Blog

Montar um curso online: saiba como fazer!

montar um curso online, gravação de vídeos

Montar um curso online requer alguns equipamentos básicos de gravação de vídeos: câmera, microfone e iluminação. Um vídeo consiste no registro de uma sequência de imagens acompanhadas de áudio e a imagem é o registro da impressão da luz.

Portanto, confira no post de hoje, como esses equipamentos básicos ajudam a montar um curso online!

Iluminação para montar um curso online

A iluminação é fundamental para montar um curso online, pois se a luz for ruim, as imagens ficarão com baixa qualidade, podendo comprometer o conteúdo apresentado no vídeo.

Para ter uma boa iluminação, você pode adquirir um abajur ou um spot com lâmpada comum mesmo, assim você já terá um efeito melhor na imagem — quanto mais luz, mais limpa ficará a imagem!

Vale ressaltar que o excesso de luz também irá prejudicar a sua imagem, então busque um equilíbrio e teste a iluminação antes de iniciar a gravação de vídeos.

O recomendamo é colocar a fonte de luz em ambos os lados câmera, com uma distância razoável para favorecer a imagem. Faça um ajuste final, aproximando ou afastando a fonte de luz do objeto a ser filmado.

Por exemplo, o professor pode ficar no centro da sala ou cenário onde irá ocorrer a gravação de vídeos, a câmera é colocada a sua frente com o enquadramento próximo ao seu rosto, com dois abajures com lâmpadas frias (fluorescentes brancas de 20 a 24 watts).

A luz principal deve ficar mais próxima, pode ser na mesa onde o professor irá ficar, com um ângulo de 45º em relação à câmera, enquanto a outra luz ficará atrás, com um ângulo de 60º graus.

A ideia é que o professor fique bem iluminado e sem sombras. A luz pode ser colorida, por exemplo, caso queira ressaltar o contorno de quem está a frente da câmera, mas a fonte de luz não deve ser captada na imagem. As luzes devem ser suavizadas para não aparecer na câmera, isso pode ser feito com uma folha de papel-manteiga à frente da sua fonte de iluminação.

Câmera

A câmera é indispensável para montar um curso online, afinal, é ela que irá captar as imagens e os áudios dos seus vídeos. Recomendamos câmeras no modelo HDSLR, pois utilizam espelhos que permitem que o visor mostre exatamente a imagem a ser registrada, com a exata quantidade de luz que será capturada. As câmeras HDSLR são digitais e gravam vídeos em alta definição e precisão das imagens.

Confira alguns exemplos de câmeras desse modelo, que são mais acessíveis financeiramente!

  • Cannon EOS T5 — suporta a troca de lentes, grava em Full HD 30 FPS, tem alta qualidade de imagem e boa iluminação. Entretanto, grava apenas 12 minutos contínuos, precisa de boa iluminação para a imagem ficar boa, não possui entrada p2 para microfone externo e o foco automático é lento;
  • Cannon EOS T5i — praticamente igual ao modelo anterior, o diferencial é a tela touchscreen;
  • Cannon EOS T3i — grava em Full HD 30 FPS, mas também precisa de iluminação adequada para captar uma imagem melhor, tem a possibilidade de troca de lentes, display que gira e possui entrada p2 para microfone externo. Grava apenas 12 minutos seguidos e o foco automático é lento;
  • Cannon 70D — grava em Full HD 30 FPS, desde que tenha uma iluminação acertada para captar uma imagem de qualidade, seu display gira para visualização, possui entrada P2 para microfone externo, possui comandos na tela touchscreen, o foco automático mais rápido, disponibiliza um APP para controle via wi-fi;
  • Cannon 6D — sua gravação de vídeos é em Full HD 30 FPS mesmo com baixa luminosidade, tem a possibilidade de trocar de lentes e possui entrada p2 para microfone;
  • GoPro Hero 4 Black edition — é uma câmera pequena e fácil de transportar, possibilitar fazer gravações embaixo d’água, possui vários acessórios de suporte e fixação, tem resolução de 4k ou 1080 com 30 FPS, permite controlar via APP.
  • Webcam Logitech c920 — tem a alta resolução em Full HD, fácil fixação em monitores ou tripés, mas oferece poucas possibilidades de ajuste, o qual deve ser feito por um software próprio.

Independente de qual câmera você escolher, o mais importante para montar seu curso online, é ser Full HD, 30 FPS, tolerância a baixa luminosidade e gravar mais minutos consecutivos. Os modelos que apresentamos são mais acessíveis, compare e opte pela que atende melhor as suas necessidades.

Microfone

O terceiro item para montar um curso online é o microfone. Ele possibilita captar o áudio de qualidade, para os alunos que assistem as videoaulas consigam compreender os conteúdos ministrados pelo professor.

Um bom microfone evita ruídos e falhas no áudio, oferecendo um som adequado e com volume audível. Por isso, é importante adquirir um microfone externo, não utilizar o da câmera.

Primeiramente, o local escolhido para fazer as gravações e favorecer o microfone, não pode ser muito amplo e vazio, pois gera eco e compromete a qualidade do áudio. Opte por um espaço menor e com móveis bem distribuídos para ter um áudio mais ajustado.

Recomendamos a utilização do microfone AudioTechnica ATR3350, ele tem boa qualidade e preço acessível para quem está começando a montar um curso online. 

Outro fator importante para montar um curso online, é hospedar os seus vídeos em uma boa plataforma EaD. A eadSimples oferece hospedagem de vídeos com qualidade e um ambiente virtual de aprendizagem completo.

Conheça nossos planos e preços acessando aqui ou experimente grátis!

Artigos Relacionados