Blog

Tendências para a EaD no Brasil: conheça as 7 principais!

Tendências para a EaD no Brasil, vender cursos online, plataforma de ensino

As tendências para a EaD no Brasil contribuem com a expansão dessa modalidade de educação, estabelecendo um diferencial competitivo no mercado e atraindo mais cada vez mais alnos. Portanto, é fundamental conhecer as novidades a adotá-las para vender cursos online e otimizar as ferramentas da sua plataforma de ensino.

Conheça no post de hoje, as principais tendências para a EaD no Brasil e otimize seus conteúdos!

7 tendências para a EaD no Brasil

O avanço dos recursos tecnológicos contribuem com o surgimento de novas ferramentas para otimizar a aprendizagem a distância, se tornando tendencias para a EaD no Brasil. Confira a seguir as principais!

1. Blended-Learning e as tendências para a EaD no Brasil

O blended-learning é uma metodologia que mescla o ensino presencial e a distância, isto é, o ensino híbrido. O aluno combina as aulas online com as presenciais, unificando o conhecimento obtido em ambas as modalidades.

Essa modalidade permite ao aluno desenvolver projetos práticos presenciais e construir uma aprendizagem colaborativa através do virtual, ou seja, ambas se complementam.

2. Recursos Educacionais Abertos (REAs)

Os Recursos Educacionais Abertos (REAs) são tendências para a EaD no Brasil, porque disponibilizam ferramentas de estudo para os alunos em um domínio público na internet. 

Esses recursos tornam mais acessíveis os conteúdos, disponíveis em diferentes formatos, facilitando a aprendizagem online e tornando a aquisição de conhecimento mais democrática e inclusiva.

3. Sala de aula invertida

A sala de aula invertida rompe com o modelo tradicional de ensino, por isso é umas das principais tendências para a EaD no Brasil, os alunos acessam os conteúdos antes da apresentação do professor, através de videoaulas, e-books e outros materiais digitais disponibilizados na plataforma de ensino ou qualquer outra ferramenta.

Após ser introduzido ao conteúdo, este é discutido em sala de aula com o professor e os colegas, para tirar dúvidas e aprofundar o conhecimento que adquiriu previamente.

4. Big Data

O Big Data é uma ferramenta que realiza o processamento de dados, para tratar, organizar e extrair informações. Com isso, o professor tem acesso a relatórios sobre o desempenho dos alunos.

Os dados obtidos servem para avaliar as necessidades dos alunos, ajudando o professor a traçar estratégias pedagógicas personalizadas para ajudá-los a melhorar a aprendizagem.

5. Adaptive Learning

Entre as tendências para a EaD no Brasil, a adaptive learning se refere a capacidade do aluno, ou seja, conforme ele apresenta dificuldades, essa ferramenta cria mecanismos para facilitar o processo de aprendizagem.

É um sistema que se adapta ao aluno, permitindo a ele compreender os pontos em que apresenta dificuldade e os motivos que o impedem de evoluir, podendo adotar estratégias de estudo mais eficazes.

6. Gamificação

A gamificação é uma metodologia de ensino que utiliza jogos digitais para aprender, com a utilização de regras, pontuações, fases, evolução e premiação, o aluno percorre o caminho para adquirir o conhecimento.

Ele passa de uma fase inferior para uma superior, conforme aprende o conteúdo, formando a aprendizagem completa no final do jogo. Assim, o aluno acompanha seu progresso e estimula suas habilidades conforme avança as fases.

7. Realidade aumentada e virtual

A realidade aumentada e virtual são tendências para a EaD no Brasil, pois permitem uma aprendizagem mais ampla, os alunos conseguem visualizar os conteúdos em 3D, com sobreposições gráficas e interfaces exploráveis.

Essas tecnologias permitem uma imersão no conteúdo, pois simulam o objeto real de maneira digital, permitindo ao aluno conhecer melhor o que está estudando, um cenário histórico, por exemplo.

Como aplicar as tendências para a EaD no Brasil?

Agora que você já conhece as tendências para a EaD no Brasil, é importante saber como aplicá-las para vender cursos online mais atrativos. A maneira mais assertiva de oferecer essas ferramentas, é utilizar uma plataforma de ensino.

Com as ferramentas que a plataforma de ensino oferece, você pode disponibilizar diversos recursos para otimizar a aprendizagem a distância dos seus alunos, como videoaulas, aulas ao vivo, espaço para arquivar materiais, canais de comunicação, emissão de certificado e muito mais!

A eadSimples oferece todos os recursos necessários para a aprendizagem a distância, além disso, te ajuda a vender cursos online, pois também funciona como site e loja.

Disponibilizamos um plano grátis por tempo indeterminado e planos acessíveis! Conheça e experimente o plano grátis acessando aqui. Para conhecer todos os nossos planos, clique aqui.

Se preferir, fale com um de nossos consultores!

Artigos Relacionados