Blog

ChatGPT na educação: quais as possibilidades?

chatgpt na educação, chatgpt, tecnologia, inteligência artificial

O ChatGPT na educação é uma tendência e está gerando muita expectativa no setor educacional, porque traz diversas possibilidades para os alunos e professores, com a tecnologia da Inteligência Artificial, ele pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem.

ChatGPT é um software desenvolvido pela OpenAI, uma empresa norte-americana de pesquisa e implantação de Inteligência Artificial nas mais diversas áreas da sociedade, além da educação.

É um modelo de linguagem avançado, projetado especificamente para gerar respostas de conversação, treinado em uma grande quantidade de dados de texto da Internet para entender e gerar um texto humano em resposta a solicitações ou perguntas.

Saiba como funciona o ChatGPT na educação, acompanhando o post de hoje!

O que é o ChatGPT na educação?

ChatGPT na educação é uma ferramenta de Inteligência Artificial que reproduz a linguagem humana por meio de texto, responde qualquer pergunta feita pelo usuário, como se fosse uma conversa.

É um sistema de chatbot aprimorado, que simula a interação humana e desenvolve um diálogo a partir dos assuntos sugeridos pelo usuário, ele produz respostas imediatas e aprofundadas sobre o que é perguntado.

As respostas são produzidas pela Inteligência Artificial, que a partir de um banco de textos disponíveis em toda a internet, desenvolve uma linguagem própria para produzir as respostas e criar textos.

Desse modo, o ChatGPT na educação é utilizado para fazer perguntas sobre os temas estudados em sala de aula e ter acesso a um texto explicativo sobre o que é perguntado na ferramenta.

Perguntamos para a ferramenta o que é ChatGPT na educação e a resposta foi a seguinte:

“ChatGPT para educação refere-se à aplicação do modelo de linguagem ChatGPT em ambientes educacionais. Educadores e alunos podem utilizar o ChatGPT como uma ferramenta para aprimorar o aprendizado, apoiar pesquisas, facilitar discussões e explorar vários assuntos” (OpenAI).

Quais as possibilidades do ChatGPT na educação?

O ChatGPT na educação responde a qualquer pergunta sobre um tema a ser estudado, em formato de texto, a partir de um banco de dados administrado pela tecnologia de Inteligência Artificial da ferramenta.

Pode servir para diferentes atividades que envolvem textos, tais como: escrever conteúdos dos mais variados tipos e formatos, traduzir textos, revisar, corrigir e refinar artigos, fazer resumos, auxiliar na produção de trabalhos escolares, referência para pesquisas, roteiro de aula, entre outros.

Algumas possibilidades de uso do ChatGPT na educação:

  • Referência de pesquisa: estudantes e pesquisadores podem encontrar informações relevantes, reunir insights e gerar ideias para seus projetos ou tarefas;
  • Tutoria e apoio à aprendizagem: fornece explicações, esclarecimentos e exemplos sobre diversos temas, servindo como um tutor virtual ou um companheiro de estudo;
  • Prática de escrita e linguagem: os alunos podem se envolver em conversas escritas com o ChatGPT para melhorar suas habilidades de escrita, receber feedback sobre suas composições ou explorar diferentes estilos de escrita;
  • Exploração de conceitos: ajuda os alunos a explorar conceitos complexos, respondendo a perguntas, fornecendo exemplos ou participando de discussões para promover uma compreensão mais profunda do assunto.
  • Escrita criativa e narrativa: o ChatGPT pode ajudar os alunos a gerar ideias para histórias, desenvolver personagens ou fornecer inspiração para exercícios de escrita criativa.

A proposta do ChatGPT na educação, é tê-lo como referência, não para substituir o trabalho dos alunos ou educadores. A ferramenta deve servir para ter ideias e sugestões, para complementar os conteúdos produzidos por nós.

Temos a tecnologia e a Inteligência Artificial como facilitadoras, elas não são exatamente capazes das mesmas habilidades humanas. É possível adaptar as ideias obtidas na ferramenta conforme as suas necessidades.

Veja o que o próprio ChatGPT diz a respeito disso:

Embora o ChatGPT possa ser uma ferramenta educacional valiosa, ele tem limitações. Pode nem sempre fornecer respostas precisas ou abrangentes, e suas respostas devem ser verificadas e complementadas com fontes confiáveis ​​quando necessário. Educadores e alunos devem usar habilidades de pensamento crítico e ter cuidado ao confiar apenas no ChatGPT para fins educacionais” (OpenAI).

Como utilizar a ferramenta?

Para utilizar o ChatGPT na educação, é simples! A ferramenta é gratuita e tem opções de assinaturas para acessar recursos mais avançados. Veja como iniciar o uso:

  1. Acesse a ferramenta: entre no site oficial e faça o cadastro;
  2. Conheça o chat: navegue pelo site e experimente a ferramenta;
  3. Teste: faça perguntas e leia as respostas;
  4. Explore: seja mais específico nas perguntas, solicite diferentes formatos de texto.

___________________________________________________________________

O ChatGPT na educação é uma tecnologia que surgiu para inovar o processo de ensino e aprendizagem, assim como a plataforma EaD!

Com a eadSimples, você pode criar e vender seu curso online de maneira simplificada e com tecnologia de qualidade. Confira algumas funcionalidades que nossa plataforma EaD oferece:

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem;
  • Trilhas de aprendizagem;
  • Chat e fórum de discussão;
  • Aulas ao vivo e videoaulas;
  • Avaliações e atividades online;
  • Vídeos educativos;
  • Biblioteca de conteúdos;
  • Loja com sistemas de pagamento;
  • Modelos prontos de cursos;
  • Sistema de gestão;
  • E muito mais!

A eadSimples oferece um plano gratuito vitalício, com possibilidade de upgrades, sem pagar comissão por vendas.

Experimente gratuitamente!

Continue acompanhando nosso blog para acompanhar artigos como este!

Artigos Relacionados