Blog

Tudo sobre pedagogia empresarial

tudo sobre pedagogia empresarial

A pedagogia empresarial é ideal para você que busca impulsionar os resultados da sua empresa, pois envolve uma metodologia de educação corporativa focada em otimizar a produtividade com o desenvolvimento de competências e habilidades  dos colaboradores

Ela é aliada dos resultados positivos da organização, levando cada vez mais empresas a investir no capital humano com treinamentos para melhorar as habilidades profissionais da equipe, como mostra a pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil

Segundo esse estudo, os setores de indústria e serviços são os que mais apostam na pedagogia empresarial para evoluir, os investimentos chegam a R$754 por colaborador. 

Quer saber quais as vantagens da pedagogia empresarial e da educação corporativa para as empresas? Então acompanhe o artigo e saiba mais! 

O que é pedagogia empresarial? 

Pedagogia empresarial é um método de aprendizagem organizacional, com o objetivo de fortalecer e estimular a educação corporativa continuada nas empresas. 

Esse método envolve treinamentos, formações, consultorias e mentorias relacionadas às práticas operacionais e organizacionais da empresa, bem como habilidades pessoais que podem contribuir para os resultados da organização. 

Com a pedagogia empresarial, é possível utilizar a metodologia pedagógica para criar estratégias de compartilhamento de informações, favorecendo o negócio e estimulando o desenvolvimento profissional com a educação corporativa.

Quais os objetivos da pedagogia empresarial? 

Os principais objetivos da pedagogia empresarial nas organizações são: 

  • promover a integração dos colaboradores com a equipe e com os princípios e valores da empresa;
  • capacitar os colaboradores utilizando técnicas da pedagogia; 
  • estimular a adoção de metodologias ativas de aprendizagem nas empresas; 
  • integrar a empresa aos seus principais públicos de interesse (clientes, fornecedores, comunidade do entorno, familiares dos funcionários);
  • testar diferentes tipos de conteúdos digitais e ferramentas de aprendizagem online e presenciais; 
  • capacitar a liderança para formar colaboradores de forma efetiva;
  • estimular a gestão do conhecimento na empresa por meio da educação continuada. 

Quais as atribuições do pedagogo empresarial? 

O pedagogo empresarial é o profissional responsável por conduzir a estratégia na empresa, ele atua como articulador e mediador na relação empregador-empregado, que através de treinamentos, mentorias e capacitações, ajuda a criar a cultura do diálogo aberto e a manter todas as partes interessadas alinhadas estrategicamente. 

Dessa forma, o trabalho do pedagogo empresarial auxilia a empresa a alcançar resultados importantes, como: 

  • redução do índice de rotatividade;
  • aumento na motivação dos colaboradores;
  • trabalho em equipe para criar soluções para o negócio; 
  • valorização do desempenho de cada indivíduo;
  • estímulo à produtividade por meio do desafio.

Quais as vantagens da pedagogia empresarial para o seu negócio? 

Além dos resultados positivos quanto a produtividade e melhora na qualidade trabalho desempenhado, a pedagogia empresarial junto a educação corporativa ajudam a agregar valor a marca.

Os impactos externos que essas ações geram, envolvem:

  • melhores índices de satisfação na empresa, tornando-a atrativa para novos colaboradores; 
  • fornecedores e parceiros buscam por empresas que se importam com o desenvolvimento dos colaboradores e investem em capital humano; 
  • agrega valor de mercado e supera a concorrência quanto a reputação e imagem.

Como aplicar a pedagogia empresarial na sua organização

Confira algumas dicas para implementar a pedagogia empresarial, a partir de 3 passos essenciais.

1. Planeje e estude o contexto

Compreenda o contexto da empresa, identifique os pontos críticos da gestão e mensure algumas possibilidades onde a aprendizagem de novas habilidades pode ajudar a solucionar os problemas. 

Um exemplo seria aplicar a pedagogia empresarial para promover maior integração entre os setores e melhorar o trabalho em equipe, para que todos alcancem um resultado positivo para a empresa.

2. Elabore um plano de ação detalhado

Defina as ações necessárias para solucionar problemas e otimizar o trabalho para melhores resultados, tendo em vista os objetivos e as metas para serem alcançados.

Retomando o exemplo anterior, algumas possibilidades são: 

  • criar uma rotina de mentoria para a equipe;
  • promover treinamentos e dinâmicas de motivação entre os colaboradores; 
  • disponibilizar conteúdos em uma plataforma EaD e estimular o uso de ferramentas de interação pela equipe.

3. Crie o conteúdo e teste a metodologia 

Produza o conteúdo para colocar em prática a pedagogia empresarial, com os conhecimentos e habilidades que os colaboradores precisam desenvolver e aprender para aplicar no seu trabalho.

Utilize diferentes mídias e ferramentas para dinamizar o processo de aprendizado e engajar os colaboradores, uma vez que propõe o desenvolvimento profissional da equipe. 

Apostar na educação corporativa EaD pode ser a opção mais vantajosa para a sua empresa, pois envolve menor custo, além de atender a disponibilidade dos colaboradores, que podem aprender em tempos e lugares diversos.

Para isso, a eadSimples é uma solução para o ensino à distância, nossa plataforma EaD é completa para oferecer treinamentos e capacitações dinâmicas para a sua equipe.

Ela permite que você acompanhe o andamento de cada colaborador, além disso, oferece oportunidades de interação, como o chat online e o fórum, para garantir uma aprendizagem mais eficiente. 

Quer saber mais sobre nossa solução? Saiba mais acessando o link

Aproveite e faça um teste gratuito na plataforma eadSimples! Solicite acesso grátis agora mesmo!

 

Artigos Relacionados