Blog

O que é plataforma de ensino? 

o que é plataforma de ensino? Como vender cursos online usando plataforma de ensino a distancia

Plataforma de ensino é um ambiente virtual de aprendizagem que reproduz no formato digital a estrutura educacional tradicional, tornou-se uma tendência na educação realizar e vender cursos online. Ela é vantajosa para os estudantes, tutores e até mesmo investidores do segmento.

Segundo o Censo da Educação Superior, realizado pelo Inep/MEC, a demanda por cursos EaD cresce mais de 5% ao ano desde 2016, enquanto as inscrições nos cursos presenciais estão em declínio.

Esse crescimento se deve pela funcionalidade da plataforma de ensino para viabilizar o processo de ensino e aprendizagem a distância.

Atualmente, quase todas as instituições de ensino contam com uma plataforma de ensino para apoiar 

Entenda melhor no post de hoje, o que é a plataforma de ensino e quais são as suas funcionalidades para ministrar e vender cursos online.

O que é plataforma de ensino? 

A plataforma de ensino é um sistema de gestão online que viabiliza a educação a distância, pois utiliza uma metodologia pedagógica semelhante ao ensino presencial, funciona como uma sala de aula virtual.

É também conhecida como SGA (sistema de gestão acadêmica), AVA (ambiente virtual de aprendizagem) ou em inglês, LMS (Learning Management System/Sistema de Gestão da Aprendizagem) e LXP (Learning Experience Platform/Plataforma de experiência de Aprendizagem).

Foi pensada e desenvolvida para proporcionar um ambiente de aprendizado completo para os estudantes da modalidade a distância, inclusive, muitas instituições de ensino presencial utilizam a plataforma de ensino para complementar e apoiar a aprendizagem, com materiais e conteúdos extras.

É acessada pela internet através do computador, tablet ou celular, com ela é possível assistir aulas, interagir com os professores e colegas, ter acesso a materiais de apoio, realizar atividades e avaliações, entre outros.

O diferencial da plataforma de ensino é que todos os recursos necessários para o processo de ensino e aprendizagem estão reunidos em um único lugar, podem ser acessados a qualquer momento e em qualquer lugar. Reúne também as funções administrativas, como pagamentos, históricos e certificados.

Vale ressaltar que ela não funciona totalmente sozinha, para uma melhor experiência, é necessário que sejam integradas a outras ferramentas, como um site e uma boa plataforma de vídeos.

Desse modo, é preciso buscar a melhor plataforma de ensino para garantir o sucesso da educação a distância, que ofereça qualidade nas aulas online, com uma boa imagem de video, áudio adequado, velocidade de carregamento da página e dos conteúdos rápida e o chat precisa funcionar corretamente, por exemplo.

Outro grande diferencial da plataforma de ensino é que ela não é exclusiva para cursos formais, como de graduação ou técnicos, ela permite a realização de cursos livres nas mais diversas áreas, bem como o treinamento de colaboradores de empresas.

Atualmente, tornou-se um mercado digital, onde a transmissão de conhecimentos é o principal produto, configurando uma excelente opção para empreender na área de educação, pois pretendam expandir a forma de trabalhar seus conteúdos.

Qualquer pessoa que tenha o interesse em compartilhar seus conhecimentos pode ministrar e vender cursos online através da plataforma de ensino, ela é acessível a todos. 

Quais as funcionalidades da plataforma de ensino?

As principais funcionalidades da plataforma de ensino para realizar e vender cursos online, são:

Videoaulas na plataforma de ensino

As videoaulas podem ser consideradas o principal recurso para ministrar um curso online, onde o professor apresenta todo o conteúdo em vídeo, no formato de aulas expositivas, falando e explicando o assunto, utilizando imagens e sons.

São conteúdos digitais utilizados como recurso pedagógico para ensinar a distância, onde o professor ministra aulas sobre um determinado assunto em formato de vídeo, acessadas pelos alunos através da plataforma para EaD.

As videoaulas são disponibilizadas na plataforma e ficam arquivadas, desse modo, os alunos podem assistir e rever a qualquer momento, otimizando também o trabalho do professor, que tem sua exposição gravada para aulas futuras.

Elas permitem compartilhar conhecimentos e experiências do professor, aliando a teoria a prática, enriquecidos com exemplos apresentados em vídeo. Além disso, estabelecem uma interação com os alunos.

Confira dicas para gravar videoaulas para o seu curso online!

Transmissões ao vivo na plataforma de ensino

As transmissões ao vivo possibilitam um contato em tempo real entre professor e alunos, que podem interagir para discutir sobre temas relacionados ao curso, através de comentários, sugestões, feedbacks, sanar dúvidas e afins.

Sevem também para ministrar aulas ao vivo, simulando uma aula presencial. Outra possibilidade é realizar uma revisão nesse formato, para preparar os alunos para avaliações, ou também uma reunião para discutir assuntos importantes.

Histórico das aulas 

É muito importante disponibilizar na plataforma de ensino o banco de dados dos conteúdos apresentados e o histórico das aulas do seu curso online, para consulta a qualquer momento. 

Isso permite maior autonomia aos alunos, para se organizarem e se planejarem, bem como revisar o que já foi trabalhado para esclarecimentos de dúvidas não elucidadas totalmente.

Material didático

O material didático é um recurso pedagógico que apoia a prática docente e também serve como base, apoio e orientação ao aluno. Esse conteúdo pode ser disponibilizado na plataforma de ensino e acessado pelos alunos.  

Pode ser e-book, audiobook, apostilas, infográficos, resumos, slides e diversos outros formatos de conteúdos. Desse modo, os alunos podem acessar esse material e entrar em contato com o conteúdo antes das aulas para se prepararem, facilitando a assimilação do conhecimento.

Confira discas para elaborar um e-book para o seu curso online!

Fórum

É um canal de informação, comunicação e interação entre professor e alunos, para discutirem sobre o curso, tirar dúvidas e trocar experiências. Um usuário cria um tópico com um assunto ou questionamento e todos podem acessar e participar respondendo. 

Chat

O chat também é um canal de informação, comunicação e interação entre professor e alunos disponibilizado na plataforma para EaD, que oferece maior interação e troca de mensagens instantâneas.

Atividades

A plataforma de ensino permite disponibilizar para os alunos diferentes atividades que precisam realizar para adquirir um determinado conhecimento, elas complementam o conteúdo estudado para fixação e revisão.

Avaliações

A plataforma de ensino costuma oferecer recurso de avaliações, que permite criar provas diversificadas, repassar aos alunos, receber seu resultado e finalizar com um feedback, para mensurar a aquisição de conhecimento dos alunos e verificar a eficácia do curso.

Recursos adicionais

Uma boa plataforma de ensino oferece além dos recursos básicos, outras funcionalidades para otimizar o ensino à distância, como:

  • função administrativa para acompanhamento do desempenho dos professores, alunos e rendimentos; 
  • possibilidades de customização e personalização, garantindo que seu curso ou módulo de ensino tenha a cara desejada; 
  • planos diferenciados para a criação de cursos e gestão de alunos;
  • plataforma comercial para venda dos cursos ao público final;
  • possibilidade de gerar certificados de curso personalizados; 
  • plataforma de cadastro, matrículas e acompanhamento das inscrições de novos alunos; 
  • biblioteca virtual para armazenamento de material de estudo; 
  • geração automática de relatórios; 
  • funções e ferramentas integradas. 

Exemplos de plataformas de ensino

Google Sala de Aula

O Google Sala de Aula é uma plataforma de ensino que oferece um ambiente virtual de aprendizagem para gerenciar conteúdos, medir e enriquecer a experiência de aprendizagem. Foi uma das mais utilizadas pelas escolas públicas durante a pandemia.

Moodle

O Moodle é um sistema de gestão de aprendizagem e plataforma de ensino à distância, possui acesso livre e oferece ambientes personalizados de aprendizado para os alunos.

Esse tipo de ferramenta possibilita aos professores criar disciplinas online, compartilhar conteúdos (vídeos/áudio/texto), montar fóruns, chats, avaliações, receber trabalhos dos alunos, criar wikis e toda tipo de compartilhamento de conhecimento online. 

eadSimples

A plataforma de ensino da eadSimples oferece recursos completos para criar, hospedar, ministrar e vender cursos online. Confira alguns recursos que disponibilizamos:

  • Site personalizado;
  • Aulas ao vivo;
  • Loja com opções de pagamento;
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem;
  • Espaço para armazenamento de arquivos em diferentes formatos;
  • Avaliações;
  • Trilhas de aprendizagem;
  • Atendimento CRM;
  • Gestão dos cursos;
  • Área de membros;
  • Certificados;
  • Modelos prontos;
  • Suporte técnico;
  • Plano gratuito;
  • Planos acessíveis.

Para conhecer todos os planos da eadSimples, acesse aqui.

Solicite acesso grátis para experimentar!

Artigos Relacionados