Blog

Jornada de inovação: 5 passos para implementar no seu negócio

jornada de inovação, tecnologia

A jornada de inovação se tornou tendência nas empresas e está presente no planejamento estratégico, devido a necessidade de constante adaptação a novos processos e produtos, conforme as novas tecnologias, ou seja, sempre surgem novidades e as organizações precisam acompanhar para atender as demandas e inovar.

Podemos compreender a importância da jornada de inovação ao relembrar o início da pandemia da Covid-19, ninguém estava preparado para o isolamento social, as empresas precisaram adaptar seus processos em caráter emergencial para viabilizar o home office e atender seus clientes a distância.

Quando as organizações adotam a jornada de inovação, estão mais preparadas para lidar com as adversidades, pois já estão atentas às inovações e tendências, e podem implementar novos processos com maior facilidade.

Esse tema tem despertado o interesse de muitas empresas, segundo a pesquisa “Ace Innovation Survey 2020”, realizada pela ACE Startups, 74% dos profissionais afirmaram ter projetos de inovação a médio prazo.

Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), revelam que 84% das indústrias aumentaram sua produtividade e lucro com o investimento em inovação, no período de 2020 a 2021.

Podemos concluir, então, que antecipar o investimento em inovação, pode acelerar os resultados das empresas. 

Confira no post de hoje, algumas dicas para implementar a jornada de inovação no seu negócio!

5 passos para implementar a jornada de inovação

Cada empresa precisa avaliar as suas necessidades para implementar a jornada de inovação, não há uma única maneira que sirva para todos, mas algumas ações devem ser priorizadas para poder inovar.

Veja a seguir, 5 passos essenciais para implementar a jornada de inovação no seu negócio!

1. Líderes com perfil inovador

Ter em sua empresa uma liderança forte e visionária, é fundamental para inovar, segundo a pesquisa realizada pela ACE, 77% responderam que os líderes possuem um papel central para coordenar, engajar e motivar a equipe para implementar a inovação.

Desse modo, as competências dos líderes precisam estar alinhadas com a cultura e as estratégias da organização, para conduzir as estratégias de implementação da jornada de inovação a serem adotadas por toda a equipe.

2. Cultura organizacional focada na jornada de inovação

O segundo ponto mais mencionado na pesquisa da ACE, com 69% das respostas, foi “ter a cultura certa para promover e apoiar a inovação”, ou seja, para promover a inovação na empresa, é fundamental que todos os colaboradores se sintam engajados e motivados para melhorar suas tarefas com recursos inovadores. 

Além disso, o ambiente para estabelecer a jornada de inovação precisa ser favorável, o tema precisa fazer parte do dia a dia e ser constantemente discutido, estimulando a equipe a pensar e agir diferente.

3. Ferramentas de apoio

O uso de novas tecnologias para apoiar a inovação apareceu em terceiro lugar da pesquisa, com 52% das respostas, visto que os recursos tecnológicos, como softwares e plataformas, auxiliam na implementação e incentivo à jornada de inovação.

A tecnologia e seus recursos estimulam insights estratégicos e permitem a gestão e controle de processos de maneira automatizada, passando do analógico para o digital e estabelecendo a transformação digital na empresa, essencial para inovar.

4. Faça parcerias

A implementação da jornada de inovação pode ser desafiadora e complexa, principalmente para empresas muito grandes e tradicionais, portanto, contar com o apoio de parceiros que já são experientes para inovar, pode ajudar e facilitar o processo.

Uma opção é investir em programas de Open Innovation, que buscam parcerias com startups, que tem a jornada da inovação como característica principal, podendo contratar essas empresas para projetos internos, uso de suas tecnologias, para criar estratégias de go-to-market ou até mesmo investir na participação percentual nos negócios da startup.

5. Acompanhar as tendências

Mantenha um olhar no futuro, acompanhe as tendências e se antecipe, buscando produtos e serviços que sejam úteis e relevantes para o seu consumidor, identificando seus problemas e necessidades e buscando soluções que você pode oferecer.

O Uber e o Airbnb são exemplos de empresas que utilizaram a jornada da inovação dessa maneira, identificaram as necessidades dos consumidores e encontraram soluções assertivas.

O princípio básico da inovação é o Job To Be Done, isto é, “o trabalho a ser feito”. A empresa transfere o foco do produto para o cliente, pensa e antecipa as necessidades do consumidor e entrega de serviços e produtos inovadores no mercado. 

Implementar a jornada de inovação é fundamental para a sustentabilidade e o crescimento do negócio, e os passos listados no post podem te ajudar a começar a inovar.

___________________________________________________________________

A jornada da inovação também pode ser aplicada no seu negócio de cursos online, contratando uma plataforma de ensino inovadora como a eadSimples!

A eadSimples possui todas as ferramentas necessárias para criar, hospedar, ministrar, gerenciar e vender cursos online ou treinamentos corporativos.

Com a tecnologia da nossa plataforma de ensino, você pode disponibilizar videoaulas, aulas ao vivo, materiais de apoio, vídeos externos, fóruns para debates, emissão de certificado e muito mais!

Conheça e experimente o plano grátis acessando aqui. Para conhecer todos os nossos planos, clique aqui.

Entre em contato com nosso time de especialistas!

Continue acompanhando o nosso blog para mais artigos interessantes!

Artigos Relacionados