Blog

Implementar a educação corporativa em 4 passos

Implementar a educação corporativa, gestão de pessoas, conhecimentos organizacionais

Implementar a educação corporativa cabe ao setor de gestão de pessoas, responsável por coordenar continuamente os conhecimentos organizacionais, individuais e coletivos, para atingir aos objetivos da empresa.

Os conhecimentos organizacionais não se resumem a aprendizagem de competências necessárias para executar as funções laborais, estão relacionados a inovação e desenvolvimento da empresa.

Implementar a educação corporativa é investir no conhecimento dos colaboradores, alinhados a missão, visão e valores da empresa, que podem também ser aplicadas na vida pessoal.

A gestão de pessoas promove os conhecimentos organizacionais para capacitar, aperfeiçoar e atualizar os colaboradores sobre as práticas realizadas na empresa e nas suas funções.

Saiba tudo sobre educação corporativa, acessando o artigo do blog.

4 passos para implementar a educação corporativa

Para implementar a educação corporativa na sua empresa e promover conhecimentos organizacionais aos seus colaboradores, a gestão de pessoas precisa planejar, criar estratégias e definir objetivos.

1. Defina objetivos para implementar a educação corporativa

Para definir os objetivos de implementar a educação corporativa, tenha em mente que eles precisam dialogar com a missão, visão e valores da empresa, bem como ao resultado que deseja alcançar.

Os conhecimentos organizacionais precisam responder às necessidades da empresa, como executar uma nova tarefa, implementar novos equipamentos, capacitar novos líderes, otimizar o tempo de produção, entre outros.

2. Faça um levantamento de necessidade de treinamento

A gestão de pessoas deve observar no dia a dia do trabalho as habilidades que precisam ser desenvolvidas pelos colaboradores, bem como os conhecimentos organizacionais em falta.

Por exemplo, é possível implementar a educação corporativa para os colaboradores aprenderem a executar melhor uma determinada tarefa, otimizar as relações interpessoais, dominar uma nova tecnologia, entre outros. Realizar uma pesquisa entre os profissionais para saber o que eles gostariam de aprender, também pode ajudar.

3. Estruture o treinamento

Após identificar quais conhecimentos organizacionais precisam ser desenvolvidos para implementar a educação corporativa, defina o formato do treinamento: cursos, seminários, workshops, palestra, aulas práticas, dinâmicas de grupo, entre outros. 

Defina também a modalidade do treinamento, online, presencial ou semi-presencial. Por fim, elabore os conteúdos a serem ministrados, aulas, materiais, atividades, certificados, etc.

4. Selecione profissionais para ministrar as aulas

Para implementar a educação corporativa, é fundamental contar com o apoio de um profissional experiente na área dos conhecimentos organizacionais a serem ensinados.

As aulas podem ser ministradas por um colaborador da própria empresa, que compartilha seus conhecimentos e experiencias com os colegas, além de aprenderem, podem melhorar o clima organizacional.

___________________________________________________________________

A eadSimples oferece uma solução completa para a sua empresa implementar a educação corporativa. Nossa plataforma de ensino foi desenvolvida de forma personalizada para o seu negócio.

Confira nossos diferenciais para empresas:

  • Crie cursos e distribua as vagas para  setores e filiais da empresa.
  • Cadastre gestores para filiais e setores que conseguem acompanhar a evolução dos seus alunos.
  • Utilize planos mais completos da eadSimples e hospede todo seu conteúdo para direto na plataforma.
  • Importe planilhas com alunos para matricular em lote.
  • Personalize a identidade visual da plataforma de acordo com sua empresa.
  • Integração ao site/sistema da sua empresa, sem precisar editar site ou  ambiente loja da sua plataforma.
  • Opção para criar sub-plataformas com identidade visual única e conectada com a sua plataforma principal. 

Conheça a solução completa da eadSimples para empresas, acessando aqui.

Experimente grátis!

Artigos Relacionados