Blog

Gestor educacional: entenda o seu papel na EaD

gestor educacional, ead, instituições de ensino

O gestor educacional tem um papel essencial na gestão de instituições de ensino e também na EaD, atendendo as especificidades dessa modalidade, para garantir qualidade no processo educativo e nas ações relacionadas.

Com a expansão da EaD, principalmente a partir da pandemia, os profissionais da gestão educacional precisaram se adaptar a modalidade e atuar de maneira direcionada as necessidades da educação remota.

Entenda no post de hoje, o papel do gestor educacional na EaD!

O que é gestor educacional?

O gestor educacional é o profissional que atua na gestão das instituições de ensino, responsável por gerir os setores administrativo e pedagógico, de modo a interagir com todo o sistema educacional.

Independente da modalidade, presencial ou EaD, o gestor educacional atende as demandas dessas áreas conforme suas especificidades. Para atuar na gestão escolar, o profissional precisa de formação acadêmica na área da Pedagogia ou Administração.

O gestor educacional garante a qualidade dos serviços, a sustentabilidade financeira, dar suporte aos profissionais, entre outras atribuições que mantém o bom funcionamento das instituições de ensino.

Qual o papel do gestor educacional na EaD?

No âmbito administrativo, o gestor educacional é responsável por administrar todos os processos necessários para o funcionamento da instituição de ensino EaD, desde o financeiro até a gestão de pessoas.

Entre as atribuições do gestor educacional na EaD, estão:

Gestão administrativa

O gestor educacional é responsável por gerir todos os processos administrativos da instituição de ensino EaD, com o apoio de uma equipe, entre eles:

  • Gestão financeira: administrar os recursos da instituição e empregá-los corretamente; realizar planejamento financeiro e contabilidade;
  • Gestão de pessoal: atuar no recursos humanos e na contratação de professores e demais profissionais da educação, promover treinamentos e gerir o clima organizacional;
  • Gestão da comunicação: responsável por estabelecer um bom relacionamento com a comunidade escolar, comunicação interna e externa, bem como realizar ações de marketing e atendimento aos clientes.
  • Gestão estrutural: gerencia a estrutura do sistema EaD, como a plataforma de ensino utilizada, a comunicação online entre alunos e professores e o atendimento para tratar questões administrativas do curso;

Gestão pedagógica

Além de realizar a gestão administrativa, o gestor educacional também é responsável por gerir o setor pedagógico da EaD, com o auxílio de um coordenador, para atuar nas seguintes áreas:

  • Metodologias de ensino: é responsável por definir quais as metodologias de ensino que serão adotadas, os materiais didáticos, os métodos avaliativos, entre outros;
  • Gestão de professores: além de participar das atividades pertinentes ao recursos humanos, é responsável por orientar e dar suporte ao corpo docente, mantendo um bom relacionamento entre a equipe;
  • Acompanhamento da aprendizagem: participa da avaliação da aprendizagem dos alunos, verificando a qualidade do ensino e buscando melhorias contínuas em conjunto com a equipe.

___________________________________________________________________

Para você, gestor educacional, implementar a EaD na sua instituição de ensino ou criar cursos online, conte com a eadSimples!

A eadSimples possui todas as ferramentas necessárias para criar, hospedar, ministrar, gerenciar e vender cursos online, garantindo um ensino à distância de qualidade aos seus alunos.

Com nossa plataforma de ensino, você pode disponibilizar videoaulas, aulas ao vivo, materiais de apoio, vídeos externos, fóruns para debates, emissão de certificado e muito mais!

Disponibilizamos um plano grátis por tempo indeterminado e planos acessíveis! Conheça e experimente o plano grátis acessando aqui. Para conhecer todos os nossos planos, clique aqui.

Entre em contato com nosso time de especialistas!

Continue acompanhando o nosso blog para mais artigos interessantes!

Artigos Relacionados