A comunicação empresarial é um dos pilares do sucesso para um negócio, as organizações que se comunicam de maneira eficiente, com o público interno e externo, possuem vantagens no mercado quanto a relevância e competitividade.
Com a expansão do uso das novas tecnologias digitais de comunicação e informação, as estratégias precisaram ser adaptadas para estabelecer uma linguagem empresarial que contemple novos canais e novas dinâmicas de relacionamento entre as empresas e seus diferentes públicos.
Para entender melhor o que é comunicação empresarial e como melhorar esse aspecto no seu negócio, acompanhe o artigo e descubra!
O que é comunicação empresarial?
Comunicação empresarial é um conjunto de estratégias adotadas por uma empresa para se comunicar de maneira eficiente com seu público interno e externo, transmitindo informações com clareza e objetividade.
Envolve uma série de processos e ações para garantir que a mensagem correta chegue até seu destino no momento adequado, ou seja, visa que as informações circulem sem ruídos entre as pessoas envolvidas na dinâmica organizacional, evitando interpretações equivocadas.
A comunicação empresarial também se preocupa em adotar canais adequados para se comunicar com cada público, dentro e fora da organização, tendo em vista que a relação estabelecida difere entre eles.
Tipos de comunicação empresarial
A comunicação empresarial é dividida em 2 grupos: interno e externo, ou seja, os colaboradores da empresa e os clientes, fornecedores e parceiros.
1. Comunicação empresarial interna
O objetivo da comunicação empresarial interna é otimizar os diálogos e melhorar o relacionamento entre os colaboradores, para otimizar os processos de trabalho e engajar a equipe.
2. Comunicação empresarial externa
A comunicação empresarial externa pretende cultivar um bom relacionamento com clientes, prospects, fornecedores, parceiros e mídia, para divulgar e fortalecer a marca e alcançar mais clientes.
Os 3 pilares da comunicação empresarial
Os 3 pilares que sustentam as estratégias da comunicação empresarial, são:
1. Institucional
Se refere às ações voltadas ao posicionamento da marca e à construção de uma imagem pública a partir de uma comunicação empresarial eficiente, adequada para cada público.
2. Gestão
Envolve a cultura organizacional e a difusão dos valores da empresa para o público interno, com estratégias de comunicação empresarial para troca de informações, visando a colaboração entre os colaboradores e o trabalho em equipe.
A comunicação e a troca de informações dentro da empresa, deve ocorrer verticalmente (entre os níveis hierárquicos da empresa) e de maneira horizontal, entre colegas e departamentos.
Para promover uma comunicação empresarial na sua organização, o ideal é realizar treinamentos e capacitação aos colaboradores, para que todos aprendam a se comunicar de maneira eficiente.
Uma tendência em treinamento empresarial para facilitar esse trabalho, é o EaD corporativo. Conheça algumas de suas vantagens neste artigo: Universidade corporativa: como a plataforma EaD para empresas pode ajudar?
3. Mercado
O pilar de mercado na comunicação empresarial se refere às estratégias de marketing para divulgar a empresa e suas soluções para o público, que devem ser comunicadas de maneira eficiente para ter resultados.
Principais objetivos
Os principais objetivos que direcionam as estratégias de comunicação empresarial, envolvem fortalecer a marca, otimizar os processos internos, melhorar o relacionamento com os clientes, alcançar mais pessoas e aumentar as vendas.
Confira em detalhes quais são os objetivos fundamentais da comunicação empresarial:
1. Fortalecer a marca
Otimizar a consciência de marca para o público-alvo conhecer a empresa e o que ela tem a oferecer, ou seja, é a imagem da marca construída na mente das pessoas.
2. Engajar os colaboradores
Serve para se comunicar com o público interno e desenvolver um bom relacionamento entre a empresa e seus colaboradores, estabelecendo transparência nos diálogos. Isso gera maior confiança, satisfação e engajamento dos colaboradores.
Confira dicas para melhorar o engajamento dos seus colaboradores neste artigo: Educação corporativa e técnicas de engajamento
3. Alcançar o público
A comunicação empresarial pretende se comunicar com o público para atrair mais clientes, para isso, é preciso utilizar canais adequados, ou seja, para alcançar a sua audiência é preciso estar no mesmo canal.
Importância da comunicação empresarial
Estabelecer uma comunicação efetiva com colaboradores e clientes é fundamental para o sucesso da sua empresa, pois transmitir as mensagens certas nos momentos certos, constrói uma imagem positiva e de profissionalismo em torno da marca.
A comunicação empresarial também alinha o discurso entre o público interno e externo, assim os colaboradores se comprometem a atender as demandas dos clientes com mais clareza, entregando um produto ou serviço de maior qualidade.
Assim os processos internos se tornam mais ágeis, eficientes e com menos erros. As informações fluem melhor, aumentando a confiança que os colaboradores e clientes depositam na empresa.
5 dicas para melhorar a comunicação empresarial
Se você percebe que a comunicação não é tão eficiente na sua empresa, fique atento aos seguintes pontos para melhorar:
1. Faça um diagnóstico de comunicação da sua empresa
Analise os processos de comunicação internos e externos e identifique possíveis ruídos, assim fica mais fácil adotar estratégias para se comunicar com maior transparência e objetividade.
2. Conheça bem o público-alvo
Estude seu público-alvo e identifique os canais de comunicação que ele utiliza para alcançá-lo e se comunicar de maneira assertiva, com a linguagem adequada.
3. Reavalie os seus valores organizacionais
Analise os valores da sua empresa e identifique se estão de acordo com seus objetivos, assim podem ser ressaltados na comunicação empresarial para alcançar os resultados esperados.
4. Interaja com o seu público
Além de transmitir mensagens para o público interno e externo, esteja aberto também para ouvi-los! Assim fica mais fácil estabelecer uma boa relação e atender suas necessidades.
5. Monitore as estratégias
Acompanhe regularmente as ações adotadas para melhorar a comunicação empresarial, peça feedbacks e oriente os colaboradores a se comprometerem com os diálogos assertivos.
Para saber mais, confira um especialista falando sobre o assunto no canal do Sebrae: acesse o link.
Conclusão
Como pudemos ver, a comunicação empresarial eficiente está diretamente ligada ao sucesso de uma empresa, ela contribui com a melhoria dos processos internos, produtos e serviços de qualidade, satisfação dos clientes, relacionamento positivo entre o público interno e externo, bem como melhores resultados para a organização.
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