Blog

RH estratégico: qual a importância para a sua empresa?

rh estratégico, gestão de pessoas, plataforma ead

O RH estratégico vem sendo empregado cada vez mais nas empresas, visto que ele otimiza os processos de gestão de pessoas e possibilita alcançar melhores resultados com planejamento. Confira no post hoje, o que é RH estratégico e como implementar na sua empresa! Saiba também como a plataforma EaD pode ajudar!

O que é RH estratégico?

RH estratégico consiste em um modelo de gestão que atua ativamente na busca dos objetivos da empresa, a partir de um planejamento realizado com estratégia, tem como base o trabalho dos colaboradores.

Os colaboradores são os responsáveis por colocar em prática as atividades e objetivos da empresa, desse modo, a gestão de pessoas assume um papel mais ativo e estratégico para alcançar os resultados.

Além de assumir suas principais funções (controlar a folha de pagamento, recrutamento e seleção, acompanhar hora extra, etc.), o RH estratégico visa oferecer soluções para alcançar os objetivos da empresa, com a participação dos colaboradores.

Quais as vantagens do RH estratégico?

O RH estratégico vai além de suas atividades operacionais, as executa normalmente, mas também participa das ações que visam alcançar os objetivos, motivando os colaboradores e obtendo maior produtividade.

Esse modelo de gestão de pessoas, tem como principal objetivo potencializar os resultados da equipe e qualificar os colaboradores para executar suas tarefas de maneira aperfeiçoada.

Em síntese, as vantagens do RH estratégico, são:

  • selecionar os melhores profissionais para integrar a equipe;
  • realizar a gestão de talentos;
  • oferecer treinamentos eficientes, para a melhoria contínua, utilizando também a plataforma EaD para otimizar o processo;
  • engajar os colaboradores para melhorar a produtividade;
  • alcançar o alto desempenho.

Quais as funções do RH estratégico?

Para atuar de maneira estratégica na empresa, o RH precisa tomar decisões com base em dados, realizar um planejamento antes de agir, buscar melhores resultados de forma contínua e inovar os processos para otimizar a rotina operacional.

Dessa forma, o RH estratégico demanda as seguintes funções:

Planejar o recrutamento e retenção de talentos

Os resultados de uma empresa são alcançados com o trabalho dos profissionais que tem em sua equipe, desse modo, é preciso selecionar talentos conforme as necessidades, delimitando o perfil para cada cargo.

Para manter os profissionais qualificados para as funções da empresa, é fundamental proporcionar crescimento interno, com cursos de aperfeiçoamento e promoções.

Definir e alinhar os objetivos

Para alcançar resultados positivos, é necessário definir e alinhar os objetivos que atendam o modelo de negócio da empresa, delegando as tarefas para os profissionais adequados e capacitados para executá-las.

Monitorar os indicadores

O RH estratégico precisa definir indicadores de desempenho e monitorá-los para avaliar a atuação dos profissionais e verificar se estão atendendo os objetivos. Os principais indicadores são:

  • análise de desempenho;
  • produtividade;
  • seleção de equipe;
  • satisfação do time;
  • eficiência operacional.

Otimizar a comunicação interna

Os resultados só são alcançados quando a equipe está em sintonia e compreende exatamente o que precisam fazer, para tanto, a comunicação interna precisa ser eficaz.

O RH estratégico busca melhorias constantes na comunicação com a equipe, para que as informações sejam compartilhadas de maneira objetiva e com clareza, evitando erros.

4 passos para implementar o RH estratégico

Adotar o RH estratégico traz diversas vantagens para a sua empresa, para implementá-lo é preciso integrá-lo na cultura organizacional, a partir de 5 passos iniciais:

  1. Reduzir as tarefas operacionais: utilizar softwares para executar tarefas operacionais, permitindo a equipe do RH se dedicar aos objetivos da empresa.
  2. Focar nas metas: trabalhar conforme as metas definidas, seguindo as ações necessárias para alcança-las.
  3. Compreender o negócio: para ser estratégico, o RH precisa conhecer detalhadamente o negócio e como ele funciona, para contratar profissionais adequados.
  4. Oferecer treinamentos: investir no aperfeiçoamento dos profissionais é essencial para obter melhores resultados, o RH estratégico identifica os conhecimentos que a equipe precisa adquirir e promove cursos, podendo utilizar a plataforma EaD para facilitar o processo.

___________________________________________________________________

Para implementar o RH estratégico e treinar os profissionais da sua empresa, promova cursos online ou crie sua universidade corporativa com a eadSimples!

Temos uma plataforma de ensino completa para oferecer cursos online e capacitar seus colaboradores.

A eadSimples oferece um ambiente virtual de aprendizagem, com toda a estrutura necessária para compartilhar videoaulas, materiais e muito mais!

Aproveite as ofertas imperdíveis do Black November eadSimples e contrate agora mesmo sua plataforma EaD! Basta acessar o link.

Experimente grátis! 

Fale com um de nossos consultores!

Artigos Relacionados