Blog

Diferenças entre EaD e presencial: confira 7 pontos!

Diferenças entre EaD e presencial, plataforma de ensino

As diferenças entre EaD e presencial é de interesse de muitos professores para escolherem em qual modalidade dar aulas. Na primeira, a transmissão de conteúdos é online pela plataforma de ensino, na segunda, ocorre no ambiente físico da escola ou universidade.

Entenda no artigo de hoje, as 7 principais diferenças entre EaD e presencial, para te ajudar a escolher qual o melhor formato para dar aulas, conforme suas necessidades. Saiba também, as vantagens do EaD sobre o presencial.

7 principais diferenças entre EaD e presencial

Confira a seguir, as 7 principais diferenças entre EaD e presencial e tenha mais clareza para escolher a melhor opção para você!

1. Aulas e as diferenças entre EaD e presencial

EaD: videoaulas gravadas e disponibilizadas na plataforma de ensino, para os alunos acessarem em locais e horários diversos, o contato com os alunos é remoto e não ocorre em tempo real, somente nas aulas ao vivo, se for o caso.

Presencial: as aulas ocorrem diariamente na sala de aula da escola, com a presença de todos os alunos simultaneamente, a interação é direta em tempo real.

2. Horários

EaD: o horário é flexível, o aluno pode escolher os dias e horários em que irá assistir às aulas, conforme sua disponibilidade. O professor pode gravar os conteúdos com flexibilidade e disponibilizar conforme seu cronograma.

Presencial: é preciso cumprir um horário definido pela instituição, as aulas ocorrem diariamente na hora determinada, uma das grandes diferenças entre EaD e presencial.

3. Local

EaD: o professor pode gravar suas aulas no próprio escritório, em casa ou em qualquer lugar que desejar, desde que tenha acesso à internet e a plataforma de ensino.

Presencial: todas as atividades educativas são realizadas exclusivamente no ambiente escolar.

4. Avaliações

EaD: as provas podem ser realizadas online ou conduzidas presencialmente se necessário.

Presencial: todas as provas são aplicadas no ambiente escolar.

5. Interação

EaD: a interação entre professor e aluno ocorre virtualmente, as dúvidas são sanadas através de chat, fórum, e-mail, chamadas de vídeo ou áudio, etc.

Presencial: o aluno pode interagir e tirar dúvidas em tempo real na sala de aula física.

6. Frequência

EaD: o aluno é avaliado conforme o cumprimento das atividades e não pela sua frequência nas aulas.

Presencial: o aluno precisa ter pelo menos 75% de frequência nas aulas para ser aprovado.

7. Custos

EaD: as mensalidades de cursos online são mais econômicas, além de evitar gastos com transporte.

Presencial: as mensalidades são mais altas e o aluno precisa gastar com transporte.

A partir das 7 principais diferenças entre EaD e presencial apresentadas, é possível ter uma noção mais clara de qual modalidade atende melhor suas necessidades para dar aulas.

Vantagens do EaD sobre o presencial

As diferenças entre EaD e presencial nos permite perceber algumas vantagens em dar aulas online, principalmente no que se refere as metodologias pedagógicas, uma vez que permite maior autonomia aos alunos, essencial para uma aprendizagem mais eficaz.

A EaD estimula o protagonismo dos alunos na construção do próprio conhecimento, desenvolvendo habilidades importantes para o mercado de trabalho e também para a vida pessoal.

O professor atua como mediador, fornece as orientações necessárias para o aluno percorrer o caminho da aprendizagem e se coloca a disposição para auxiliar nas dificuldades.

Na EaD, o aluno aprende com maior independência, flexibilidade e autonomia, conforme a sua rotina, seguindo as instruções do professor — ele é o maior responsável pelo conhecimento que constrói.

Devido as inúmeras vantagens da EaD, o número de matrículas em cursos online cresceu expressivamente nos últimos anos, conforme a Censo da Educação Superior 2020, aumentou 428%.

Confira a seguir, os principais motivos que levam a EaD ter vantagem sobre a presencial!

Flexibilidade de horário: o aluno pode estudar no horário que desejar, utilizando seu tempo livre e concluindo tarefas um pouco por dia. Consegue aproveitar melhor o tempo com a família, por exemplo, e construir seu cronograma conforme sua preferência, sem precisar seguir os horários de uma instituição.

Plataforma de ensino: nesse espaço virtual, o aluno acessa todos os conteúdos necessários para aprender e se comunicar com os professores e colegas, sem precisar de encontros presenciais.

Diversidade de recursos e formatos de conteúdos: a plataforma de ensino permite acessar diversos materiais de apoio em formato digital, facilitando os estudos, como provas, exercícios, e-books, vídeos, aulas ao vivo, certificados, etc.

___________________________________________________________________

A eadSimples é uma plataforma de ensino que oferece todas as ferramentas necessárias para dar aulas online! Videoaulas, aulas ao vivo, espaço para arquivar materiais, canais de comunicação, emissão de certificado e muito mais!

Disponibilizamos um plano grátis por tempo indeterminado e planos acessíveis! Conheça e experimente o plano grátis acessando aqui. Para conhecer todos os nossos planos, clique aqui.

Artigos Relacionados