Blog

Dicas para gravar as videoaulas da plataforma EaD para empresas

melhor-plataforma-EaD-para-empresas-eadsimples

As videoaulas são essenciais para ministrar cursos online na plataforma EaD para empresas, são um dos principais recursos da Universidade Corporativa na modalidade de ensino à distância, amplamente utilizada no meio corporativo atual. Confira no post de hoje, dicas para gravar videoaulas e qual a melhor plataforma EaD para empresas.

O que são videoaulas?

Videoaulas são conteúdos digitais utilizados para ensinar a distância, em que o professor ministra aulas sobre um determinado assunto em formato de vídeo, acessadas pelos alunos através de uma plataforma EaD.

Podem ser consideradas um recurso pedagógico que permite compartilhar conhecimentos de forma digital, ou seja, os alunos podem assistir aulas de maneira remota, através do computador, tablet ou celular.

O grande diferencial das videoaulas é que podem ser assistidas em tempos diversos, pois ela fica salva na plataforma EaD e pode ser assistida em um momento mais oportuno, conforme a disponibilidade dos alunos.

Dessa forma, os alunos não perdem os conhecimentos abordados na aula, podem recuperar e retomar os conteúdos, podem assistir quantas vezes quiserem para assimilar melhor o conhecimento.

Assim como as aulas tradicionais, as videoaulas são o ato pedagógico em si, elas são a ponte entre os alunos e o conhecimento, que estimula a apropriação do que é ensinado pelo professor.

As videoaulas simulam as aulas presenciais, a diferença é que professor e alunos estão em lugares diferentes, mas podem interagir pelos canais de comunicação digital, inclusive pela plataforma EaD.

Para a Universidade Corporativa, as videoaulas apresentam os conhecimentos necessários para uma melhor performance de trabalho, por um especialista na área, que explica detalhadamente em vídeo como utilizá-los, acessadas na plataforma EaD para empresas.

Qual a importância das videoaulas?

Todo processo educativo precisa de aulas, é através delas que o professor, enquanto agente do conhecimento, compartilha com os alunos os conteúdos e possibilita a aprendizagem.

No ensino à distância, as videoaulas são o principal recurso utilizado para compartilhar conhecimentos, pois as teorias são apresentadas em vídeos para facilitar o entendimento, bem como exemplos de aplicação prática.

As videoaulas servem para efetivar a aprendizagem dos conteúdos abordados nos materiais didáticos, geralmente e-books, são elas que organizam e direcionam o processo educativo.

Elas oferecem diferentes recursos didáticos, como elementos audiovisuais que reforçam a explicação e apresentação de slides com textos, além disso, servem a diferentes propósitos, para informar, motivar, investigar e interagir.

Além de importante recurso didático, as videoaulas possuem diversas vantagens sobre as aulas tradicionais, entre elas:

  • Flexibilidade: podem ser assistidas em ambientes e horários diversos, bem como em diferentes dispositivos;
  • Acesso ilimitado: podem ser assistidas diversas vezes, pois ficam salvas na plataforma EaD;
  • Menor custo: aprender em cursos online, através de videoaulas, costuma ter um valor mais acessível do que na modalidade presencial;
  • Inovação: os vídeos são uma tendência no meio digital e a sociedade já está familiarizada com conteúdos nesse formato, servindo também para facilitar a aquisição de conhecimentos.

Videoaulas na plataforma EaD para empresas

Como já abordamos aqui no blog, a plataforma EaD para empresas serve para hospedar cursos online da Universidade Corporativa, importante ferramenta para desenvolver as práticas profissionais dos colaboradores.

Através das videoaulas, os colaboradores aprendem novas práticas e desenvolvem habilidades e competências alinhadas a proposta organizacional, com cursos e treinamentos que refletem a missão, valores e política da empresa.

As videoaulas acessadas na plataforma EaD para empresas, funciona como uma sala de aula virtual, em que um profissional capacitado e experiente ensina aos colaboradores o que precisam para se desenvolver na carreira e melhorar suas práticas.

Por meio das videoaulas, é possível ensinar importantes habilidades e competências do mundo corporativo:

  • Atualização profissional: videoaulas destinadas a ensinar novas habilidades para os colaboradores se adequarem as práticas modernas de determinada atividade;
  • Habilidades de liderança: cursos online para capacitar um colaborador a ocupar um cargo superior via recrutamento interno, realizando um treinamento através de videoaulas;
  • Competência: realizar treinamentos com videoaulas que abordem os conhecimentos, habilidades e atitudes exigidas na empresa, permite suprir a carência de competências;
  • Integração e promoção de pessoas: treinamento realizado para adaptar o profissional ao cargo que irá assumir quando é contratado, abordando temas como as atividades que irá realizar, as normas de convivência, o que a empresa espera, entre outros, através de videoaulas;
  • Soft skills: treinamento voltado a comportamentos e atitudes, que promovem um clima organizacional favorável, abordados pelo professor em videoaulas;
  • Plano de carreira: cursos ministrados por videoaulas, destinados ao crescimento do colaborador, de modo a prepará-lo para um cargo mais elevado e aumento de salário;
  • Formação continuada: videoaulas com temas voltados a atualização constante das práticas de trabalho;
  • Gestão de inovação: cursos destinados a buscar a evolução constante da empresa, que através de videoaulas apresenta as tendências e inovações para os colaboradores aprenderem e aplicarem na empresa.

As videoaulas facilitam o processo de treinamento e capacitação dos colaboradores, pois podem ser aproveitadas em vários cursos online, por isso é importante que sejam gravadas com planejamento e qualidade, na melhor plataforma EaD para empresas.

Como gravar videoaulas da plataforma EaD para empresas?

Para que as videoaulas facilitem o ensino à distância na Universidade Corporativa e viabilizem a ministração de cursos online na plataforma EaD para empresas, alguns critérios precisam ser considerados:

  1. Roteiro

As videoaulas precisam seguir o plano de aulas do ensino à distância, conforme o tema dos cursos online, que define qual conteúdo será abordado em cada aula, respeitando a sequência de aprendizagem de cada conhecimento.

Precisa estabelecer o objetivo da videoaula, conter a introdução, os tópicos a serem abordados, os exemplos a serem utilizados, as atividades propostas para a fixação dos conteúdos, entre outros.

  1. Cenário

O cenário é a imagem de fundo das videoaulas, é o local onde serão gravadas. É importante que seja um ambiente neutro, sem interferências visuais e sonoras, para não atrapalhar os alunos.

Evite muitas informações, como quadros chamativos, porta-retratos, luzes interativas, animais domésticos que podem interromper, ou seja, tudo que desvie a atenção dos alunos.

Por fim, faça um bom enquadramento da imagem dentro do cenário, que permita visualizar o rosto do professor e seus gestos, sem cortes. Pode aparecer somente a parte superior em vídeo, não precisa ser o corpo inteiro.

  1. Equipamentos

Para gravar as videoaulas, é importante que sejam utilizados equipamentos de qualidade. Escolha uma câmera que ofereça uma imagem com boa resolução e um microfone que capte o áudio com qualidade, sem ruídos e falhas.

A iluminação também é muito importante para que os alunos consigam ver nitidamente o professor e os recursos que utiliza em formato de textos, por exemplo, que evite sombras principalmente.

  1. Postura

As videoaulas precisam cumprir seu objetivo, para tanto, o professor precisa assumir uma postura de mediador entre o conhecimento e os alunos, abordando os conteúdos de maneira responsável, utilizando estratégias pedagógicas.

Sua fala deve ser estruturada, objetiva, fluída e compreensível. Fale devagar, em um tom audível e agradável, com uma linguagem assertiva e adequada, que mostre o domínio do conteúdo.

  1. Gravação

Teste os equipamentos, estude o roteiro e prepare o cenário no dia e hora programados para a gravação da videoaula. Ligue seus equipamentos, configure conforme necessário e inicie a aula.

Inicie sua fala abordando um tópico por vez, fazendo um pequeno intervalo entre eles para tomar água e conferir se está tudo certo. Depois retorne e continue a videoaula.

  1. Edição

Após gravar toda a videoaula, assista o vídeo completo para identificar trechos que precisam ser editados ou removidos, como erros de fala, correção da iluminação, inserir notas ou recursos diversos.

É possível utilizar programas de edição de vídeos disponíveis na internet, alguns deles são fáceis de usar, mas o ideal é um profissional que entenda desse trabalho, para garantir a qualidade da videoaula.

  1. Hospedagem

Após todas essas etapas para a conclusão da videoaula, é preciso hospedá-la para que os colaboradores tenham acesso, o ideal é uma plataforma EaD para empresas, que contém todos as ferramentas necessárias para a Universidade Corporativa de ensino à distância.

A plataforma permite o acesso dos colaboradores aos cursos online e materiais disponibilizados pela empresa, com todos os conteúdos ministrados para apoiar a aprendizagem.

Qual a melhor plataforma EaD para empresas hospedarem as videoaulas?

Para hospedar as videoaulas dos cursos online, é preciso escolher a melhor plataforma EaD para empresas, que ofereça qualidade para reproduzir os vídeos e disponibilizar os materiais da Universidade Corporativa.

A eadSimples é a melhor plataforma EaD para empresas, pois funciona como Universidade Corporativa de ensino à distância, possibilita a hospedagem dos cursos online e videoaulas com qualidade e segurança.

Utilize a melhor plataforma EaD para empresas e crie sua Universidade Corporativa, capacite seus colaboradores, clientes e fornecedores. Crie polos, sedes, sub-plataformas, matricule importando planilhas e acompanhe a evolução dos alunos com a eadSimples.

Faça um teste grátis da plataforma clicando aqui.

Desde 2014, a eadSimples desenvolve tecnologia inovadora para ajudar no processo de ensino à distância. Com isso, já alcançou mais de 1,8 milhões de acessos por dia e mais de 800 instituições utilizando a plataforma. Faça parte você também!

A eadSimples promove educação com qualidade para todos, em qualquer lugar! Nossa missão é prover soluções tecnológicas educacionais inovadoras para o aprimoramento do conhecimento humano e fortalecimento do capital intelectual das pessoas e organizações, onde quer que estejam, gerando níveis de rentabilidade satisfatórios para os consumidores e acionistas.

Artigos Relacionados