Blog

A importância da plataforma EaD

importância da plataforma ead na educação a distância para cursos online

A importância da plataforma EaD vai além da realização de cursos online, ela permite realizar a educação a distância com qualidade e contribui significativamente para a toda a sociedade. Confira o post e entenda melhor!

A plataforma EaD é um sistema de gestão educacional digital e metodologia pedagógica para realizar a educação a distância, onde professores e alunos concretizam o processo de ensino e aprendizagem de maneira virtual em cursos online.

Ela permite que o processo educativo ocorra de maneira semelhante ao ensino presencial, através de um ambiente virtual de aprendizagem, ou seja, é uma escola digital.

A plataforma EaD é um recurso tecnológico, acessado através de um computador, celular ou qualquer outro dispositivo eletrônico, que permite a troca de informações e comunicação entre pessoas em ambientes e tempos diversos, conforme consta nas diretrizes e bases da educação nacional, no Decreto 5.622 de 2005:

A educação a distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos”.

Desse modo, professores e alunos realizam suas atividades educativas na plataforma EaD, conforme sua disponibilidade e no local escolhido, não precisam estar no mesmo lugar e simultaneamente conectados.

Todos conteúdos que compõem os cursos online são disponibilizados na plataforma EaD e ficam arquivados, podem ser acessados a qualquer momento e em qualquer lugar.

Além disso, o professor organiza todo roteiro que o aluno precisa seguir para aprender os conteúdos que compõem os cursos online, os materiais que precisa ler, as aulas que precisa assistir, as atividades e avaliações que deve entregar, entre outros.

Dessa forma, ele acessa a plataforma EaD e sabe o que precisa fazer para aprender, se necessário pode enviar mensagens ao professor para tirar dúvidas ou acessar o fórum para compartilhar opiniões e sugestões.

Além disso, também pode assistir aulas ao vivo, nesse caso, todos os alunos e professor se encontram virtualmente para interagir e trocar informações, mas cada um em seu computador e lugares diversos.

A plataforma EaD atende diferentes modalidades de educação a distância, como graduação, pós-graduação, ensino técnico, cursos online livres, capacitação, idiomas, treinamentos, entre outros.

Entre os recursos que a plataforma EaD oferece para realizar a educação a distância, estão:

  • Ambiente virtual de aprendizagem;
  • Sistema de gestão educacional;
  • Videoaulas;
  • Aulas ao vivo;
  • Materiais didáticos;
  • Fórum de discussão;
  • Chat;
  • Trilhas de aprendizagem;
  • Avaliações;
  • Cerificados;
  • Entre outros.

Com essas informações já podemos compreender a importância da plataforma EaD para o processo de ensino e aprendizagem a distância, tanto para professores quanto para alunos, pois dispensa um local físico para transmitir ou adquirir conhecimentos, ou seja, ultrapassa os muros da escola e amplia as possibilidades.

Plataforma EaD para a educação a distância

A plataforma EaD oferece todos os recursos necessários para possibilitar o processo de ensino e aprendizagem a distância, de modo tão eficaz quanto a educação presencial.

Essa modalidade de ensino é muito vantajosa e surgiu para atender as necessidades de pessoas que não podem, por motivos diversos, realizar um curso presencial.

Tornou-se uma alternativa bastante atrativa para quem deseja estudar, basta acessar os conteúdos na plataforma EaD da própria casa e no horário que se encaixa melhor na rotina.

Outra grande vantagem é o menor custo, visto que não precisa investir muito em um espaço físico e os materiais são gravados e compartilhados com inúmeros alunos, além disso, dispensa gastos com transporte.

Enfim, todo o conteúdo de um curso presencial pode ser acessado pela plataforma EaD e confere um certificado quando o aluno conclui o processo de aprendizagem online, podendo utilizar os conhecimentos adquiridos para os devidos fins.

Serve para cursos formais, como graduação, pós-graduação e ensino técnico, permitindo que mais pessoas possam prosseguir seus estudos com uma modalidade mais acessível, além de motivar por ser mais prática.

Atende também modalidades não formais de educação, como cursos online livres, idiomas, treinamentos, capacitação, tutoria, assessoria, consultoria, palestras, webinários, entre outros.

A própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já incentiva a Educação Básica a adotar modelos de ensino híbridos para estimular a cultura digital e a utilização da tecnologia para fins pedagógicos, conforme uma de suas competências gerais:

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”.

É justamente isso que a plataforma EaD proporciona, maior autonomia e protagonismo dos alunos na construção da própria aprendizagem, sem depender totalmente do professor, tem ele como mediador e facilitador do conhecimento, mas quem percorre o caminho é o aluno.

Plataforma EaD para os professores e tutores

Com a plataforma EaD ampliaram-se as oportunidades de trabalho para professores e tutores, que podem criar seu próprio negócio ensinando a distância, criando e ministrando cursos online livres na área do conhecimento que possuem experiência.

Tanto professores quanto qualquer pessoa que tenha conhecimentos em uma área para compartilhar, pode ministrar cursos online na modalidade livre e cobrar por isso, se tornando um profissional de ensino autônomo na plataforma EaD.

Além dos cursos online, é possível realizar tutoria na plataforma EaD, reforçando a aprendizagem, orientando com técnicas de estudo e fixação dos conteúdos, para complementar o ensino formal.

Essa modalidade de cursos online tem crescido cada vez mais, pois possibilita a aquisição de conhecimentos específicos, sem precisar fazer uma graduação, por exemplo.

São cursos de pequena duração com foco no aprendizado de um conteúdo específico, para a aquisição de conhecimentos e habilidades de uso pessoal e/ou profissional.

As principais características que tornam vantajosos os cursos online, são:

  • Podem ser ministrados sem a regulamentação do MEC;
  • Não é necessário CNPJ;
  • Não possuem carga horária preestabelecida;
  • Curta duração;
  • Isenção de comprovação de escolaridade para participar;
  • Desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Democratização do ensino;
  • Investimento mais acessível;
  • Oferta de certificado de participação;
  • Reconhecidos como cursos de extensão, capacitação e formação continuada;
  • Autonomia;
  • Praticidade;
  • Ensinar online em plataforma EaD.

Para empresas

A plataforma EaD para empresas é ideal para realizar treinamentos online ou universidade corporativa, para desenvolver habilidades e aprimorar o trabalho realizado pelos colaboradores, otimizando os resultados.

O treinamento oferecido pela plataforma EaD se refere à ações pontuais de curto prazo, buscando melhorar habilidades e competências relacionadas com o desempenho imediato do cargo, trazendo melhores resultados para a empresa também. 

Já a universidade corporativa, trata-se de um conjunto de processos internos que ocorrem na própria empresa, visando preparar os profissionais para seus próprios interesses, uma vez que as universidades formais nem sempre oferecem os conhecimentos práticos necessários — a própria empresa forma os colaboradores para atender suas necessidades, com cursos online na plataforma EaD.

A educação a distância nas empresas torna o processo de aprendizagem mais prático e barato, atendendo a disponibilidade dos colaboradores ao passo que aperfeiçoa suas habilidades profissionais.

Para profissionais

Realizar cursos online em uma plataforma EaD permite que os profissionais ampliem seu repertório de conhecimentos e possam se desenvolver na sua área de atuação.

Os certificados obtidos também ajudam a enriquecer o currículo, facilitando uma recolocação no mercado de trabalho, mesmo para quem não pode fazer uma pós-graduação no momento, por exemplo.

Isso porque os cursos online livres são considerados capacitação e aperfeiçoamento, pois proporcionam a aprendizagem de habilidades assim como os cursos formais, podendo ser aplicados no trabalho.

Desse modo, os profissionais podem realizar formação com autonomia, praticidade, preço acessível e certificado, conforme sua disponibilidade, conciliando com a carga horária de trabalho.

Os profissionais também podem optar por cursos online formais, dependendo da sua necessidade e disponibilidade, pois conciliar os estudos e o trabalho é um desafio, mas a distância na plataforma EaD pode facilitar sua formação.

Para a sociedade

A plataforma EaD ampliou e democratizou o acesso à educação, seja na modalidade formal ou livre, facilitando e motivando a população a estudar, com investimento menor, disponibilidade de tempo e espaço, bem como a praticidade. 

Com isso, qualquer pessoa pode aprender sobre assuntos diversos, mesmo não tendo um grau de escolaridade, tem acesso aos conhecimentos da área que possui interesse, através de cursos online livres, motivando a população a estudar e se aperfeiçoar.

Quanto mais conhecimento a população adquire, mais a sociedade evolui, oferecendo oportunidade para o desenvolvimento de habilidades essenciais para tornar o mundo melhor.

Podemos concluir que a educação à distância com o auxílio da plataforma EaD, desencadeou uma transformação na educação e na sociedade, que vem crescendo cada vez mais.

Ela facilita a formação de pessoas com dificuldades, como quem possui alguma deficiência, habitantes de comunidades rurais, estudantes com poucos recursos, profissionais com menos tempo disponível ou qualquer cidadão que se sinta beneficiado estudando na plataforma EaD.

Ousamos dizer que a plataforma EaD contribui com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, proporcionando educação de qualidade a todos.

Qual é a melhor plataforma EaD?

A eadSimples é a melhor plataforma EaD do mercado, pois oferece todos os recursos necessários para a educação a distância e criar seu negócio online! 

Reúne tudo que você precisa para vender e ministrar cursos online, além disso, é simples criar páginas, converter visitantes em clientes e fazer seu negócio crescer.

Além disso, tem um plano gratuito para sempre e você não precisa pagar comissão por vendas, ou seja, pode monetizar seus cursos online e só paga por um plano quando alcançar mais alunos.

Solicite acesso grátis na eadSimples agora mesmo!

Para conhecer todos os nossos planos acessíveis, acesse o link.

Artigos Relacionados