Blog

Gestão do conhecimento nas empresas: o que é e como aplicar?

gestão do conhecimento, capital intelectual, educação corporativa, plataforma ead para empresas

Gestão do conhecimento é um conjunto de práticas responsável por armazenar e gerir as informações que movimentam os processos da organização, bem como o capital intelectual, e está diretamente relacionado a educação corporativa. Entenda melhor como funciona e como a plataforma EaD para empresas pode ajudar!

O que é gestão do conhecimento?

Gestão do conhecimento é um conjunto de processos, experiências e práticas corporativas que atuam com o capital intelectual de uma empresa, ou seja, os conhecimentos profissionais, adquiridos e armazenados, pelos colaboradores que atuam na organização.

Trata-se da gestão do capital intelectual necessário para as tarefas da empresa, isto é, administrar os conhecimentos que os colaboradores precisam para executar as suas atividades com eficiência e qualidade.

Desse modo, o gestor precisa identificar quais os conhecimentos necessários para executar cada tarefa, o que os colaboradores já sabem e o que precisam aprender para desempenhar as suas funções.

O capital intelectual de uma empresa costuma ser desenvolvido e aprimorado através da educação corporativa, com cursos e treinamentos que capacitam e aperfeiçoam os profissionais.

A gestão do conhecimento é responsável, portanto, por disseminar os conhecimentos, identificando quais precisam ser desenvolvidos e elaborando cursos e treinamentos para suprir essas necessidades.

Qual a importância da gestão do conhecimento?

A gestão do conhecimento é fundamental para realizar um trabalho de maior qualidade, garantindo que informações importantes para a evolução da empresa sejam compartilhadas e aplicadas pelos colaboradores.

Permite, assim, alinhar os conhecimentos dos colaboradores aos objetivos e valores da organização, bem como captar profissionais capacitados conforme as necessidades da empresa.

A gestão do conhecimento é muito importante por esses motivos, e ainda traz diversas vantagens para a organização, como:

Potencializa o engajamento e motivação dos colaboradores

Quando os colaboradores possuem todos os conhecimentos necessários para executar as suas tarefas e também para trabalhar em equipe, o trabalho flui melhor e gera resultados satisfatórios, tornando a rotina de atividades mais prazerosa e produtiva.

Além disso, quando recebem todos os conhecimentos, sentem-se valorizados e estimulados a entregar o seu melhor, compartilham suas ideias para agregar o trabalho e sentem vontade de se desenvolver.

Cria a cultura da educação continuada

A educação continuada é essencial para o crescimento profissional dos colaboradores e também da empresa, desse modo, compartilhar novos conhecimentos através de cursos e treinamentos, permite o aperfeiçoamento dos processos organizacionais e do capital intelectual.

Quanto mais conhecimentos são desenvolvidos, mais motivados os colaboradores ficam para continuarem aprendendo, pois otimiza o próprio desempenho e agrega valor a vida profissional — criando, assim, uma educação corporativa como parte da cultura organizacional.

Melhora o clima organizacional

Colaboradores mais capacitados e valorizados por meio da educação corporativa, sentem-se mais motivados e abertos para trabalhar em equipe e trocar informações e conhecimentos com os colegas, bem como satisfação em trabalhar na empresa.

O clima organizacional positivo gera maior bem-estar dentro da empresa e potencializa a produtividade, além de criar uma atmosfera amigável e colaborativa entre profissionais.

Otimiza a comunicação interna

O fluxo constante de informações e troca de conhecimentos, promove uma comunicação mais eficiente, uma vez que os colaboradores compreendem todos os processos da empresa e o seu papel diante disso.

Dessa forma, o trabalho em equipe se torna mais evidente, estimulando a troca de ideias e o compartilhamento de informações que potencializam o trabalho geral, além disso, o interesse em participar e discutir com os colegas sobre as melhores práticas aumenta.

Como fazer a gestão do conhecimento?

As práticas mais utilizadas para realizar a gestão do conhecimento são: o levantamento do capital intelectual necessário para realizar os processos da empresa, identificar quais conhecimentos os colaboradores possuem e quais precisam aprender, e elaborar cursos ou treinamentos para compartilhar essas informações. Dessa forma, é possível acompanhar os resultados e otimizar conforme a necessidade.

Para isso, o gestor pode utilizar as seguintes estratégias:

Levantamento de Necessidade de Treinamento

O Levantamento de Necessidade de Treinamento (LNT) consiste na identificação de conhecimentos, habilidades e competências que faltam para otimizar as atividades realizadas pela equipe e fazer a gestão do conhecimento.

Essa ação ajuda a planejar treinamentos mais assertivos, que vão impactar os resultados da empresa, com estratégias específicas para solucionar os problemas identificados.

Matriz de treinamento

A matriz de treinamento ajuda a planejar e aplicar melhor o LNT, a partir do levantamento de necessidades por equipe, setor e função. Com os dados obtidos, permite formular um documento com todas as informações e criar uma planilha indicando todos os treinamentos que serão realizados no ano, organizados em um cronograma com data, hora e conteúdos a ser trabalhado.

Dessa forma, é mais fácil gerir os conhecimentos que estão sendo desenvolvidos e acompanhar os resultados, garantindo o aperfeiçoamento do capital intelectual da empresa e a gestão do conhecimento.

Educação corporativa

A educação corporativa consiste na capacitação e aperfeiçoamento dos colaboradores através de cursos e treinamentos, visando adquirir conhecimentos para suprir as necessidades identificadas e melhorar o desempenho.

Os cursos e treinamentos são promovidos pela própria organização, para suprir essas carências, podem ser presenciais ou online, utilizando uma plataforma EaD para empresas.

Promover a gestão do conhecimento na empresa é tão importante, que grandes empresas já tem a educação corporativa como cultura, como a Petrobrás, Google, Leroy Merlin e Apple. Confira os exemplos em nosso artigo do blog, clicando aqui.

___________________________________________________________________

Para investir no capital intelectual da sua empresa com a educação corporativa online, escolha a melhor plataforma EaD para empresas!

A eadSimples é uma plataforma de ensino online, desenvolvida de forma personalizada para o seu negócio. Confira nossos diferenciais para empresas:

  • Crie cursos e distribua as vagas para setores e filiais da empresa.
  • Cadastre gestores para filiais e setores que conseguem acompanhar a evolução dos seus alunos.
  • Utilize planos mais completos da eadSimples e hospede todo seu conteúdo para direto na plataforma.
  • Importe planilhas com alunos para matricular em lote.
  • Personalize a identidade visual da plataforma de acordo com sua empresa.
  • Integração ao site/sistema da sua empresa, sem precisar editar site ou ambiente loja da sua plataforma.
  • Opção para criar sub-plataformas com identidade visual única e conectada com a sua plataforma principal. 

Conheça a solução completa da eadSimples para empresas, acessando aqui.

Experimente grátis!

Artigos Relacionados