Blog

Cursos presenciais: como transformá-los em cursos online?

cursos presenciais, cursos online, ead

Os cursos presenciais têm perdido alunos para os cursos online, devido as diversas vantagens que essa modalidade proporciona, nesse cenário, muitos professores e escolas têm repensado suas estratégias de ensino, para migrar para a EaD.

Conforme o Censo Educação Superior  de 2020, os cursos online superaram os cursos presenciais pela primeira vez na história, e a tendência é que a EaD continue crescendo.

A crença de que os cursos presenciais são melhores e mais valorizados do que os cursos online está sendo superada, atualmente, ambos os certificados são válidos e aceitos no mercado de trabalho. 

Os alunos EaD são vistos com habilidades de lidar com a tecnologia e capacidade de organização e disciplina para estudos, e podem ganhar pontos por isso em uma entrevista de emprego.

É sobre isso que iremos falar no post de hoje! Saiba como transformar cursos presenciais em online com nossas dicas!

Quais as vantagens de transformar os cursos presenciais em cursos online?

Os cursos online de graduação, pós-graduação, técnicos, entre outros, são regulamentados pelo MEC, desse modo, possuem mesmo valor que os cursos presenciais, os diplomas não diferenciam um do outro, não consta a especificação da modalidade realizada para adquirir a formação.

Além disso, os cursos online tem grandes vantagens sobre os cursos presenciais, confira as principais:

  • Flexibilidade nos horários: os alunos podem estudar conforme a disponibilidade, podem assistir às aulas e ler os materiais disponíveis na plataforma EaD em horários diversos, bem como entregar as atividades e avaliações de maneira remota.
  • Inclusão social: dispensa de local físico e logística, ampliando o acesso a diferentes públicos, quem não tem tanto tempo ou recursos disponíveis, até mesmo quem prefere estudar em casa e pessoas com deficiência física que tem dificuldade de se locomover.
  • Menor custo: justamente por dispensar estrutura física e gastos com transporte, tornando os cursos online mais econômicos e acessíveis.
  • Gestão pedagógica facilitada: a gestão é centralizada e acessada pela plataforma EaD, ou seja, é um sistema que unifica todo o processo de ensino e aprendizagem do aluno em um único espaço, desde a matrícula à emissão de certificado.
  • Diferentes canais de comunicação: a plataforma EaD permite a comunicação em diferentes canais, fórum, chat online, e-mail e aulas online, além disso, grupos de WhatsApp.
  • Ambiente virtual de aprendizagem: nesse espaço virtual, o aluno acessa todos os conteúdos necessários para aprender e se comunicar com os professores e colegas, sem precisar de encontros presenciais.
  • Diversidade de recursos e formatos de conteúdos: a plataforma de ensino permite acessar diversos materiais de apoio em formato digital, facilitando os estudos, como provas, exercícios, e-books, vídeos, aulas ao vivo, certificados, etc.

Como transformar cursos presenciais em cursos online?

Para transformar cursos presenciais em cursos online, é preciso planejamento, uma vez que possuem diferenças estruturais, formato de conteúdos diferenciados e um público específico.

Apresentamos a seguir, os três principais pontos a serem considerados para fazer a transformação.

Formato do curso

Existem três formatos para realizar cursos online, você pode optar pelo que melhor atende as necessidades:

  • Síncrono: professor e alunos estão conectados simultaneamente, ou seja, aulas ao vivo;
  • Assíncrono: dispensa a conexão simultânea, o professor grava a aula e os alunos assistem em horários diferentes;
  • Híbrido: é a combinação de aulas online e presenciais.

Público

Conheça bem o público que você pretende atingir, para identificar qual modalidade preferem e quais as expectativas em relação aos cursos online, bem como os motivos que escolhem a EaD aos invés de cursos presenciais.

Conteúdo

É preciso adaptar os conteúdos dos cursos o presenciais para o formato digital, tanto as aulas, quanto os materiais, atividades e avaliações, prezando pela objetividade, podendo recorrer às pílulas do conhecimento ou microlearning.

Além disso, é importante adaptar o plano de aula, adquirir equipamentos para gravar as videoaulas e realizar transmissões ao vivo, bem como ampliar a segurança nos ambientes virtuais.

___________________________________________________________________

Para saber mais sobre como criar cursos online, confira os diversos artigos do blog sobre o assunto, acesse aqui.

Para criar, hospedar, ministrar, gerenciar e vender cursos online, conte com a eadSimples

Com a tecnologia da nossa plataforma de ensino, você pode disponibilizar videoaulas, aulas ao vivo, materiais de apoio, vídeos externos, fóruns para debates, emissão de certificado e muito mais!

Conheça e experimente o plano grátis acessando aqui. Para conhecer todos os nossos planos, clique aqui.

Entre em contato com nosso time de especialistas!

Continue acompanhando o nosso blog para mais artigos interessantes!

Artigos Relacionados