Blog

Treinamento corporativo: tudo o que você precisa saber!

treinamento corporativo, cursos online, plataforma ead para empresas

O treinamento corporativo é uma prática educativa que ocorre dentro da empresa, para promover a aprendizagem dos profissionais, uma vez que a formação inicial que adquiriram não atende algumas particularidades da organização. Ele pode ser realizado na modalidade presencial ou em cursos online em uma plataforma EaD para empresas.

Essa prática educativa é muito importante para melhorar o desempenho dos colaboradores e otimizar as atividades da empresa, é uma estratégia para ter uma equipe capacitada, apta para solucionar problemas e atuar em trabalhos que exigem alta performance.

Devido a esses benefícios, as empresas investem cada vez mais no treinamento corporativo. Segundo dados da pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil, realizada em 2022, o Brasil gastou em média 758 reais com treinamento por colaborador. Além disso, foram gastas 24 horas com a prática educativa durante todo o ano por pessoa.

Saiba mais sobre o treinamento corporativo no post de hoje, e entenda como a plataforma EaD para empresas pode te ajudar!

O que é treinamento corporativo?

Treinamento corporativo é uma prática educativa para desenvolver habilidades específicas do colaborador, que ajudam a melhorar a execução das suas tarefas dentro da empresa, ou seja, supre as carências de conhecimentos e aptidões para atender as necessidades da sua função e da organização.

Essa tarefa é de responsabilidade do setor de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) da empresa, ou seja, realiza ações para treinar e desenvolver profissionalmente os colaboradores.

O treinamento envolve iniciativas pontuais de curto prazo, buscando melhorar habilidades e competências relacionadas com o desempenho imediato do cargo. Já o desenvolvimento, adota práticas de longo prazo, que promovem o crescimento profissional do colaborador e o preparam para atuar em cargos superiores.

Essa é a diferença entre treinamento corporativo e educação corporativa: o primeiro é uma ação pontual e a segunda é contínua. Embora cada um tenha seu foco, ambos são importantes e se complementam para promover a aprendizagem na empresa.

Benefícios do treinamento corporativo

O treinamento corporativo traz diversos benefícios para a empresa e também para os colaboradores. Confira os principais motivos para investir nessa prática educativa!

O treinamento corporativo motiva e engaja os colaboradores

Quando os colaboradores recebem instruções claras sobre como executar suas tarefas, torna o trabalho mais fácil e possibilita compreender melhor seu papel na empresa e os objetivos a serem alcançados. Além disso, sentem-se mais capacitados e estimulados a aprender, pois obtém um resultado melhor.

Aumento da produtividade e eficiência

Quanto mais capacitados, melhor o trabalho realizado pelos colaboradores, evitando erros e retrabalho. O treinamento corporativo oferece todos os conhecimentos necessários para executar as tarefas corretamente.

Melhora o clima organizacional

Quando todos os colaboradores recebem treinamento corporativo, todos possuem os mesmos conhecimentos e habilidades para executar as tarefas, favorecendo o trabalho em equipe e o clima no ambiente organizacional.

Diferencial competitivo

Equipe capacitada, apta para solucionar problemas e atuar em trabalhos que exigem alta performance, geram melhores resultados para a empresa, aumentando a competitividade no mercado.

Reduz a rotatividade do quadro funcional

Promover o treinamento corporativo demonstra aos colaboradores que a empresa se importa com a vida profissional de todos que compõem o seu quadro funcional, oferecendo conhecimentos para capacitar e aperfeiçoar os profissionais, para evoluírem na organização. Desse modo, as chances de se desligarem da empresa diminuem.

Retenção de talentos

Aprender novas habilidades e obter novos conhecimentos enriquece as aptidões do profissional, e quando a empresa reconhece e valoriza os colaboradores que se destacam com as aprendizagens do treinamento corporativo, eles permanecem na organização.

Como implementar um treinamento corporativo?

Para implementar um treinamento corporativo é preciso planejamento, para tanto, existem 4 etapas essenciais:

1. Diagnóstico

A primeira etapa do planejamento é realizar um diagnóstico para identificar o que precisa ser melhorado na empresa. Pode ser feito a partir do levantamento da necessidade de treinamento, que identifica problemas relacionados aos conhecimentos, habilidades e competências que faltam para otimizar as atividades realizadas pela equipe.

2. Orçamento

Analise o orçamento disponível, faça o levantamento de quanto é necessário investir para realizar o treinamento corporativo, calcule o retorno sobre investimento e avalie se é vantajoso. Lembrando que os cursos online precisam de menor investimento!

3. Conteúdo

Elabore o conteúdo que será ministrado nas aulas, conforme o tema definido, bem como os materiais, metodologia de ensino, formato (cursos online ou presenciais), professor, etc. É preciso reunir todos os conhecimentos e habilidades a serem desenvolvidas.

4. Implantação e avaliação

Inicie o treinamento corporativo conforme planejado e acompanhe os resultados. É possível que alguns ajustes precisem ser feitos, até obter o resultado esperado. Lembrando que promover a aprendizagem organizacional é um investimento no capital humano, ativo valioso na empresa.

Treinamento corporativo EaD

Optar pelo formato de cursos online é uma grande vantagem para implementar o treinamento corporativo. A plataforma EaD para empresas oferece um ambiente virtual de aprendizagem completo para os colaboradores aprenderem a distância.

A eadSimples oferece uma solução completa para implementar o treinamento corporativo EaD! Nossa plataforma EaD para empresas foi desenvolvida de forma personalizada para o seu negócio. Confira nossos diferenciais para empresas:

  • Crie cursos e distribua as vagas para setores e filiais da empresa.
  • Cadastre gestores para filiais e setores que conseguem acompanhar a evolução dos seus alunos.
  • Utilize planos mais completos da eadSimples e hospede todo seu conteúdo para direto na plataforma.
  • Importe planilhas com alunos para matricular em lote.
  • Personalize a identidade visual da plataforma de acordo com sua empresa.
  • Integração ao site/sistema da sua empresa, sem precisar editar site ou  ambiente loja da sua plataforma.
  • Opção para criar sub-plataformas com identidade visual única e conectada com a sua plataforma principal. 

Conheça a solução completa da eadSimples para empresas, acessando aqui.

Experimente grátis a melhor plataforma EaD para empresas!

Artigos Relacionados