Blog

Curso online é produto ou serviço? Entenda como posicionar o seu negócio!

curso online, produto ou serviço, marketing digital

O curso online precisa ser categorizado entre produto ou serviço para posicionar corretamente o seu negócio, do ponto de vista do marketing digital e também do fiscal e tributário, porque a emissão de notas fiscais e tributos são diferentes para cada modalidade.

As categorias de produto ou serviço se referem aos tipos de bens que uma empresa comercializa e os impactos que geram na vida dos consumidores, cada um atende necessidades distintas, portanto, precisamos entender melhor o que é cada um para categorizar o curso online.

O que é produto?

Produto é um bem de consumo, resultado de um processo de produção, está associado a um artigo, um objeto ou uma mercadoria. Quem adquire um produto, obtém total direito sobre ele. Pode ser considerado durável, semi durável e não durável.

Confira alguns exemplos para compreender melhor se o curso online é um produto!

  • Bens duráveis: móveis e imóveis, carros e eletrodomésticos;
  • Bens semi duráveis: roupas e sapatos;
  • Bens não duráveis: alimentos, bebidas e cosméticos.

O que é serviço?

Serviço é uma atividade que atende alguma necessidade do consumidor, solucionando uma demanda de maneira intangível, ou seja, não é um bem palpável como um objeto. Será o caso do curso online? Vejamos a seguir.

O conceito de serviço está relacionado ao ato de servir, atender a uma necessidade por meio da execução de uma tarefa, por exemplo:

  • Limpeza;
  • Transporte;
  • Guia turístico;
  • Saúde;
  • Cabeleireiro;
  • Marketing digital;
  • Barbeiro.

Produto ou serviço: quais as diferenças?

Para compreender se curso online é produto ou serviço, precisamos abordar as diferenças entre as duas categorias, que se diferenciam na forma como são apresentados aos consumidores.

Existem dois aspectos que distinguem produto e serviço:

  1. Tangibilidade

Envolve o quanto é mensurável e palpável o que o consumidor adquire, considerando o processo de desenvolvimento e o resultado. Um produto é mais tangível, porque é possível manusear e compreender melhor como foi produzido. O serviço é mais abstrato, não podemos entender completamente seu desenvolvimento e mensurar seu resultado.

  • Exemplo: uma roupa é um produto tangível, você pode vestir; o serviço do guia turístico será vivenciado.

O quanto é tangível um curso online? Responder a essa pergunta nos ajuda a compreender se ele é um produto ou serviço.

  1. Durabilidade

A durabilidade de um bem é o segundo método de análise para categorizar entre produto ou serviço. O produto tem a durabilidade mais delimitada, enquanto o serviço tem um tempo relativo de aproveitamento.

  • Exemplo: o serviço do guia turístico pode ter a durabilidade vitalícia, visto que a experiência estará para sempre na memória; a roupa pode estragar a qualquer momento.

Produto ou serviço: qual a categoria do curso online?

Agora que você já entendeu as diferenças entre produto e serviço, fica mais fácil categorizar o curso online. 

Considerando a tangibilidade, o curso online não é um bem físico e palpável, é um conteúdo que transmite conhecimento no formato digital, ou seja, é acessado pela internet na plataforma EaD.

Quanto a durabilidade, o curso online não tem prazo de validade, visto que o conhecimento não se perde, pode durar para sempre. Contudo, existe um prazo para acessar e consumir o conteúdo.

Após essa análise, podemos concluir que o curso online é um produto digital para quem compra o conteúdo, mas é categorizado como um serviço do ponto de vista fiscal e tributário, na emissão de notas fiscais.

Como divulgar seu conteúdo?

Para divulgar o curso online, independente se é categorizado como produto ou serviço, você pode adotar estratégias de marketing digital que favoreçam ambas as categorias:

  • Entenda o benefício que seu produto ou serviço oferece;
  • Busque tangibilizar os benefícios do curso online para o consumidor;
  • Renove o discurso e a estratégia de vendas com frequência;
  • Ofereça um serviço de qualidade.

___________________________________________________________________

Com a eadSimples, você pode criar e vender seu curso online de maneira simplificada e com recursos de qualidade. Confira algumas funcionalidades que nossa plataforma EaD oferece:

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem;
  • Trilhas de aprendizagem;
  • Chat e fórum de discussão;
  • Aulas ao vivo e videoaulas;
  • Avaliações e atividades online;
  • Vídeos educativos;
  • Biblioteca de conteúdos;
  • Loja com sistemas de pagamento;
  • Modelos prontos de cursos;
  • Sistema de gestão;
  • E muito mais!

A eadSimples oferece um plano gratuito vitalício, com possibilidade de upgrades, sem pagar comissão por vendas.

Experimente gratuitamente!

Continue acompanhando nosso blog para acompanhar artigos como este!

Artigos Relacionados