Blog

Professor particular online: como ser um?

professor particular online, cursos ead, plataforma de ensino

Como ser professor particular online? Esse é um questionamento de muitos profissionais da educação que desejam trabalhar de maneira autônoma, ministrando tutoria ou cursos EaD em uma plataforma de ensino.

O crescimento do mercado digital, ampliou as possibilidades de trabalho para o professor particular online, podendo ampliar seus ganhos ensinando de maneira autônoma e aproveitar a maior flexibilidade proporcionada pela educação a distância.

Existem cerca de 2,5 milhões de  professores no Brasil, conforme dados do Inep, a maioria atua na Educação Básica, mas também no Ensino Superior, cursos técnicos e profissionalizantes, cursos livres, tutoria, entre outras modalidades, incluindo professor particular online, que vem crescendo cada vez mais no cenário educacional brasileiro.

Para te ajudar a se tornar um professor particular online, ministrando tutoria ou cursos EaD em uma plataforma de ensino, preparamos este post com dicas especiais. Confira!

Características do professor particular online

Para ser um professor particular online, é preciso atender algumas características essenciais, para tornar sua tutoria ou cursos EaD de qualidade e garantir a aprendizagem dos alunos a distância e com autonomia na plataforma de ensino.

Lembrando que o papel do professor é capacitar seus alunos a atuarem profissionalmente ou reforçar a aprendizagem do ensino formal, com cursos EaD ou tutoria. Portanto, precisam atuar com responsabilidade e comprometimento com o processo educacional.

Confira a seguir, as 6 habilidades necessárias para se tornar um professor particular online!

Disponibilidade para ser professor particular online

O professor particular online precisa compreender o perfil de seus alunos, sejam os de cursos EaD ou tutoria, que normalmente estudam pela plataforma de ensino em horários diversos, conforme a disponibilidade.

Os alunos que realizam tutoria, por exemplo, cumprem a carga horária da escola e fazem o reforço escolar na plataforma de ensino nos horários restantes. Já os alunos de cursos EaD, costumam estudar a noite, após o expediente de trabalho e até mesmo aos finais de semana, feriados e período de férias escolares. 

Sendo assim, não cumprem um horário preestabelecido para estudar, exceto as aulas ao vivo ou os encontros com hora marcada, ou seja, estudam pela plataforma de ensino nos momentos disponíveis.

Para atender esses alunos, o professor particular online precisa estar disponível nos canais de comunicação, para orientar e tirar dúvidas quando elas surgirem, mesmo em horários não convencionais ou em dias em que um professor da educação presencial não trabalharia. 

Desse modo, o professor particular online, precisa ser flexível e ajustar sua disponibilidade às demandas do aluno. 

Paciência para ser professor particular online

O professor particular online precisa ter mais paciência, considerando as distrações do ambiente digital, a diversidade de horários e a comunicação exclusiva pela internet.

Para superar as dificuldades da tutoria online e dos cursos EaD, estabeleça algumas regras no início das aulas para facilitar o processo, explique detalhadamente como funciona a plataforma de ensino e o que espera do aluno.

Empatia

A empatia é uma habilidade essencial para o professor particular online, para que ele possa compreender as dificuldades do aluno e orientá-lo, podendo adotar uma metodologia mais adequada para ele.

No início, o aluno pode ter dificuldade para utilizar a plataforma de ensino ou estudar de maneira autônoma, por exemplo, podendo comprometer a aprendizagem. Esteja atento ao desempenho dos seus alunos e busque saber como estão se sentindo com relação às aulas.

Didática

A didática é a principal habilidade para ministrar aulas, utilizando técnicas e estratégias para compartilhar os conteúdos da tutoria ou cursos EaD, para facilitar a aprendizagem dos alunos.

O professor particular online precisa conhecer e aplicar a metodologia da educação a distância, para viabilizar a aprendizagem pela plataforma de ensino, sobretudo saber estimular a autonomia e a participação ativa dos alunos no próprio processo educativo.

Para te ajudar, peça feedbacks, troque experiencias com outros professores e explore todas as ferramentas digitais para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, principalmente as de comunicação.

Criatividade

Para conseguir a atenção dos alunos na tutoria online e cursos EaD é fundamental ter criatividade e elaborar aulas e conteúdos interessantes e estimulantes, diversificando os formatos das aulas e dos materiais de apoio.

Evite somente aulas e materiais puramente teóricos, aposte em vídeos, games, podcasts, audiobooks, transmissões ao vivo, mapas mentais e conteúdos interativos.

6 dicas para se tornar professor particular online

Além das habilidades necessárias para se tornar um professor particular online, você precisa de planejamento para ministrar tutoria e cursos EaD. Confira 6 dicas para se organizar!

1. Organize seu horário de trabalho

Crie horários para ministrar as aulas e atender os alunos, conforme a disponibilidade dos seus alunos, separando momentos para criar conteúdos e acompanhar os resultados. Estabeleça as horas trabalhadas por dia e não ultrapasse esse limite para não cometer excesso de trabalho e prejudicar seu desempenho.

2. Prepare o ambiente das aulas

Defina um local para gravar as aulas, fazer as transmissões ao vivo ou chamadas de vídeo individuais, bem como para realizar a produção dos conteúdos. O ideal é montar um escritório em casa ou em outro local apropriado, onde você tenha privacidade e conforto para trabalhar.

3. Adquira equipamentos de qualidade

Para ser professor particular online, você irá precisar de um computador, câmera, microfone, iluminação, internet, ferramentas de edição, plataforma de ensino, entre outros equipamentos necessários para entregar conteúdos de qualidade.

4. Planos de aula individuais

O plano de aula é essencial para qualquer professor, pois ele ajuda a organizar os conteúdos e seguir uma lógica de aprendizagem. No caso de um professor particular online, é importante elaborar um plano de aula para cada aluno, respeitando suas necessidades para facilitar a aprendizagem.

5. Disponibilizar canais de comunicação

Se comunicar com os alunos é essencial para o professor particular online, para tirar dúvidas, orientar e acompanhar seu desempenho. Portanto, disponibilize diferentes canais de comunicação: e-mail, WhatsApp, chat, fórum, redes sociais, entre outros.

6. Ambiente virtual de aprendizagem estruturado

O ambiente virtual de aprendizagem é o principal espaço onde os alunos irão acessar o cursos EaD ou a tutoria, com todos os conteúdos, materiais e canais de comunicação. 

Para estruturar um ambiente virtual de aprendizagem, escolha uma plataforma de ensino completa, com todas as ferramentas necessárias para oferecer a educação a distância.

___________________________________________________________________

A eadSimples oferece um ambiente virtual de aprendizagem, com toda a estrutura necessária para ministrar videoaulas, compartilhar materiais, ferramentas de interação, acompanhamento do desempenho dos alunos e muito mais!

Conheça nossos planos e preços acessando aqui ou experimente grátis!

Artigos Relacionados