Blog

Educação Corporativa: 9 dicas para engajar os seus colaboradores

educação corporativa, engajamento, cursos online, plataforma ead

A educação corporativa contribui com a mudança de comportamento dos colaboradores, promovendo engajamento com os objetivos da empresa através de treinamentos, inclusive com cursos online na sua plataforma EaD. Muitas empresas já adotaram a educação a distância como metodologia de ensino, demandando ainda mais motivação para participar da aprendizagem promovida pela organização.

Portanto, para manter os seus colaboradores engajados com os objetivos da empresa e com os treinamentos, é essencial utilizar técnicas que despertem maior interesse e comprometimento com as iniciativas de educação corporativa.

Separamos 9 dicas para te ajudar!

1. Defina as expectativas da educação corporativa

Estabeleça a cultura da aprendizagem na empresa, desde a contratação do colaborador, no onboarding ele precisa compreender a importância de participar dos treinamentos para se desenvolver no ambiente corporativo.

Apresente os resultados que espera do colaborador e ofereça cursos de capacitação, demonstrando a valorização do desenvolvimento profissional que a empresa oferece, como uma boa oportunidade de evoluir através da educação corporativa.

2. Elabore um material atrativo para a educação corporativa

Para engajar os colaboradores a participarem da educação corporativa, é essencial que os materiais do curso sejam relevantes e atrativos, com conteúdos que irão realmente ajudá-los a desenvolver melhor suas habilidades, profissionais e pessoais.

É recomendado estudar previamente o seu público, para elaborar materiais que atendam exatamente as necessidades, sem fugir da proposta do curso, além disso, os mantenha sempre atualizados, conforme os objetivos a serem alcançados.

3. Utilize gamificação na educação corporativa

Utilizar a gamificação na educação corporativa torna a aprendizagem mais dinâmica e interativa, aumentando o engajamento dos colaboradores, pois os conteúdos são abordados através de games. Dessa forma, é possível se divertir enquanto aprende, desmistificando os treinamentos como algo chato e cansativo.

Na gamificação, os colaboradores estudam passando por fases e evolução conforme aprendem um conteúdo, recebendo pontuações e premiações ao concluírem, podem ser brindes ou o título de funcionário mais engajado, por exemplo.

4. Estimule o trabalho em equipe

Estudar em grupo, com os colegas, pode ser mais motivador para participar dos treinamentos e aprender a importância do trabalho em equipe no cotidiano corporativo.

Aborde esse tema nos cursos e cultive a cultura de colaboração na empresa, quando todos trabalham juntos e alinhados no mesmo objetivo, todos ganham! Também reúna diferentes setores e hierarquias no mesmo treinamento, promovendo a troca de experiências e informações.

5. Explore a interatividade

Para tornar eficaz o treinamento e promover o engajamento com a educação corporativa, é necessário que os colaboradores interajam com o conteúdo, de modo a se apropriar dos conhecimentos adquiridos para aplicar nas suas atividades na empresa. 

Portanto, ofereça materiais interativos e aplique metodologias pedagógicas dinâmicas, como discussões em grupo, apresentação de projetos, atividades práticas, quizzes, podcasts, bem como interação com o professor e os colegas.

6. Integração com SSO

Para facilitar o acesso ao sistema dos cursos online e oferecer melhor experiência ao usuário, utilize integração com SSO, ela permite que os aplicativos usem a mesma senha para todos os acessos, de forma segura e transparente.

Dessa forma, o colaborador não precisa de diferentes senhas para acessar os conteúdos, que geram burocracia, perda de tempo e desmotivam o usuário para utilizar o recurso.

7. Trilhas de aprendizagem

As trilhas de aprendizagem são recursos pedagógicos que consistem em um conjunto de atividades sequenciais, ou seja, o colaborador realiza uma por vez até completar todos os conhecimentos necessários para aprender determinada habilidade.

Para tornar os colaboradores mais engajados em percorrer o caminho da aprendizagem, estabeleça uma data de início e fim da trilha, como um desafio a ser cumprido no espaço de tempo definido.

8. Aula transparente

A visualização das aulas não são identificadas, dessa forma, não há obrigatoriedade aos colaboradores, tornando a educação corporativa mais fluída, na aula transparente, um link com um identificador único de cada colaborador é gerado na plataforma EaD, mas sem necessidade de login.

Entretanto, para saber se estão participando, as visualizações são computadas e a empresa pode mensurar o nível de engajamento, além disso, pode colocar no final das videoaulas um questionário com um feedback do colaborador.

9. Disponibilize os cursos online em multi device

Permita que os colaboradores acessem os conteúdos dos cursos online de diferentes dispositivos, computador, smartphone e tablet, para proporcionar maior flexibilidade para realizar os treinamentos.

Dessa forma, podem acessar a plataforma EaD em casa, no melhor horário, e assistir às aulas, ler os materiais e fazer as atividades, facilitando o engajamento com o treinamento, já que podem aprender com autonomia e flexibilidade.

_________________________________________________________________________

A eadSimples oferece uma solução completa para a sua empresa implementar a educação corporativa. Nossa plataforma EaD foi desenvolvida de forma personalizada para o seu negócio.

Confira nossos diferenciais para empresas:

  • Crie cursos e distribua as vagas para  setores e filiais da empresa.
  • Cadastre gestores para filiais e setores que conseguem acompanhar a evolução dos seus alunos.
  • Utilize planos mais completos da eadSimples e hospede todo seu conteúdo para direto na plataforma.
  • Importe planilhas com alunos para matricular em lote.
  • Personalize a identidade visual da plataforma de acordo com sua empresa.
  • Integração ao site/sistema da sua empresa, sem precisar editar site ou  ambiente loja da sua plataforma.
  • Opção para criar sub-plataformas com identidade visual única e conectada com a sua plataforma principal. 

Conheça a solução completa da eadSimples para empresas, acessando aqui.

Experimente grátis!

Artigos Relacionados