Blog

Tecnologia na educação: uma aliada do aprendizado

tecnologia na educação, ead, plataforma de ensino

A tecnologia na educação se mostrou uma grande aliada do processo de ensino e aprendizagem, ampliando as possibilidades, trazendo inovação e acessibilidade, principalmente com a EaD e o estudo através da plataforma de ensino.

Ela transformou o modelo tradicional de educação, para atender o perfil das novas gerações que já tem a tecnologia integrada a vida cotidiana, alterando a maneira como as pessoas adquirem informações e conhecimentos, bem como a maneira que aprendem.

As escolas começaram, então, a implementar a tecnologia na educação para otimizar as metodologias de ensino e proporcionar uma aprendizagem mais significativa aos alunos, visto que a internet permite aprender sobre qualquer assunto de maneira autônoma.

Nesse cenário, as escolas passaram a promover essa autonomia aos alunos, colocando o professor como mediador e orientador da aprendizagem, guiando os educandos a construírem o próprio conhecimento.

Com isso, a educação tem sido aperfeiçoada com a ajuda da tecnologia, tornando o acesso ao conhecimento mais amplo e aprofundado, garantindo uma aprendizagem mais eficaz.

Confira a seguir, algumas contribuições da tecnologia na educação que trouxeram aperfeiçoamento ao processo de ensino e aprendizagem.

Ampliação e aperfeiçoamento da EaD com a tecnologia na educação

A tecnologia na educação permite que a EaD seja cada vez mais eficaz e amplie o acesso ao conhecimento, oferecendo maior flexibilidade e acessibilidade para mais pessoas realizarem cursos através da internet com a plataforma de ensino.

Não é mais necessário frequentar uma sala de aula física para obter formação acadêmica, é possível realizar cursos técnicos, graduação, pós-graduação, profissionalizantes e livres, sem sair de casa.

A tecnologia na educação permite estudar em instituições de outras cidades, estados e até países, sem precisar se mudar, tendo acesso aos mesmos conteúdos que os alunos presenciais recebem.

Muitas pessoas abandonaram os estudos devido à falta de tempo, dinheiro e localização geográfica, mas a EaD quebrou essas barreiras, possibilitando estudar pela plataforma de ensino em horários diversificados, em casa e com valores mais acessíveis.

O certificado da EaD tem a mesma validade do que o ensino presencial, garantindo que mais pessoas adquiram diploma superior e tenham acesso a melhores oportunidades de trabalho, contribuindo o desenvolvimento da sociedade.

A ampliação e aperfeiçoamento da EaD se deve justamente a tecnologia na educação, que desenvolveu uma plataforma de ensino que oferece um ambiente virtual de aprendizagem muito semelhante à sala de aula presencial.

Ela possibilita aos alunos participarem de aulas ao vivo pela internet, videoaulas, materiais didáticos, realizar avaliações, se comunicar com os professores, emitir certificados e muito mais!

Pesquisas de maior qualidade com a tecnologia na educação

A internet oferece um número infinito de informações e conhecimentos, facilitando pesquisar sobre qualquer assunto para produzir trabalhos acadêmicos e aprofundar os estudos, sem depender totalmente do professor.

No passado, os alunos precisavam ir até uma biblioteca física para pesquisar no acervo o tema que precisava, nem sempre o livro estava disponível e os conteúdos eram limitados.

Outra vantagem que a tecnologia na educação trouxe para as pesquisas, é a possibilidade de acessar artigos científicos, revistas eletrônicas, e-books, resumos, relatórios, periódicos, vídeos e a opção de pesquisar o tema sem precisar ler um livro inteiro — tudo pela internet, enriquecendo a EaD.

Dessa forma, aprender se tornou mais prático e os conhecimentos mais amplos e aprofundados, garantindo uma aprendizagem mais eficaz e focada nos conteúdos pesquisados.

Além disso, a plataforma de ensino permite compartilhar muitos materiais para enriquecer as pesquisas e aprofundar o conhecimento, em formatos diversificados, garantindo uma aprendizagem com maior qualidade.

Acesso a conteúdos em outros idiomas

Com a tecnologia na educação, é possível ter acesso a materiais em outros idiomas, as pesquisas na internet disponibilizam conteúdos do mundo inteiro, que podem ser facilmente traduzidos com os sistemas de tradução online.

Aprender outro idioma também se tornou mais acessível com aplicativos gratuitos disponíveis na internet, com recursos de áudio da pronúncia, gramática, interpretação e tradução de textos.

Uma vez que o estudante aprende outro idioma e consegue acessar conteúdos de diferentes línguas, pode estudar em instituições de ensino de outros países na modalidade EaD, com o auxílio da plataforma de ensino.

Gerenciamento de documentos e processos facilitado

Todo processo educacional requer planejamento e organização, a tecnologia na educação possibilitou criar arquivos digitais para facilitar a produção, o acesso e a guarda desses materiais.

Eles podem ser organizados e gerenciados com ferramentas digitais, separados por pasta, conforme o assunto, a data, o curso, as disciplinas, que podem ser encontrados facilmente quando necessário.

Para as instituições de ensino, as ferramentas digitais ajudam a organizar o cadastro e matrícula dos alunos, acompanhar o desempenho, entre outras funcionalidades de gestão. A plataforma de ensino também oferece recursos de gestão para facilitar essa tarefa.

Para os alunos, podem organizar seus arquivos e documentos digitais, facilitando encontrar os materiais que precisa e administrar melhor os conteúdos que precisa estudar. A própria plataforma de ensino permite acessar os conteúdos de maneira organizada, além de arquivar os registros do curso.

Facilita verificar e remover plágios

O plágio é uma das questões mais preocupantes do mundo acadêmico, principalmente na área científica, que requer trabalhos autoriais para ter validade e credibilidade.

Os estudantes são estimulados a produzirem pesquisas e artigos exclusivos e autorais, para contribuir com a sociedade com informações relevantes e aplicáveis na realidade, portanto, precisam ser verdadeiros e únicos.

A tecnologia na educação permitiu detectar plágios com mais facilidade, existem diversas ferramentas que identificam cópias de trabalhos automaticamente, assim, os estudantes podem verificar sua pesquisa e corrigi-la caso seja muito semelhante a uma já existente.

Essa tecnologia contribui com o aperfeiçoamento das pesquisas científicas, estimulando trabalhos com maior rigor científico, uma vez que podem ser comparados com o que já foi produzido sobre o mesmo tema.

Contato facilitado com especialistas

As ferramentas de comunicação digital que a tecnologia na educação proporcionou, permite o contato com especialistas de todas as áreas em todo o mundo, contribuindo com a melhora na qualidade da aprendizagem e trabalhos científicos.

Desse modo, é possível desenvolver trabalhos colaborativos com especialistas de qualquer parte do mundo, bem como participar de aulas com esses profissionais na modalidade EaD.

___________________________________________________________________

A plataforma de ensino da eadSimples, oferece um ambiente virtual de aprendizagem completo para realizar a EaD com qualidade, para instituições de ensino, empresas e professores autônomos.

Conheça nossos planos e preços acessando aqui ou experimente grátis!

Artigos Relacionados