Blog

Professor EaD: 9 dicas para o trabalho remoto

professor ead, ensino online, trabalho remoto

O professor EaD precisa se adaptar a realidade do trabalho remoto para conduzir o ensino online de maneira eficaz, com planejamento e estratégias que permitam ter produtividade nas suas atividades, engajamento dos alunos e ferramentas adequadas para ministrar as aulas.

Pode ser muito desafiador o trabalho remoto para quem está iniciando a carreira como professor EaD, embora o ensino online traga diversas vantagens, é preciso se organizar para se adequar ao modelo e ter sucesso na área.

Veja no post de hoje, algumas dicas para te ajudar a planejar o trabalho remoto como professor EaD!

9 dicas para o trabalho remoto como professor EaD

O professor EaD precisa entender que o trabalho remoto tem suas particularidades, principalmente quanto aos horários, local, maneira de se comunicar, metodologia, formato das aulas e as ferramentas, que envolvem o uso da tecnologia.

As 9 dicas que selecionamos, podem te ajudar a conduzir o ensino online de maneira mais assertiva, confira!

  1. Defina seu horário de trabalho

O professor EaD precisa definir seu horário de trabalho remoto para delimitar o tempo destinado às atividades do ensino online, por mais que trabalhe em casa e tenha mais flexibilidade, não quer dizer que deve estar disponível 24 horas por dia. É importante ser produtivo durante o horário estabelecido, para conseguir aproveitar os momentos de descanso e lazer, interagir com a família, realizar as atividades domésticas e demais compromissos.

  1. Crie um local de trabalho

Para aumentar a produtividade e cumprir o horário definido, é importante que o professor EaD sinta que está no seu momento de trabalho, portanto, ter um local próprio para trabalhar pode ajudar muito. Escolha um cômodo ou um espaço onde possa montar sua mesa de trabalho e criar seu home office, com todos os seus materiais disponíveis. Além disso, desvincular casa do trabalho é importante para conseguir se desligar após o expediente.

  1. Faça planejamento das aulas

Para conduzir o ensino online adequadamente, é essencial fazer um planejamento das aulas para seguir um roteiro e abordar todos os conteúdos selecionados, com organização e coerência. 

O plano de aula se resume no conteúdo que será abordado durante as aulas, a previsão de atividades avaliativas, os recursos e ferramentas que serão utilizados e materiais de apoio — com objetivo de aprimorar as práticas pedagógicas e o aprendizado dos alunos.

  1. Utilize ferramentas de organização

Para te ajudar a organizar suas tarefas, você pode utilizar aplicativos, entre eles:

  • Trello: para organização e gestão de tarefas;
  • Miro: para a criação de mapas mentais; 
  • Asana: para gerenciamento de projetos.
  1. Utilize diferentes conteúdos digitais

No ensino online, os materiais precisam ser mais interessantes para engajar os alunos, portanto, o professor EaD precisa explorar diferentes formatos para abordar os conteúdos: videoaulas, aulas ao vivo, e-books, questionários digitais, vídeos, infográficos, trilhas de aprendizagem, quizzes, gamificação, entre outros.

  1. Disponibilize diversos canais de comunicação

A comunicação é essencial no ensino online, para o professor EaD interagir com os alunos, trocar informações e tirar dúvidas. Disponibilize diversos canais para se comunicar com eles, pode ser via e-mail, WhatsApp, chat e fórum da sua plataforma EaD. Não se esqueça de delimitar dias e horários para o contato, para respeitar seu horário de trabalho remoto.

  1. Convide outros profissionais para participarem da sua aula

Para diversificar suas aulas, convide um colega para compartilhar seus conhecimentos e experiências com seus alunos, pode ser através de uma transmissão ao vivo, onde podem interagir e fazer perguntas. Você também pode convidar um influenciador ou uma pessoa referência no assunto.

  1. Produza videoaulas de qualidade

As videoaulas precisam ter qualidade para que os alunos consigam aprender efetivamente, além do conteúdo apresentado pelo professor EaD, outras características devem ser bem elaboradas:

Câmera;

Microfone;

Iluminação;

Edição de vídeo.

  1. Hospedar o curso e divulgar

Por fim, é importante contratar uma boa plataforma EaD para hospedar e divulgar seu curso, que disponibilize todas as ferramentas para o ensino online: espaço para armazenar os conteúdos, videoaulas, chat, fórum, certificados, etc. Além disso, precisa ter a opção de venda e meios de pagamento.

___________________________________________________________________

Quer se tornar professor EaD e criar seu próprio curso online? 

A eadSimples é uma plataforma de ensino online completa, que oferece um plano gratuito vitalício com possibilidade de upgrades e você não precisa pagar comissão por vendas.

Nossa plataforma EaD oferece todas as ferramentas necessárias para realizar o ensino online, entre elas:

  • Criação e hospedagem de cursos online;
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem;
  • Aulas ao vivo;
  • Fóruns;
  • Chats;
  • Espaço para armazenamento de arquivos;
  • Integração para vídeos externos;
  • Avaliações;
  • Emissão de certificado;
  • Planos de assinatura;
  • Loja para vender cursos online;
  • Suporte.

Solicite acesso grátis agora mesmo!

Para conhecer todos os nossos planos, acesse o link.

Continue acompanhando o blog para ler mais artigos como este!

Artigos Relacionados