Blog

Plataforma EaD: uma aliada do Ensino Superior

plataforma ead no ensino superior

A plataforma EaD é amplamente utilizada por instituições de Ensino Superior, tanto em cursos a distância, quanto semi-presenciais e presenciais, como principal ferramenta para concretizar o processo de ensino e aprendizagem, como ensino híbrido ou como complemento das atividades realizadas em sala de aula.  Dessa forma, a plataforma de ensino atende diferentes modalidades e necessidades educacionais, porque oferece todas as funcionalidades para ministrar cursos EaD.

Confira no post de hoje, como a plataforma EaD pode ser uma grande aliada do Ensino Superior para atender as diferentes modalidades e necessidades educacionais.

Breve histórico da plataforma EaD no Ensino Superior

Quando o ensino à distância surgiu no Ensino Superior, com a utilização da plataforma EaD para viabilizar o ensino-aprendizagem, não foi bem aceito pela sociedade, essa modalidade de educação era considerada inferior aos cursos presenciais. Entretanto, esse cenário mudou!

A educação a distância foi reconhecida no Brasil em 1996 com a Lei 9.394, que regulamentou a modalidade para atender algumas atividades educativas através de uma plataforma de ensino.

Desde então, a plataforma de ensino vem sendo aprimorada e tornando cada vez mais atrativa essa modalidade, tanto que hoje os cursos EaD são tendência, sejam livres ou formais.

A pandemia evidenciou as vantagens da plataforma EaD para estudar em qualquer cenário, os estudantes puderam continuar o processo educativo mesmo em casa, assistindo às aulas e realizando as atividades que fariam em sala de aula.

Com isso, a educação a distância se mostrou tão eficaz para a aprendizagem quanto o ensino presencial, graças as funcionalidades da plataforma EaD, que proporcionam interações, aulas e atividades semelhantes ao ensino ocorrido em uma sala de aula.

Atualmente, quase todas as instituições de Ensino Superior ofertam cursos na modalidade 100% a distância, semi-presenciais e híbridos, utilizando a plataforma EaD como complementação das atividades.

Conforme o Censo Educação Superior 2020, as matrículas em cursos EaD superaram pela primeira vez os presenciais, tanto na rede privada quanto pública, um marco histórico na educação nacional.

Os dados revelaram ainda que entre as mais de 3,7 milhões de matrículas de 2020 (instituições públicas e privadas), mais de 2 milhões (53,4%) optaram por cursos EaD e 1,7 milhão (46,6%), pelos presenciais. 

Além disso, o Censo também revela que nos últimos 10 anos, o número de matrículas em cursos presenciais diminuiu 13,9%, enquanto nos cursos EaD aumentou 428,2%. Em 2010, a participação percentual dos novos alunos em cursos superiores online era de 17,4%; atualmente, alcança 53,4% dos estudantes. 

Diante dessa realidade, hoje os certificados dos cursos EaD são reconhecidos com o mesmo valor que os cursos presenciais, pois são autorizados e reconhecidos pelo MEC.

Isso porque os cursos EaD também passam pelas avaliações do MEC, tendo diversos critérios analisados, como a titulação do corpo docente, os recursos didático-pedagógicos, a grade curricular, entre outros aspectos.

O MEC definiu, então, a Educação Superior à Distância, da seguinte maneira:

“A Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos”. 

Podemos concluir que toda instituição de Ensino Superior precisa ter uma plataforma EaD, seja para ofertar cursos EaD, semi-presenciais ou híbridos, com atividades presenciais e online.

Como a plataforma EaD pode ser aliada do Ensino Superior?

A tecnologia educacional já ganhou espaço nas escolas e universidades, todo o processo de ensino e aprendizagem é permeado por ela, pois seus recursos otimizam e facilitam as atividades, tanto de professores quanto alunos. 

Na plataforma EaD os estudantes aprendem através do Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde encontram todos os conteúdos e processos que precisam passar para realizar um curso superior.

Essa modalidade de ensino amplia o acesso ao Ensino Superior, sendo uma alternativa para estudantes que não podem frequentar presencialmente o curso, as diferentes opções para ingressar na faculdade, torna mais inclusiva a educação. 

Nesse cenário, podemos afirmar que a plataforma EaD contribui com a formação de milhares de estudantes, que de outra forma não teriam acesso ao Ensino Superior, culminando na transformação da sociedade por meio da educação

Entre os benefícios que a plataforma EaD oferece aos estudantes do Ensino Superior, estão: 

  • Flexibilidade: o curso pode ser realizado em qualquer lugar, com horários que atendem as necessidades dos alunos, só precisam comparecer com hora determinada às aulas ao vivo;
  • Menor custo: por serem realizados online, os cursos EaD são mais baratos que os presenciais, além de economizar com transporte e alimentação fora de casa; 
  • Autonomia: o próprio aluno decide quando ler o material ou as aulas gravadas, conforme o seu ritmo e disponibilidade, desde que cumpra todas as atividades nos prazos;
  • Praticidade: o aluno acessa a plataforma de ensino pelo próprio computador e no ambiente que desejar e faz as atividades que precisa, não precisa se deslocar para participar do curso;
  • Certificado reconhecido: o estudante que realiza um curso EaD tem a mesma habilitação profissional que um curso presencial confere.

Desse modo, a plataforma EaD atende o Ensino Superior em diferentes modalidades:

Cursos à distância

No cenário educacional atual, as universidades oferecem cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, cursos técnicos e profissionalizantes, na modalidade a distância através da plataforma EaD.

Todo o conteúdo dos cursos presenciais são disponibilizados na plataforma EaD e acessados pelos estudantes com seus respectivos login e senha, assistem às aulas, acessam os materiais, realizam as atividades e interagem com os professores.

Os alunos vão cumprindo o cronograma do curso conforme organizado na plataforma de ensino e concluem seus estudos, recebendo o certificado ao final, ou seja, seguem a metodologia pedagógica semelhante à educação presencial.

Segundo o Inep, existem hoje no Brasil um total de 3.177 cursos EaD em vigência, autorizados e reconhecidos pelo MEC, possibilitando milhares de estudantes em todo o país ingressar no Ensino Superior à distância e dar continuidade aos estudos de maneira mais acessível e democrática.

Cursos semi-presenciais

Os cursos semi-presenciais mesclam aulas e atividades realizadas na instituição de ensino e online na plataforma EaD, configurando uma modalidade de ensino híbrido, ou seja, o processo de ensino e aprendizagem acontece nos dois ambientes.

As disciplinas são dividas entre presenciais e online, conforme a proposta pedagógica, pois muitos cursos não podem ser realizados 100% a distância, como os cursos de saúde, por exemplo.

Desse modo, as aulas teóricas podem ser acessadas pela plataforma de ensino e as aulas práticas ocorrem no laboratório da instituição, com isso os estudantes têm ambas as experiências educacionais.

Complemento a cursos presenciais

Para os cursos presenciais, a plataforma EaD pode ser utilizada para complementar as aulas e atividades realizadas em sala de aula, com a disponibilização de materiais adicionais, entrega de trabalhos online, atividades extracurriculares e afins.

A plataforma de ensino também pode ser uma aliada na gestão dos cursos, organizando e disponibilizando informações aos alunos, como as notas, o calendário acadêmico, grade curricular, relação das aulas e avaliações, troca de mensagens entre professores e alunos, fóruns, entre outros.

Essa ferramenta pretende facilitar alguns processos, deixando registrado, arquivado e disponível todas as informações, conteúdos e materiais necessários para o curso, como um guia online a ser consultado quando necessário, tanto para alunos quanto professores.

Importância da plataforma EaD no Ensino Superior

A plataforma EaD é essencial para o Ensino Superior no cenário educacional atual, cada vez mais as instituições de ensino tem aderido a ferramenta para ampliar as opções dos estudantes, diversificar as práticas pedagógicas e garantir um maior número de matrículas em seus cursos.

Além disso, a Portaria 2.117 do MEC, de dezembro de 2019, permitiu alterar a carga horária de cursos superiores presenciais e incluir a modalidade EaD em parte da grade curricular, conforme o artigo 2.º:

As IES poderão introduzir a oferta de carga horária na modalidade de EaD na organização pedagógica e curricular de seus cursos de graduação presenciais, até o limite de 40% da carga horária total do curso”.

Com isso, as instituições de Ensino Superior precisam dispor de uma plataforma de ensino para ofertar essa organização curricular, conforme o artigo 4.º: 

A oferta de carga horária a distância em cursos presenciais deverá incluir métodos e práticas de ensino-aprendizagem que incorporem o uso integrado de Tecnologias de Informação e Comunicação — TIC para a realização dos objetivos pedagógicos, material didático específico bem como para a mediação de docentes, tutores e profissionais da educação […]”.

Os critérios avaliados para a liberação do MEC para ofertar parte da carga horária na modalidade a distância, incluem a plataforma EaD, conforme artigo 7.º:

“Art. 7.º Na fase de Parecer Final dos processos de autorização de cursos presenciais, a possibilidade da oferta de carga horária a distância, até o limite de 40% da carga horária total do curso, além dos critérios estabelecidos pela Portaria Normativa MEC nº 20, de 21 de dezembro de 2017, está sujeita à obtenção, pelo curso, de conceito igual ou superior a três em todos os indicadores a seguir:

I – Metodologia; 

II – Atividades de tutoria; 

III – Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA; e IV – Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC”.

Como podemos ver, a modalidade EaD torna-se cada vez mais relevante na educação, e depende de uma boa plataforma EaD para ser concretizada adequadamente.

Essas transformações na educação, possibilitam as instituições de Ensino Superior explorar as potencialidades do ensino híbrido, com até 40% da carga horária ministrada à distância.

Com o uso de uma plataforma de ensino, podem criar um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e disponibilizar videoaulas, e-books, atividades e demais recursos didáticos digitais. 

Também é possível ampliar as áreas de formação ofertadas pela instituição de ensino, criando novos cursos de graduação, pós-graduação e extensão na modalidade 100% EaD.

Concluímos, então, que sem a plataforma EaD não é possível realizar a educação a distância, pois todos os recursos necessários se encontram nela: as aulas, os materiais, a comunicação, as atividades, entre outros.

Por fim, podemos refletir que o futuro da educação requer soluções cada vez mais digitais e integradas, para se adequar a realidade dos estudantes das novas gerações.

Desse modo, investir no EaD e suas diferentes possibilidades, é uma estratégia para promover uma educação mais moderna, dinâmica e disposta a superar os paradigmas tradicionais.

___________________________________________________________________

Conheça a eadSimples: a melhor plataforma de ensino para cursos EaD! Oferecemos todas as ferramentas necessárias para o processo de ensino e aprendizagem a distância.

Alguns dos recursos que a plataforma EaD da eadSimples oferece, são:

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem;
  • Acesso simultâneo ilimitado;
  • Espaço para armazenamento de arquivos (apostilas, PDF, Word, slides, trabalhos de alunos);
  • Utilização de vídeos externos*, como YouTube ou Vimeo e são exibidos dentro da trilha de aprendizagem;
  • Criação ilimitada de cursos;
  • Cursos pagos ou gratuitos;
  • Número ilimitado de professores;
  • Número ilimitado de administradores;
  • Endereço URL (seu-nome-ou-empresa.eadsimples.com.br);
  • Suporte técnico via WhatsApp;
  • Hospedagem na plataforma de ensino inclusa, através de reunião online para tirar dúvidas;
  • Emissão de certificado em modelo padrão;
  • Receba fácil com PagHiper e Mercado Pago (possibilita você colocar sua conta do meio de pagamento);
  • Possibilita aulas ao vivo;
  • Avaliações, provas, trabalhos, notas, cursos e polos ilimitados;
  • Suporte em tempo real para solucionar problemas técnicos.

Para saber mais, fale com um especialista agora mesmo!

Conheça nossos planos acessando o link.

Artigos Relacionados