Blog

Plataforma EaD para empresas: 7 ações de educação corporativa

plataforma EaD para empresas, treinamentos online, educação corporativa

A plataforma EaD para empresas pode ser utilizada para realizar a educação corporativa com treinamentos online, essa modalidade se tornou tendência entre as organizações que investem no capital humano, capacitando os colaboradores e promovendo o desenvolvimento profissional interno.

Toda empresa precisa de colaboradores capacitados para alcançar resultados positivos em suas ações, bem como valorizar os profissionais que fazem parte da sua equipe.

Diante dessa necessidade, a educação corporativa promove treinamentos online aos colaboradores com as vantagens do ensino e aprendizagem à distância, realizados por uma plataforma EaD para empresas.

Confira no post de hoje, 7 ações de educação corporativa que podem ser realizadas pela plataforma EaD para empresas! Conheça também os 7 pilares para implementar as ações.

7 pilares da educação corporativa na plataforma EaD para empresas

Existem 7 pilares norteadores para as ações de educação corporativa, tanto na modalidade presencial como nos treinamentos online, realizados na plataforma EaD para empresas.

Os 7 pilares foram definidos por Marisa Eboli, especialista no tema e autora do livro “Educação corporativa no Brasil: mitos e verdades”. São eles:

  1. Competitividade: a capacitação dos colaboradores e a cultura da educação corporativa torna a empresa mais competitiva no mercado;
  2. Perpetuidade: a educação como ferramenta de gestão do conhecimento permite criar, manter, transformar e transmitir as crenças e valores da empresa;
  3. Conectividade: através da educação é possível formar uma rede que conecta as pessoas e o ambiente em que elas estão inseridas;
  4. Disponibilidade: facilita a disseminação do conhecimento, pois não depende de um lugar específico e nem hora estabelecida, mas sim de um processo contínuo;
  5. Cidadania: promove o desenvolvimento individual, coletivo, e social dos profissionais;
  6. Sustentabilidade: o aprendizado colabora com os princípios de manutenção de recursos naturais e desenvolvimento sustentável;
  7. Parceria: educação dos profissionais mais produtiva por meio de parcerias com Universidades ou empresas especializadas.

7 ações para a educação corporativa

A plataforma EaD para empresas é uma ferramenta que oferece diversos recursos que favorecem o processo de ensino e aprendizagem à distância e permitem criar treinamentos online para capacitar os profissionais. Existem 7 ações que podem aprimorar esse processo, confira!

  1. Criar uma gestão do conhecimento

Trata-se da gestão do capital intelectual necessário para as tarefas da empresa, isto é, administrar os conhecimentos que os colaboradores precisam para executar as suas atividades com eficiência e qualidade.

A gestão do conhecimento é responsável por disseminar os conhecimentos, identificando quais precisam ser desenvolvidos e elaborando treinamentos online na plataforma EaD para empresas, buscando suprir essas necessidades.

  1. Oferecer treinamentos online contínuos

Para manter os profissionais em constante desenvolvimento e atualizados, é importante realizar periodicamente os treinamentos online, tornando a educação corporativa parte da cultura organizacional. 

A modalidade remota favorece esse processo, porque permite maior flexibilidade para estudar e aborda os conteúdos com recursos interativos e dinâmicos. Portanto, ter uma plataforma EaD para empresas permite criar uma universidade corporativa, mantendo os colaboradores em constante processo de aprendizagem.

  1. Utilizar recursos digitais de aprendizagem

Os recursos digitais presentes na plataforma EaD para empresas, possibilitam transmitir conhecimentos de maneira mais prática e dinâmica, como as aulas ao vivo, webconferências, videoaulas, gamificação, realidade virtual e aumentada, vídeos, e-books, quizzes, slides, fórum, chat e uma série de materiais.

Elas facilitam a interação e a comunicação, permitem realizar todas as atividades online, assistir aulas remotas, participar de encontros ao vivo, acessar os materiais de apoio e tudo o que envolve o processo de aprendizagem. Portanto, explore todos os recursos digitais disponíveis!

  1. Promover trocas de ideias

Uma educação corporativa eficaz, estimula a criatividade dos profissionais, facilitando a solução de problemas e a criação de projetos, portanto, é importante que a empresa esteja aberta ao diálogo, a pluralidade de ideias, a escuta ativa, a sugestões. 

É possível promover essa troca de ideias através do fórum da plataforma EaD para empresas, todos os profissionais podem discutir sobre um assunto e apresentar seu ponto de vista.

  1. Forme agentes multiplicadores internos

Os agentes multiplicadores internos, são responsáveis por disseminar as ideias e os conhecimentos obtidos nos treinamentos online, eles atuam como tutores dos colegas e motivam o aprendizado e a prática do que foi aprendido na rotina de trabalho.

Eleja entre os profissionais, aqueles que mais se comprometem com a educação corporativa para serem os multiplicadores, como forma de reconhecimento.

Essa ação é muito eficaz para disseminar os conhecimentos, porque 20% do aprendizado é adquirido a partir da interação e da influência dos colegas, segundo o método 70 20 10.

  1. Hard skills e soft skills

As hard skills e as soft skills são fundamentais para a atuação no mercado de trabalho, a primeira envolve as habilidades técnicas necessárias para desempenhar a função, e a segunda se refere as habilidades interpessoais e comportamentais.

Essas habilidades não podem faltar nos treinamentos online da sua plataforma EaD para empresas, é importante abordar frequentemente para aprimorar os conhecimentos técnicos, interpessoais e comportamentais.

  1. Trilhas de aprendizagem

Trilhas de aprendizagem são recursos disponíveis na plataforma EaD para empresas, que consistem em um conjunto sistemático e contínuo de atividades para desenvolver competências técnicas e comportamentais por meio da flexibilidade, experiência e diversidade de estímulos.

Esse método oferece diferentes abordagens de ensino, e o profissional pode escolher a que melhor se adapta as suas necessidades, combinando conteúdos teóricos e práticos, por exemplo.

___________________________________________________________________

Para promover a educação corporativa na sua empresa e oferecer treinamentos online para os seus colaboradores, conheça a eadSimples!

Nossa plataforma EaD para empresas oferece todas as ferramentas necessárias para realizar cursos online para a sua equipe, de maneira personalizada para o seu negócio!

Confira as funcionalidades que a eadSimples oferece, no Plano Mensal FLEX:

  • Hospedagem e criação de treinamentos online (opção de modelos prontos e personalização);
  • Sistema de gestão;
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem;
  • Espaço de 40 GB para armazenar arquivos;
  • Aulas ao vivo;
  • Videoaulas;
  • Trilhas de aprendizagem e avaliações;
  • Fórum e chat;
  • Emissão de certificados personalizados;
  • E muito mais!

Saiba mais sobre o Plano Mensal FLEX e assine agora mesmo, acessando aqui.

Teste a plataforma eadSimples gratuitamente, clicando no link.

Continue acompanhando nosso blog para acompanhar artigos como este!

Artigos Relacionados