Blog

5 melhores ferramentas para a plataforma EaD

As 5 melhores ferramentas para a plataforma EaD para educação a distância e venda de cursos online

As 5 melhores ferramentas para a plataforma EaD podem ser utilizadas para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem na educação a distância, agregando valor ao seu conteúdo e facilitando a venda de cursos online, se você tem um negócio nessa área. Confira no artigo de hoje, algumas ferramentas que podem ser integradas na sua plataforma de ensino e aumente a qualidade do seu trabalho!

Qual a importância das ferramentas para a plataforma EaD?

A plataforma EaD, além de possibilitar criar, hospedar, ministrar e realizar a venda de cursos online, permite disponibilizar e integrar diversas ferramentas para complementar e enriquecer os conteúdos do curso.

É uma plataforma de ensino que funciona como um ambiente virtual de aprendizagem, onde os alunos acessam todos os conteúdos que precisam para aprender e percorrer o caminho do processo educativo, como ocorre no ensino presencial.

Os conteúdos e materiais servem para apoiar os estudos dos alunos, portanto, o ideal é que você utilize todos os recursos disponíveis na plataforma EaD, adotando diferentes metodologias de ensino.

Assim, a aprendizagem dos seus alunos será mais completa e eficaz, pois permite diversificar sua metodologia de ensino, contribuindo para aprofundar e complementar os conhecimentos.

Quanto mais materiais e maior a diversificação nos formatos de conteúdos, melhor será a dinâmica do processo de ensino e aprendizagem na educação a distância, otimizando a experiência dos seus alunos na aquisição de conhecimento.

Explorar as ferramentas da sua plataforma de ensino gera maior qualidade para o seu produto e otimiza a venda de cursos online, contribuindo para o sucesso do seu negócio.

Quais são as 5 melhores ferramentas para utilizar na sua plataforma EaD?

Existem diversas ferramentas disponíveis para utilizar na plataforma EaD e otimizar o processo de ensino e aprendizagem na educação a distância, com conteúdos em formatos diversos, como arquivos em PDF, games, vídeos, transmissões ao vivo e muito mais. Além disso, disponibilizar diferentes recursos ajuda na venda de cursos online, pois torna mais atrativo o seu trabalho.

Dentre essas ferramentas, confira as 5 que não podem faltar na sua plataforma de ensino!

  1. VIMEO

O VIMEO é uma plataforma de vídeos que permite transmitir suas ideias em formato de vídeo. Com essa ferramenta é possível criar, gerenciar e compartilhar vídeos e eventos virtuais com transmissão ao vivo.

A ferramenta ofereça a experiência de visualização e transmissão da mais alta qualidade, com áudio Dolby Vision e vídeo 4K e HDR, ao vivo ou On Demand, independente de onde utilizar — ela pode ser integrada a sua plataforma de ensino.

O VIMEO permite criar os seguintes conteúdos:

  • Vídeos interativos;
  • Transmissões ao vivo;
  • Gravação de telas;
  • Biblioteca de vídeos;
  • Criar vídeos a partir de modelos prontos;
  • Utilizar imagens licenciadas do acervo da ferramenta;
  • Contratar um profissional para produzir seus vídeos.

Com essa ferramenta você pode criar videoaulas e promover eventos com transmissão ao vivo para disponibilizar na plataforma EaD do seu curso online, com conteúdos para os seus alunos acessarem.

Na eadSimples você tem acesso a essa ferramenta, que é facilmente integrada a plataforma de ensino. Essa integração foi pensada como solução para armazenamento e distribuição de vídeos de forma segura.

Dentro da plataforma de ensino eadSimples, o aluno pode assistir aos vídeos do VIMEO sem sair da trilha de aprendizagem, sem a permissão para baixar o arquivo ou compartilhar, garantindo maior segurança. 

O VIMEO disponibiliza 250 GB para armazenamento de vídeos, ou seja, equivale a cerca de 5.000 vídeos de até 10 minutos em qualidade HD, que você pode integrar na plataforma eadSimples.

Conheça todos os planos da eadSimples! 

Dica importante: para fugir da limitação de upload mensal do VIMEO, você pode utilizar o plano gratuito e ter acesso a ferramenta na versão sem limites por 30 dias. Depois quando chegar a hora de assinar um plano, é só contratar o mais em conta.

Solicite acesso gratuito!

Para integrar os vídeos do VIMEO na plataforma de ensino eadSimples, basta inserir o link do vídeo, em seguida é gerado automaticamente o player do conteúdo para o aluno assistir.

2. Google Meet

O Google Meet é uma ferramenta de videochamadas que possibilita fazer transmissões ao vivo, ideal para realizar aulas em tempo real com os alunos, integradas a plataforma de ensino.

Dessa forma, os alunos assistem e participam das aulas, podendo fazer comentários no chat, bem como falar por vídeo ou áudio, promovendo maior interação no curso. O professor também pode compartilhar a tela com outro conteúdo, como slides, para melhorar sua apresentação.

O professor cria a chamada de vídeo e gera um link a ser compartilhado com os alunos, estes acessam e podem participar simultaneamente, como uma sala de aula virtual.

Além disso, as videochamadas têm a segurança e privacidade do Google, com a proteção de dados e informações, e só pode participar quem for autorizado pelo professor.

Na eadSimples você pode integrar o Google Meet na plataforma EaD apenas inserindo o link, assim é possível ministrar aulas ao vivo para os seus alunos e dinamizar ainda mais o seu curso.

3. ZOOM 

O ZOOM é uma ferramenta de videochamadas que viabiliza transmissões ao vivo, reuniões, webinars, videoconferência, chats, telefonia na nuvem e eventos online, que conecta pessoas virtualmente em diferentes formatos.

Você pode integrar o ZOOM a sua plataforma EaD e promover aulas ou reuniões ao vivo por videoconferência com seus alunos, podendo interagir por mensagens de texto no chat, áudio ou vídeo.

Esse tipo de ferramenta torna mais dinâmico o curso e contribui com a aprendizagem na educação a distância, justamente por possibilitar o contato direto em tempo real com o professor e colegas.

Confira alguns recursos do ZOOM que otimizam as aulas ao vivo:

  • Vídeo e áudio em HD;
  • Suporte para até mil participantes;
  • Gravação e transcrição das chamadas;
  • Vários participantes podem compartilhar simultaneamente suas telas e anotar em conjunto;
  • Agendamento simplificado;
  • Filtros, reações, enquetes, mão levantada e compartilhamento de música ou vídeo;
  • Ajuste de iluminação
  • Compartilhamento de tela;
  • Plano de fundo;
  • Bate-papo em equipe.

Na eadSimples você pode integrar o ZOOM na plataforma EaD apenas inserindo o link, assim é possível ministrar aulas ao vivo para os seus alunos e dinamizar ainda mais o seu curso.

4. Pageflip

O Pageflip é uma ferramenta que converte arquivos em PDF para HTML5, que funciona tanto para desktop quanto para dispositivos móveis, facilitando o acesso ao material.

Ele é ideal para compartilhar conteúdos com seus alunos na plataforma EaD, e-books, apostilas, álbuns, calendários, slides e outros materiais de textos e imagens.

A partir de um arquivo em PDF, o Pageflip produz um Flipbook 3D online dinâmico, com a aparência de uma publicação impressa e pode ser lida em qualquer navegador, sistema operacional ou plataforma (Windows, OSX, Linux, Apple iOS e Google Android).

Você converte seus PDFs para HTML5 e sobe na plataforma eadSimples para o aluno ler online, sem possibilidade de download ou compartilhamento, habilitando apenas a função leitura.

5. Articulate 360

Essa ferramenta consiste em um pacote de recursos, semelhante ao Office 360, que oferece ferramentas para produzir conteúdos online, com bando de modelos, imagens e gestão em nuvem dos arquivos produzidos.

O Articulate 360 é ideal para produzir conteúdos da educação a distância, pois permite desenvolver cursos customizados compatíveis com qualquer aparelho, como slides, textos, gráficos, painéis, games, planilhas, recursos multimídia, entre outros.

Essa ferramenta pode ser integrada na plataforma de ensino da eadSimples e disponibilizar diferentes formatos de conteúdos para os seus alunos, dinâmicos e atrativos. Certamente ela agrega valor ao produto e contribui com a venda de cursos online.

Uma dica para utilizar essa ferramenta é inciar com o período grátis por 30 dias, pois a assinatura tem um valor alto, mas pode ser acessada nessa modalidade sempre que precisar.

Qual a melhor plataforma EaD para utilizar essas ferramentas?

Todas as ferramentas citadas, para otimizar o processo de ensino e aprendizagem a distância e aumentar a venda de cursos online, podem ser integradas na plataforma eadSimples!

Nossa plataforma de ensino é completa! Oferece todos os recursos necessários para criar, hospedar, ministrar e fazer a venda de cursos online, bem como oferecer uma experiência satisfatória de aprendizagem para os alunos.

Alguns dos recursos que a plataforma EaD da eadSimples oferece para a educação a distância, são:

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem;
  • Acesso simultâneo ilimitado;
  • Espaço para armazenamento de arquivos (apostilas, PDF, Word, slides, trabalhos de alunos);
  • Utilização de vídeos externos*, como YouTube ou Vimeo e são exibidos dentro da trilha de aprendizagem;
  • Criação ilimitada de cursos;
  • Cursos pagos ou gratuitos;
  • Número ilimitado de professores;
  • Número ilimitado de administradores;
  • Endereço URL (seu-nome-ou-empresa.eadsimples.com.br);
  • Suporte técnico via WhatsApp;
  • Hospedagem na plataforma de ensino inclusa, através de reunião online para tirar dúvidas;
  • Emissão de certificado em modelo padrão;
  • Receba fácil com PagHiper e Mercado Pago (possibilita você colocar sua conta do meio de pagamento);
  • Possibilita aulas ao vivo;
  • Avaliações, provas, trabalhos, notas, cursos e polos ilimitados;
  • Suporte em tempo real para solucionar problemas técnicos.

Para saber mais, fale com um especialista agora mesmo!

Artigos Relacionados