Blog

LNT: como pode ajudar as empresas?

LNT: como pode ajudar as empresas? Educação corporativa

LNT é a sigla para Levantamento de Necessidade de Treinamento, prática da gestão de pessoas da empresa, responsável pelo Treinamento e Desenvolvimento (T&D), que contribui com a educação corporativa.

Entenda melhor o que é LNT e como aplicar na sua empesa para capacitar os colaboradores e obter melhores resultados, acompanhando as etapas que apresentaremos no artigo.

O que é LNT?

O Levantamento de Necessidade de Treinamento consiste na identificação de problemas relacionados aos conhecimentos, habilidades e competências que faltam para otimizar as atividades realizadas pela equipe.

Em outras palavras, o LNT é o levantamento do que os colaboradores precisam saber para atuar no trabalho, ou seja, quais são as carências de conhecimento ou habilidades no atual desempenho do profissional.

Essa ação ajuda a planejar treinamentos mais assertivos, que vão impactar os resultados da empresa, com estratégias específicas para solucionar os problemas identificados.

A empresa promove treinamentos para capacitar os colaboradores, exatamente para suprir as carências de conhecimentos e habilidades, e para ser mais produtivo, o ideal é realizar periodicamente o LNT, promovendo uma educação corporativa.

Para melhorar ainda mais o Levantamento de Necessidade de Treinamento, é indicado ter uma gestão do conhecimento na empresa, que ajuda a avaliar, identificar, distribuir e aplicar o que precisa ser desenvolvido pelos profissionais.

Como aplicar o LNT na sua empresa?

Agora que você já sabe o que é o Levantamento de Necessidade de Treinamento e quais os benefícios que traz para a empresa, confira as etapas para aplicar:

1. Diagnóstico

A primeira etapa do LNT é identificar os problemas e dificuldades na empresa relacionados ao desempenho dos colaboradores, ao perceber isso, é possível fazer o levantamento de quais conhecimentos e habilidades estão faltando para planejar treinamentos e investir na educação corporativa.

2. Análise

Após realizar o levantamento das lacunas, é possível mensurar o estado atual de desempenho da equipe e qual é o resultado esperado, assim é possível estabelecer objetivos para os treinamentos.

Para fazer essa análise, algumas ferramentas que podem ser utilizadas no LNT, são:

  • Entrevistas individuais: busque saber com os colaboradores, gestores, supervisores, gerentes e clientes, quais as dificuldades que percebem na rotina de trabalho e na sua própria atuação e o que gostariam de saber para melhorar o trabalho;
  • Grupos focais: reúna toda a equipe para discutir quais os problemas que percebem e quais conhecimentos e habilidades ajudariam a solucionar ou otimizar as suas práticas;
  • Pesquisas: aplicar pesquisas de satisfação, questionários e autoavaliação pode ajudar a identificar de maneira mais precisa a necessidade de cada um e da equipe;
  • Analisar os registros do RH: os documentos do RH podem constar relatórios importantes para identificar problemas e necessidades, como os registros de acidente de trabalho, reclamações, avaliações de desempenho, entre outros.

3. Opções de treinamentos

Após identificar os conhecimentos e habilidades que precisam constar nos treinamentos e fazer parte da educação corporativa da empresa, eleja as prioridades e considere alguns critérios para iniciar:

  • Tempo: elaborar treinamentos envolve um processo complexo, que demanda tempo, se for urgente, considere contratar um serviço especializado, se for um projeto a longo prazo, a própria empresa pode investir na educação corporativa e elaborar os próprios cursos;
  • Conformidade legal: alguns conhecimentos e habilidades são obrigatórios em determinadas áreas de atuação, nesse caso, a necessidade de treinamento é urgente e deve ser prioridade;
  • Custo: antes de investir na educação corporativa, é preciso analisar os custos,  multiplicando o número de colaboradores treinados pelo custo de treinamento;
  • Retorno: mensure o tempo que levará para que os treinamentos pagarem por si mesmos e gerem retorno sobre o investimento da empresa.

4. Relatório da necessidade de treinamentos

Com os resultados obtidos com o LNT, elabore um relatório com os motivos para realizar os treinamentos, quais são as prioridades, o investimento necessário e o retorno esperado.

Inclua recomendações de orçamento para treinamentos futuros e construa um cronograma com todos os cursos que precisam ser realizados, considerando curto e longo prazo.

Defina os métodos utilizados, as pessoas envolvidas e as recomendações gerais do treinamento e implementação da educação corporativa como parte da cultura da empresa, focada no desenvolvimento profissional e do negócio.

_________________________________________________________________________

Para a educação corporativa na sua empresa, hospede seus treinamentos na plataforma eadSimples! Temos uma plataforma de ensino completa para oferecer cursos online e capacitar seus colaboradores.

A eadSimples oferece um ambiente virtual de aprendizagem, com toda a estrutura necessária para compartilhar videoaulas, materiais e muito mais!

Conheça nossos planos!

Experimente grátis!

 

Artigos Relacionados