Blog

EaD no Brasil: uma breve reflexão

ead no brasil: uma breve reflexão

A EaD no Brasil cresceu mais de 400% nos últimos 10 anos, principalmente no Ensino Superior, conforme o Censo Educação Superior 2020, devido à flexibilidade proporcionada pela plataforma EaD.

A sigla EaD refere-se a educação a distância, embora seja muitas vezes chamada de ensino à distância, entretanto, a primeira definição é mais ampla e atende melhor a modalidade.

O ensino à distância remete ao professor que ensina online, enquanto educação a distância engloba todos os envolvidos no processo educativo realizado por meio da plataforma EaD.

Essa modalidade de ensino é caracterizada pela separação temporal ou espacial entre o professor e o aprendiz, ou seja, o aluno não precisa estar fisicamente presente em um ambiente formal de ensino e aprendizagem.

A interação entre professor e aluno ocorre por meio de ferramentas tecnológicas, principalmente a plataforma EaD, que oferece um ambiente virtual de aprendizagem que disponibiliza todos os conteúdos para viabilizar o estudo a distância, semelhante ao que ocorre em uma sala de aula presencial.

Desse modo, o aprendiz pode estudar sozinho em tempo distinto, tendo o professor como orientador e mediador do conhecimento pela plataforma EaD, ele assiste videoaulas, acessa materiais didáticos, atividades, avaliações e se comunica através da ferramenta.

A EaD no Brasil, segundo o Ministério da Educação (MEC) é definida da seguinte maneira:

“É a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos”.

Breve histórico da EaD no Brasil

A EaD no Brasil teve suas primeiras experiências em 1934, com a Rádio Escola Municipal no Rio de Janeiro, que integrava o rádio, o cinema educativo, a biblioteca e o museu escolar, onde os estudantes tinham acesso prévio a folhetos e esquemas de aulas, bem como correspondência para contato.

Em 1939, o Instituto Rádio Técnico Monitor, considerado pioneiro na educação a distância no país e que existe até hoje, oferecia formação através de apostilas e kits para montar um modelo de rádio em casa.

Dois anos mais tarde surge a primeira Universidade do Ar, um programa radiofônico destinado ao aprimoramento de professores do ensino secundário, irradiado pela Rádio Nacional.

Na década de 1960, o Movimento de Educação de Base (MEB) promovido pela Igreja Católica e Governo Federal, utilizavam um sistema radio-educativo: educação, conscientização, politização, educação sindicalista, etc.

Em 1970 surge o Projeto Minerva, um programa de rádio promovido pelo governo federal para oferecer educação a pessoas adultas, disponibilizado também pela televisão.

Na década de 1970, a Fundação Roberto Marinho criou um programa de cursos supletivos a distância, o conhecido Telecurso, com aulas via satélite complementadas por kits de materiais impressos, demarcando a chegada da segunda geração de EaD no Brasil.

A partir de 1990, muitas Instituições de Ensino Superior brasileiras mobilizaram-se para a EaD no Brasil expandir, com o uso de novas tecnologias da comunicação e da informação.

Em 1992, foi criada a Universidade Aberta de Brasília, um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância.

A partir de 1994, teve início a expansão da Internet no ambiente universitário, dando origem a primeira legislação específica para a EaD no Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional (LDB).

Com a Lei n°9.394, de 20 de dezembro de 1996, regulamentou a EaD no Brasil classificando os níveis de modalidades educacionais em educação básica, de jovens e adultos, especial, profissional e superior.

A LDB definiu os critérios para a EaD no Brasil e regularizou o credenciamento de instituições para oferta de cursos e programas na modalidade à distância (básica, de jovens e adultos, especial, profissional e superior).

Em maio de 2009, a ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância organizou o 7.º SENAED – Seminário Nacional ABED de Educação a Distância totalmente online, envolvendo nas atividades palestrantes do Brasil, Portugal e outros países de língua portuguesa.

Perspectiva atual da Educação a Distância no Brasil

A partir de 2010, a EaD no Brasil cresce continuamente, como mencionamos no início deste artigo. Podemos afirmar que o aperfeiçoamento das ferramentas tecnológicas, em especial a plataforma EaD, contribui muito com esse crescimento.

A plataforma EaD é um recurso tecnológico, acessado através de um computador, celular ou qualquer outro dispositivo eletrônico, que permite a troca de informações e comunicação entre pessoas em ambientes e tempos diversos, conforme consta nas diretrizes e bases da educação nacional, no Decreto 5.622 de 2005:

A educação a distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos”.

Desse modo, professores e alunos realizam suas atividades educativas na plataforma EaD, conforme sua disponibilidade e no local escolhido, não precisam estar no mesmo lugar e simultaneamente conectados.

Todos conteúdos que compõem os cursos online são disponibilizados na plataforma EaD e ficam arquivados, podem ser acessados a qualquer momento e em qualquer lugar.

Além disso, o professor organiza todo roteiro que o aluno precisa seguir para aprender os conteúdos que compõem os cursos online, os materiais que precisa ler, as aulas que precisa assistir, as atividades e avaliações que deve entregar, entre outros.

Dessa forma, ele acessa a plataforma EaD e sabe o que precisa fazer para aprender, se necessário pode enviar mensagens ao professor para tirar dúvidas ou acessar o fórum para compartilhar opiniões e sugestões.

Além disso, também pode assistir aulas ao vivo, nesse caso, todos os alunos e professor se encontram virtualmente para interagir e trocar informações, mas cada um em seu computador e lugares diversos.

A plataforma EaD atende diferentes modalidades de educação a distância, como graduação, pós-graduação, ensino técnico, cursos online livres, capacitação, idiomas, treinamentos, entre outros.

Entre os recursos que a plataforma EaD oferece para realizar a EaD no Brasil, estão:

  • Ambiente virtual de aprendizagem;
  • Sistema de gestão educacional;
  • Videoaulas;
  • Aulas ao vivo;
  • Materiais didáticos;
  • Fórum de discussão;
  • Chat;
  • Trilhas de aprendizagem;
  • Avaliações;
  • Cerificados;
  • Entre outros.

Com essas informações já podemos compreender a importância da plataforma EaD para o processo de ensino e aprendizagem a distância, tanto para professores quanto para alunos, pois dispensa um local físico para transmitir ou adquirir conhecimentos, ou seja, ultrapassa os muros da escola e amplia as possibilidades.

___________________________________________________________________

A eadSimples é uma plataforma EaD completa para realizar a EaD no Brasil! 

Oferece um ambiente virtual de aprendizagem, com toda a estrutura necessária para compartilhar videoaulas, materiais e muito mais!

Conheça nossos planos!

Experimente grátis!

Artigos Relacionados