com PagHiper e Mercado Pago (possibilita você colocar sua conta do meio de pagamento);
  • Possibilita aulas ao vivo;
  • Avaliações, provas, trabalhos, notas, cursos e polos ilimitados;
  • Suporte em tempo real para solucionar problemas técnicos.

Solicite acesso grátis na eadSimples!

A eadSimples está no mercado desde 2014, oferecendo tudo o que você precisa para ensinar online com qualidade! Hospede seu curso na melhor plataforma EaD!

Artigos Relacionados