Blog

Treinamento corporativo: 7 vantagens

treinamento corporativo, capacitação dos colaboradores, clima organizacional

Treinamento corporativo traz uma série de vantagens para as empresas, pois promove, principalmente, a capacitação dos colaboradores e a melhoria do clima organizacional. 

Portanto, não deve ser encarado como um custo, mas sim como investimento no capital humano, que trará resultados positivos para a organização.

Confira no artigo de hoje, 7 vantagens do treinamento corporativo para você investir na sua empresa.

Por que investir no treinamento corporativo?

Promover a capacitação dos colaboradores através do treinamento corporativo, garante uma equipe qualificada e produtiva, que se torna engajada com a empresa e com suas atividades laborais, trazendo melhores resultados.

Confira 7 vantagens do treinamento corporativo para a sua empresa!

1. Valorização do capital humano com o treinamento corporativo

O capital humano é o principal ativo de uma empresa, uma vez que são os colaboradores que trabalham para alcançar os resultados, desse modo, quando recebem treinamento, se desenvolvem profissionalmente e no âmbito pessoal também.

Quando adquirem novos conhecimentos e habilidades, os profissionais sentem-se mais seguros e motivados para realizarem suas atividades, além de serem reconhecidos pela empresa.

Isso faz com que se comprometam mais com a organização, pois são valorizados e recebem investimento, retribuem então com dedicação para alcançar os objetivos da empresa.

Todos os profissionais precisam se atualizar e aprender novas práticas da sua área, e a empresa pode identificar as dificuldades e necessidades dos colaboradores a serem supridas com o treinamento corporativo.

Confira como realizar o Levantamento de Necessidade de Treinamento, acessando o artigo do blog.

2. Melhora o clima organizacional

O clima organizacional se refere ao ambiente de trabalho e como os colaboradores se sentem nele, influenciando diretamente o desempenho da equipe. Quando os profissionais se sentem bem na empresa, são mais motivados e produtivos.

Quando recebem treinamento corporativo, os colaboradores se sentem valorizados e compartilham esse sentimento, tornando o ambiente mais agradável. Além disso, quando toda a equipe recebe o mesmo conhecimento e oportunidade de se desenvolver, o clima organizacional é mais amistoso e favorável para o trabalho em equipe.

A capacitação dos colaboradores melhora o relacionamento entre eles, uma vez que participam juntos do mesmo processo de aprendizagem e podem trocar experiências.

3. Promove o engajamento

O treinamento corporativo torna os profissionais mais preparados para atuar em sua área e  assumir novas funções na empresa, até mesmo receber uma promoção, o que costuma ser almejado por todos os colaboradores.

A empresa mostra a sua equipe que todos tem a possibilidade de evoluir dentro da organização, ao passo que aprendem novos conhecimentos e habilidades, se desenvolvem profissionalmente.

Isso amplia o comprometimento com o trabalho e o engajamento com a própria empresa, se tornam mais participativos e interessados em se desenvolver e alcançar os objetivos.

4. Aumenta a produtividade

Quanto mais capacitados, melhor o trabalho realizado pelos colaboradores, evitando erros e retrabalho. O treinamento corporativo oferece todos os conhecimentos necessários para executar as tarefas corretamente.

Quando os processos da empresa fluem corretamente, melhora também o clima organizacional, pois toda a equipe consegue realizar suas tarefas sem dificuldades e mal entendidos.

Os processos são otimizados e se tornam mais rápidos com a capacitação dos colaboradores, podendo utilizar o tempo ocioso para pensar em estratégias que melhorem ainda mais as tarefas, bem como elaborar novas.

5. Estimula a melhora contínua

O treinamento corporativo proporciona o aperfeiçoamento dos profissionais com a aprendizagem de novos conhecimentos, despertando a vontade de continuar aprendendo e melhorando cada vez mais.

Quanto mais aprendem, mais surgem novas ideias que contribuem com o desenvolvimento da empresa. Sendo assim, a capacitação dos colaboradores os motiva a melhorarem como profissionais e querer o melhor para a empresa.

Além disso, investir na capacitação dos colaboradores ajuda a reter talentos, que agregam valor a empresa e retribuem com comprometimento em suas atividades laborais.

6. Diminui a rotatividade

Profissionais que não encontram oportunidade de crescimento dentro da empresa e treinamento corporativo, tendem a abandonar seus cargos, ou seja, quanto menos capacitação de colaboradores, maior a rotatividade, que gera prejuízos para as empresas.

Sendo assim, quem recebe treinamentos, sente mais vontade de permanecer na empresa e se desenvolver, tornando a equipe mais solidificada e engajada, com interesse em seguir carreira dentro da organização.

7. Reduz custos

A capacitação dos colaboradores, por meio de treinamento corporativo, melhora o clima organizacional, aumenta a produtividade, promove o engajamento e evita a rotatividade, logo, otimiza os fluxos de trabalho e a qualidade, bem como diminui o retrabalho e problemas operacionais — Tudo isso reduz os custos da empresa!

Como promover o treinamento corporativo?

Para promover o treinamento corporativo, uma tendência nas empresas é a educação corporativa EaD, um modelo de ensino e aprendizagem que consiste na capacitação dos colaboradores através de cursos a distância em uma plataforma de ensino.

Trata-se de um modelo de aprendizado focado no desenvolvimento profissional dos colaboradores vinculados a empresa, alinhado a proposta organizacional, cujos cursos e treinamentos refletem sua missão, valores e política.

O objetivo é qualificar os profissionais conforme as necessidades da empresa, ou seja, com os conhecimentos e habilidades específicos que a organização precisa para executar seu trabalho.

A eadSimples oferece uma solução completa em EaD para as empresas criarem universidades corporativas, crie sua plataforma de treinamento empresarial online e inicie com teste grátis. 

Nossa plataforma de ensino foi desenvolvida de forma personalizada para o seu negócio. Confira nossos diferenciais para empresas:

  • Crie cursos e distribua as vagas para  setores e filiais da empresa.
  • Cadastre gestores para filiais e setores que conseguem acompanhar a evolução dos seus alunos.
  • Utilize planos mais completos da eadSimples e hospede todo seu conteúdo para direto na plataforma.
  • Importe planilhas com alunos para matricular em lote.
  • Personalize a identidade visual da plataforma de acordo com sua empresa.
  • Integração ao site/sistema da sua empresa, sem precisar editar site ou  ambiente loja da sua plataforma.
  • Opção para criar sub-plataformas com identidade visual única e conectada com a sua plataforma principal. 

Conheça a solução completa da eadSimples para treinamento corporativo de empresas, acessando aqui.

Experimente grátis!

Artigos Relacionados