Blog

Gamificação nas empresas: 3 ideias

gamificação nas empresas, clima organizacional, treinamento corporativo

A gamificação nas empresas ajuda a promover maior engajamento nos colaboradores, melhorando o clima organizacional e a produtividade. Além disso, podem otimizar os processos de seleção e treinamento corporativo.

Se você ainda não conhece a gamificação nas empresas, vamos te explicar o conceito e dar dicas para implementar com seus colaboradores.

O que é gamificação nas empresas?

A gamificação nas empresas surgiu para tornar o ambiente de trabalho mais descontraído, dinâmico e interativo, pois um clima organizacional muito sério deixa os colaboradores tensos, comprometendo sua produtividade.

Essa estratégia utiliza características de jogos para aplicar diferentes atividades, como o treinamento corporativo, para torná-las mais interessantes e motivar a participação.

A gamificação nas empresas promove atividades que integram a aprendizagem ao entretenimento, otimizando a assimilação de novos conhecimentos, aplicando os recursos dos jogos, como:  

  • regras;
  • pontuações;
  • desafios;
  • premiações;
  • entre outros aspectos característicos dos games. 

Por exemplo, no treinamento corporativo, os colaboradores podem aprender determinada habilidade, através de um jogo com algumas fases e desafios, no final recebem uma pontuação de desempenho e evolução.

Em outras palavras, a gamificação nas empresas consiste na utilização da dinâmica dos games para promover desafios e metas aos colaboradores, quando alcançados são recompensados.

Também pode ser aplicada com os clientes, fornecedores e parceiros, para tratar assuntos importantes de maneira mais dinâmica e interativa, estabelecendo um clima organizacional favorável.

Benefícios da gamificação nas empresas

Além de melhorar o clima organizacional, engajar os colaboradores e promover uma aprendizagem através do entretenimento, a gamificação nas empresas também proporciona os seguintes benefícios:

  • ensinar novas habilidades para os colaboradores de forma efetiva;
  • tornar os treinamentos mais interessantes;
  • estimular a participação dos colaboradores nas ações de desenvolvimento;
  • melhorar o desempenho das equipes;
  • incentivar o trabalho em equipe;
  • melhora do clima organizacional.

Vale ressaltar, que a gamificação nas empresas precisa ser aplicada estrategicamente, de modo que atenda aos objetivos, seja melhorar a produtividade da equipe, ensinar novas habilidades, melhorar o clima organizacional, entre outros.

3 ideias de gamificação nas empresas

1. Quizz

O quizz é um tipo de jogo com perguntas e respostas, em que o participante recebe pontuações pelos seus acertos e também uma premiação, conforme os objetivos, pode ser utilizado para diferentes atividades.

Para ser aplicado em gamificação nas empresas, os colaboradores podem responder perguntas relacionadas ao treinamento corporativo, tornando a aquisição de conhecimentos mais dinâmica e interativa.

Outra opção, é aplicar um quizz para os novos colaboradores, com perguntas sobre os valores da empresa, a missão e as regras, por exemplo, tornando o onboarding mais estimulante e descontraído.

A gamificação nas empresas pode utilizar um ranking para tornar o jogo mais interessante, além de uma premiação ao final para os que alcançarem uma pontuação maior.

Entretanto, o objetivo da gamificação nas empresas não é punir os colaboradores com menor pontuação, mas oferecer recompensas aos que conquistaram mais pontos e estimular os outros a se dedicarem mais, promovendo um clima organizacional de engajamento.

2. Gincana

A gincana é um jogo bastante tradicional que também pode ser aplicado no ambiente corporativo, promovendo entretenimento e um clima organizacional positivo.

Com base em um tema ou objetivo, como solucionar um problema da empresa, por exemplo, forme equipes e apresente o desafio. Solicite que cada equipe busque maneiras de enfrentar o problema apresentado.

A equipe com a melhor proposta vence a gincana e recebe uma premiação. Para tornar mais produtiva e engajar os colaboradores, bem como oferecer outras oportunidades para as equipes que não venceram, realize gincanas com frequência.

3. Jogo de escapada

Esse tipo de jogo de gamificação nas empresa, consiste em reunir os colaboradores em uma sala com enigmas a serem desvendados, com dicas e truques para ajudá-los. O tempo para a solução do desafio é cronometrado, quem resolver no menor tempo consegue escapar da sala e vence o jogo.

Os colaboradores experimentam uma atividade sob pressão, ou seja, percebem que o trabalho em equipe favorece a todos, pois quando trabalham juntos, podem solucionar mais rápido um problema.

Além disso, estimula o raciocínio lógico, mostra a importância da produtividade, ensina a trabalhar sob pressão e a necessidade do comprometimento com as atividades laborais para toda a equipe.

___________________________________________________________________

Para oferecer treinamento corporativo aos seus colaboradores e aplicar a gamificação nas empresas na modalidade a distância, conheça a eadSimples! Uma plataforma de ensino completa para oferecer cursos online para a sua equipe. Temos uma solução pensada para otimizar o seu negócio através de uma universidade corporativa personalizada.

Acesse aqui e conheça nossa solução completa para a sua empresa!

Experimente grátis!

 

Artigos Relacionados