Blog

7 equipamentos para dar aula online

equipamentos aula online no curso ead

Os equipamentos para dar aula online são essenciais para ministrar um curso EaD, mas não quer dizer que você terá que gastar muito com isso.

Mesmo que você não tenha tanta familiaridade com a tecnologia, nem muito dinheiro disponível para investir, é mais simples do que parece. 

No post de hoje vamos te explicar quais são os principais equipamentos que você precisa ter para dar aula online.

7 equipamentos para dar aula online

Confira os sete principais equipamentos para dar aula online no seu curso EaD, para garantir uma boa experiência virtual aos seus alunos. 

Equipamentos para dar aula online: Computador ou celular 

Ter um computador é essencial para dar aula online, pode ser um desktop ou um notebook com funções básicas, não precisa ser um muito sofisticado. Entretanto, precisa ter uma webcam e um microfone.

A quantidade de memória disponível no seu computador é um diferencial, pois consegue rodar programas de gravação e edição das suas videoaulas com maior velocidade.

Caso você não tenha um computador ou notebook e não possa adquirir agora, pode utilizar o seu smartphone para dar aula online.  Esses equipamentos para dar aula online são indispensáveis!

Independente de qual dispositivo você irá usar, o importante é garantir uma boa conexão com a internet, para evitar que a tela trave em uma transmissão ao vivo, por exemplo.

Equipamentos para dar aula online: Microfone

O celular e o computador costumam vir com microfones, mas é essencial que ofereçam um som de qualidade, para que os alunos retenham todas as informações.

Se necessário, invista em um microfone mais profissional, que evite ruídos e proporcione um som mais limpo, com menos de 100 reais é possível adquirir um. Esse é um dos equipamentos para dar aula online mais importantes.

Equipamentos para dar aula online: Câmera 

A câmera também já está inclusa no celular e computador, mas é importante que ela seja de qualidade e esteja funcionando bem, faça um teste antes. Se necessário, invista em uma mais profissional, que ofereça efeitos e alta resolução.

Vale ressaltar que uma câmera mais cara não quer dizer que seja melhor, porque uma gravação depende de outros fatores para ter qualidade. Seu computador, por exemplo, pode não suportar uma câmera de porte maior. 

Mas no geral, quanto melhor a câmera, certamente a gravação será melhor! 

Equipamentos para dar aula online: Iluminação 

Entre os equipamentos para dar aula online, ter uma boa iluminação é essencial para dar aula online e oferecer uma imagem de qualidade, não só por uma questão estética, mas também porque os alunos poderão ver melhor as informações contidas na tela e a expressão do professor.  

Lembrando que uma gravação escura ou muito clara não é o ideal, prefira uma iluminação intermediária. Se possível, utilize a luz natural ou adquira uma Ring Light ou uma Softbox.

Tripé 

Para apoiar a câmera ou celular e manter a estabilidade da gravação, vale a pena investir em um tripé. Com ele você também poderá se movimentar com mais tranquilidade, transitar entre diferentes cenários, por exemplo. 

Equipamentos para dar aula online: Software de edição 

O software de edição é muito necessário para editar sua aula, cortar partes com erros, ajustar a imagem e o som, colocar legenda, entre outros. Existem editores mais simples e os mais complexos. Escolha um de acordo com suas habilidades. 

Plataforma EaD

Por fim, ter uma plataforma EaD é o grande diferencial para dar aula online, pois oferece diversas ferramentas para otimizar o processo de ensino e aprendizagem a distância, por exemplo:

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem;
  • Compartilhamento de materiais;
  • Transmissões ao vivo;
  • Videoaulas;
  • Certificado;
  • Fórum de discussão e chat;
  • Entre outros.

Agora que você já sabe quais os principais equipamentos para dar aula online, escolha a melhor plataforma EaD, a eadSimples!

Oferecemos diversos recursos para facilitar e melhorar seu curso EaD:

  • Acesso de alunos simultaneamente é ilimitado;
  • Ambiente de aulas ao vivo e gravadas;
  • Espaço para compartilhamento de materiais;
  • Realização de avaliações e atividades;
  • Trilhas de aprendizagem;
  • Chats;
  • Área de membros;
  • Relatórios para acompanhar a evolução dos alunos;
  • Personalização;
  • E muitos mais!

Conheça o plano grátis da eadSimples!

Artigos Relacionados