Blog

Cultura digital na educação

Cultura digital na educação, ensino e aprendizagem a distância, cursos online, plataforma ead

A cultura digital na educação atende as necessidades da sociedade contemporânea, que já tem a tecnologia integrada ao cotidiano e pode se beneficiar dos recursos tecnológicos também para o ensino e aprendizagem a distância, como os cursos online e a plataforma EaD.

Entenda no post de hoje, a importância da cultura digital na educação e como ela é inserida no ensino e aprendizagem a distância, nos cursos online e na plataforma EaD.

O que é cultura digital na educação?

A cultura digital na educação, conforme o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), é definida da seguinte maneira:

Remete às relações humanas fortemente mediadas por tecnologias e comunicações por meio digital, aproximando-se de outros conceitos como sociedade da informação, cibercultura e revolução digital. Nesse contexto, a compreensão de textos narrativos, sejam verbais ou não verbais, requer análise e interpretação das informações recebidas, bem como reconhecimento dos diferentes tipos de mídias envolvidas”.

A cultura digital na educação surgiu com as transformações dos hábitos e comportamentos desencadeados pela tecnologia, que alterou a maneira de ensinar e aprender.

A plataforma EaD, por exemplo, é uma ferramenta digital que permite realizar todo o processo de enino e aprendizagem a distância com cursos online, beneficiando instituições de ensino, professores e alunos.

Qual a importância da cultura digital na educação?

A cultura digital na educação trouxe diversas soluções para o processo de ensino e aprendizagem a distância e presencial, permite adotar metodologias inovadoras que contribuem com o engajamento dos alunos.

Isso porque o modelo tradicional de educação não estimula tanto os alunos quanto o uso da tecnologia, que torna a aprendizagem mais dinâmica e atrativa, mais condizente com o perfil de crianças e jovens desta geração.

Os alunos da geração atual são nativos digitais, ou seja, nasceram e cresceram com a tecnologia integrada nas suas vivências, tornando o modelo tradicional de educação obsoleto.

Portanto, a cultura digital na educação integrou a tecnologia no processo de ensino e aprendizagem a distância e presencial, utilizando as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs).

As TDICs são um conjunto de tecnologias digitais que permite a associação de diversos ambientes e pessoas por meio de dispositivos, equipamentos, programas e mídias para facilitar a comunicação entre seus integrantes e ampliar os meios de difusão de informação (mídias).

Com isso, os recursos tecnológicos trouxeram inovação na educação, ampliando o acesso ao conhecimento, as informações e comunicação, principalmente com o uso da internet e das diversas ferramentas digitais disponíveis na atualidade.

Como a cultura digital está impactando a nova geração?

A cultura digital na educação promove maior autonomia aos alunos, tendo em vista que podem estudar em casa com maior acesso ao conhecimento, não dependem exclusivamente do professor, podem fazer pesquisas na internet e ler diversos materiais disponíveis online ou em formato digital.

Outra tendência promovida pela tecnologia na educação é o ensino e aprendizagem a distância, realizado pela plataforma EaD, possibilitando aos alunos fazer cursos online sem sair de casa.

Essa modalidade de ensino amplia a acessibilidade, promove a inclusão e gera flexibilidade para que mais pessoas possam estudar e se aperfeiçoar, para atuar no mercado de trabalho e evoluir em sua vida pessoal.

Desse modo, o ensino e aprendizagem à distância desencadeou uma transformação na educação, rompendo com o modelo tradicional e se aproximando da realidade atual, ampliando o acesso a diferentes cursos e públicos.

Além disso, materiais e recursos educativos no formato digital, evitam a impressão de papéis, contribuindo para a construção de uma sociedade mais sustentável e prática, podendo arquivar e organizar os documentos no computador, por exemplo.

Exemplos da cultura digital na educação

E-books

Os e-books são um dos principais recursos da cultura digital na educação, pois eles reúnem todo o conteúdo de um livro físico no formato digital, podendo ser acessado pelo computador, celular, tablet e outros dispositivos.

São bastantes utilizados no ensino e aprendizagem a distância, disponibilizados na plataforma EaD, os alunos podem acessar e estudar a qualquer momento os conteúdos dos cursos online.

Redes sociais

A nova geração está sempre conectada as redes sociais para se comunicar e interagir com as pessoas, bem como entretenimento e fonte de informações, desse modo, também podem ser utilizadas a favor da educação.

O professor pode criar um grupo nas redes sociais, por exemplo, e utilizá-lo como um fórum, para compartilhar materiais e informações, interagir com os alunos, tirar dúvidas, entre outros. Dessa forma, a cultura digital na educação aproxima os alunos da escola, pois está conectada a realidade deles.

Gamificação 

A gamificação consiste no uso das dinâmicas dos games para fins pedagógicos, ou seja, os alunos aprendem determinado conteúdo realizando um desafio, com fases e pontuação da evolução individual.

Os games são recursos digitais que tornam a aprendizagem mais dinâmica e atrativa, ensina enquanto diverte os alunos. Dessa forma, a cultura digital na educação aproxima as atividades escolares da realidade das crianças e jovens.

Plataforma EaD

A plataforma EaD é uma ferramenta digital que proporciona o ensino e aprendizagem a distância, oferecendo um ambiente virtual de aprendizagem completo, onde os alunos realizam cursos online.

Entre os recursos que oferece, estão:

  • Videoaulas;
  • Materiais didáticos digitais;
  • Questionários e simulados;
  • Gamificações;
  • Trilhas de aprendizagem;
  • Relatórios diversos sobre desempenho dos alunos;
  • Fóruns de discussão e chats ao vivo;
  • Avaliações online;
  • Emissão de certificados validados pelo MEC.

___________________________________________________________________

Promova a cultura digital na educação com a eadSimples! A plataforma de ensino da eadSimples, oferece um ambiente virtual de aprendizagem completo para realidade a EaD com qualidade, para instituições de ensino, empresas e professores autônomos.

Conheça nossos planos e preços acessando aqui ou experimente grátis!

Artigos Relacionados