Blog

Machine learning e o processo de inovação

Machine learning, inovação, inteligência artificial

O machine learning promete trazer cada vez mais inovação para os processos de empresas com a tecnologia digital, automatizando suas tarefas através da inteligência artificial.

Entenda mais sobre o machine learning, acompanhando o post!

O que é machine learning?

Machine learning é um termo em inglês, que traduzido para o português significa “aprendizado de máquina”, isto é, as máquinas executam ações de aprendizagem de maneira autônoma, sem instruções humanas.

As máquinas são programadas por códigos para aprender e realizar ações, são construídas em uma rede neural de algoritmos que imita o processo de pensamento da mente humana.

O machine learning é um tipo de inteligência artificial, ou seja, uma ciência que torna computadores e máquinas mais autônomos, desenvolvendo capacidade de percepção, resolução de problemas e aprendizado, para executar determinadas ações sem a intervenção humana.

Exemplos de machine learning são os chatbots e as assistentes virtuais, como a Siri, da Apple, e a Alexa da Amazon.

Qual a importância do machine learning?

Utilizar o machine learning é uma maneira de inovar e automatizar processos, se adequando a transformação digital e se beneficiando das facilidades promovidas pela tecnologia.

As empresas podem utilizar o machine learning em softwares para automatizar seus processos e reduzir os custos de produção e recursos humanos, além disso, ajuda a processar dados e realizar análises completas em poucos minutos, garantindo o armazenamento e segurança das informações.

O aprendizado de máquina também traz inovação ao atendimento ao consumidor, com programas de atendimento automático, que reduzem o tempo de espera dos consumidores para solucionarem problemas ou receber informações.

Outro benefício é a prevenção de fraudes e ataques cibernéticos, com plataformas de segurança que identificam phishing e uso de softwares mal-intencionados. O machine learning também elabora rotas inteligentes de entregas de mercadorias, para que todos os itens previstos sejam entregues no menor tempo.

Todos esses benefícios reduzem o tempo gasto nas atividades, permitindo aos profissionais encarregados de tais tarefas ter mais tempo livre para executar outros projetos, aumentar a produtividade e beneficiar o consumidor final, tornando os serviços e produtos da empresa ainda melhores para seu público.

Caso a sua empresa não tenha recursos ou uma equipe para implementar o machine learning, é possível fazer parcerias com startups, universidades e demais negócios.

Exemplos

Para entender melhor o que é machine learning e qual é a sua importância, confira dois dos principais exemplos.

  • Plataformas de anúncios digitais: a máquina aprende com os resultados das campanhas para entregar os anúncios as pessoas com maior probabilidade de acessar o conteúdo e comprar.
  • Plataformas de streaming: conhece as preferências dos usuários e sugerem conteúdos que atendem o seu perfil.

A inteligência artificial e o machine learning, seguem em constante aprimoramento e suas funções têm se tornado essenciais para as empresas inovarem e evoluírem.

___________________________________________________________________

Para criar, hospedar, ministrar, gerenciar e vender cursos online, conte com a eadSimples

Com a tecnologia da nossa plataforma de ensino, você pode disponibilizar videoaulas, aulas ao vivo, materiais de apoio, vídeos externos, fóruns para debates, emissão de certificado e muito mais!

Conheça e experimente o plano grátis acessando aqui. Para conhecer todos os nossos planos, clique aqui.

Entre em contato com nosso time de especialistas!

Continue acompanhando o nosso blog para mais artigos interessantes!

Artigos Relacionados