Blog

Transformação digital na educação

transformação digital na educação com plataforma ead e novas tecnologias

A transformação digital na educação propõe um novo modo de ensinar e aprender, que possibilita aos tutores e alunos maior autonomia com o auxílio das novas tecnologias, como a plataforma EaD.

No post de hoje, falaremos sobre as tendências tecnológicas na educação e como elas podem otimizar a experiência de aprendizado.

O que é a transformação digital na educação?

A transformação digital na educação gerou uma significativa mudança no modelo educativo tradicional e na cultura escolar, tando para alunos quanto para os educadores, tornando o trabalho mais integrado e ágil.

Essas novas tecnologias promovem uma experiência mais enriquecedora aos alunos, os colocam no centro do processo educativo com maior autonomia na construção do próprio conhecimento.

A internet, os computadores, smartphones e demais dispositivos tecnológicos, possibilitam um acesso mais amplo as informações e conhecimentos, transmitidos em diferentes mídias digitais.

Com a transformação digital na educação, é possível brincar e jogar enquanto aprende, gerando maior motivação e engajamento no processo de ensino e aprendizagem.

Entretanto, surge o questionamento: como avaliar de maneira eficaz com as novas tecnologias? Como garantir que o aluno realmente aprendeu um determinado conteúdo? 

A plataforma EaD é uma das novas tecnologias aliadas ao processo de ensino e aprendizagem, que reúne ferramentas completas para reproduzir as experiências escolares presenciais.

Através do ambiente virtual de aprendizagem, disponibiliza todos os conteúdos, atividades, avaliações, materiais e canais de comunicação para viabilizar o ensino à distância.

Dessa forma, o educador hospeda todos os componentes do curso ou disciplina na plataforma EaD e disponibiliza trilhas de aprendizagem para o aluno percorrer e aprender sozinho, com a orientação necessária.

Quais os benefícios da transformação digital na educação?

A transformação digital na educação com as novas tecnologias, principalmente a plataforma EaD, além de promover a autonomia e otimizar a experiência da aprendizagem, permitem também:

  • Desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para o mercado de trabalho, as soft e hard skills;
  • Amplia a empregabilidade;
  • Ensino personalizado conforme as necessidades de cada estudante;
  • Interação constante mediada pela plataforma EaD;
  • Novas tecnologias da comunicação e informação para facilitar a troca de mensagens;
  • Professor assume o papel de tutor e mediador do conhecimento;
  • Papel social do ensino à distância, pois amplia a inclusão, diversidade e equidade.

Como aplicar a transformação digital na educação?

Para implementar a transformação digital na educação e o uso das novas tecnologias, a instituição de ensino precisa avaliar alguns critérios:

  • Área de atuação: utilizar as novas tecnologias e adaptá-las ao segmento de ensino (Educação Básica, Curso de Idiomas, Cursos Livres, Graduação EaD, etc.);
  • Planejamento estratégico: mensurar a estrutura da escola, os recursos financeiros, a proposta pedagógica, o corpo docente e afins, para traçar um plano de ação para implementar as novas tecnologias;
  • Recursos tecnológicos disponíveis: analisar quais recursos podem ser inseridos na instituição, que atendem a proposta educacional;
  • Metodologias de ensino: adaptar as novas tecnologias as práticas pedagógicas para atender as necessidades de aprendizagem.

3 exemplos de transformação digital na educação

Confira os principais exemplos de transformação digital na educação e uso das novas tecnologias para otimizar o processo de ensino e aprendizagem:

1. Plataforma EaD

A plataforma EaD é uma das novas tecnologias que desencadearam a transformação digital na educação, pois possibilita qualquer aluno aprender a distância, utilizando os recursos digitais, entre eles:

  • conteúdos completos do curso ou disciplina;
  • biblioteca virtual, com videoaulas e materiais de apoio;
  • fórum de discussão e ferramentas de comunicação;
  • gestão da frequência e do aproveitamento geral dos alunos;
  • segurança para hospedar o curso online;
  • aplicativos e outros recursos de comunicação síncrona e assíncrona

2. Metodologias ativas de aprendizagem

As metodologias ativas de aprendizagem são uma das principais características da transformação digital na educação, no que se refere as práticas pedagógicas, ela coloca o aluno como centro do processo de ensino e aprendizagem. 

As novas tecnologias, como a plataforma EaD, permitem a participação ativa na construção do próprio conhecimento, o próprio aluno busca as informações e estuda de maneira autônoma.

Exemplos de metodologias ativas com as novas tecnologias:

  • ensino híbrido: mescla a aprendizagem entre aulas presenciais e online na plataforma EaD;
  • sala de aula invertida: o aluno acessa previamente os conhecimentos, utilizando a plataforma EaD ou pesquisas na internet, e discute em sala de aula posteriormente com o professor;
  • gamificação: atividades lúdicas através de games, que abordam o conteúdo e tornam o aprendizado dinâmico e divertido.

3. Transmissões ao vivo

As transmissões ao vivo possibilitam encontros online em tempo real, todos os alunos da turma participam da transmissão acessando em seus computadores e em ambientes diversos, podendo interagir simultaneamente, como ocorre no modelo presencial.

Essa transformação digital na educação permite transmitir ao vivo diferentes formatos de conteúdos educativos na plataforma EaD, entre eles:

  • webinars: seminários online para apresentar trabalhos, discutir temas sobre o curso ou esclarecer dúvidas antes das provas. 
  • webconferências: reuniões online para tratar de assuntos diversos sobre o curso;
  • aulas ao vivo: ministrar os conteúdos do curso em tempo real.

___________________________________________________________________

Implemente a transformação digital na educação com a eadSimples! A nossa plataforma EaD permite criar, hospedar, ministrar e fazer a venda de cursos online.

A eadSimples oferece um ambiente virtual de aprendizagem, com toda a estrutura necessária para compartilhar videoaulas, materiais e muito mais!

Conheça nossos planos e preços acessando aqui ou experimente grátis!

Artigos Relacionados