Blog

Certificado EAD ou presencial: Qual é o melhor para o mercado de trabalho?

Certificado EAD ou presencial: Qual é o melhor para o mercado de trabalho?

Como sabemos, a educação a distância tem atraído inúmeros estudantes devido aos diversos benefícios. Mas ainda é possível encontrar certa relutância e isso ocorre devido à validade do certificado EAD ou presencial no mercado de trabalho.

O certificado de conclusão de curso é a confirmação de finalização do processo de aprendizagem. Esse documento tem o objetivo de demonstrar aptidão para exercer tal função e é essencial para agregar qualificação ao currículo. 

 

Certificado EAD ou Presencial

A origem do questionamento refere-se à validade do certificado EAD, devido à imagem ilusória que a faculdade ou universidade possuem maior veracidade que o ensino a distância. No entanto, a área da educação vem evoluindo e isso inclui o uso de novas tecnologias.

É preciso reconhecer que fazer um curso de nível superior não é sinônimo de frequentar uma sala de aula diariamente. Hoje isso é possível apenas com a conexão à internet – fator que agrega vários benefícios, entre eles a flexibilidade de horários. 

 

Embora haja diferenças substanciais entre as modalidades de ensino, ambas precisam seguir as diretrizes determinadas pelo Ministério da Educação. 

Em qualquer curso de graduação ou pós-graduação, há diversas exigências, como cumprimento de carga horária mínima, avaliação e apresentação de trabalho de conclusão de curso – devido a esse fator, ambas possuem exatamente a mesma validade no certificado. 

Para que o diploma possua validade no mercado, é preciso que a instituição seja credenciada pelo MEC. Além disso, os cursos passam por avaliações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que atesta as qualificações dos cursos.

No caso da graduação EAD, os cursos são avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e outros indicadores do MEC, e a instituição recebe um conceito que atesta o nível de qualidade do ensino.

 

Por tanto, ambas modalidades de ensino recebem o mesmo tipo de reconhecimento.

 

Agora que você já não tem mais dúvidas sobre o valor do certificado EAD e presencial, continue conosco e saiba mais sobre as diferenças do ensino superior!

Artigos Relacionados