Blog

Empresa de cursos online em 7 passos

empresa de cursos online em 7 passos

Uma empresa de cursos online é um tipo de negócio EaD, que utiliza uma plataforma de ensino como principal meio de trabalho, portanto, precisa seguir alguns passos para garantir seu funcionamento e gerar lucro, como qualquer outro empreendimento.

Após ter criado seus cursos online e planejado sua metodologia de trabalho, é preciso formalizar seu negócio EaD e torná-lo mais profissional, para gerar maior credibilidade e confiança para conquistar mais clientes.

Preparamos este artigo para te ajudar a entender os 7 passos necessários para criar uma empresa de cursos online e ter sucesso no seu negócio EaD. Confira todas as dicas!

7 passos para criar uma empresa de cursos online

1. Contrate uma plataforma de ensino para criar uma empresa de cursos online

A plataforma de ensino é a principal ferramenta de trabalho para um negócio EaD, é o ambiente virtual onde irá hospedar seus cursos online e disponibilizar todos os conteúdos necessários para a aprendizagem dos alunos.

Portanto, é o primeiro passo para criar sua empresa de cursos online, pois ela oferece todos os recursos necessários para hospedar, criar, ministrar e vender seus produtos EaD.

Disponibiliza a gestão do seu negócio EaD, opções de pagamento pela própria plataforma de ensino, emissão de certificados, canais de comunicação com seus clientes e muito mais!

A eadSimples é uma plataforma de ensino completa para criar sua empresa de cursos online! Oferece um ambiente virtual de aprendizagem, com toda a estrutura necessária para compartilhar videoaulas, materiais e muito mais!

Conheça nossos planos!

Experimente grátis!

2. Formalize a empresa de cursos online

Para abrir uma empresa de cursos online, é fundamental legalizar seu negócio EaD criando um CNPJ, assim você terá um registro oficial como empreendedor e estará com a situação regular perante a lei para realizar diferentes atividades, como:

  • Emitir notas fiscais;
  • Contratar colaboradores;
  • Contratar fornecedores;
  • Realizar processos bancários.

Conforme o SEBRAE, os passos para abrir uma empresa são:

  1. Consultar a viabilidade do nome empresarial;
  2. Fazer o registro na junta comercial;
  3. Se registrar como contribuinte para criar um CNPJ;
  4. Fazer o registro na Prefeitura Municipal;
  5. Obter o alvará do corpo de bombeiros, se necessário;
  6. Solicitar alvará de funcionamento;
  7. Fazer o cadastro na previdência social;
  8. Registrar o aparato fiscal.

Embora não seja obrigatório criar uma empresa para cursos online livres, é recomendado para agregar valor ao seu negócio EaD e evitar problemas futuros com a lei. Para esse tipo de serviço pode ser feito apenas a inscrição municipal. O ideal é contratar um contador para cuidar de todo esse processo.

3. Registre o seu domínio

Para criar uma empresa de cursos online você precisa ter um domínio na internet, um site próprio ou vinculado a uma plataforma de ensino, na eadSimples é possível utilizar o domínio da plataforma ou o seu.

O domínio é como a identidade do seu negócio EaD, é o endereço onde as pessoas irão acessar seus cursos online e comprá-los.

Pense em um nome para o seu domínio e pesquise a disponibilidade, se estiver disponível é só registrar. Você pode fazer esse processo no site Registro.br.

4. Crie um logo 

O logo é uma imagem que representa a sua marca, fundamental para o marketing da sua empresa de cursos online, ele ajuda as pessoas associarem o símbolo ao seu negócio EaD.

As pessoas identificam melhor a sua marca quando ela é representada por uma imagem ou símbolo, é uma maneira de se comunicar com o público e influenciá-lo, podendo atrair as pessoas pelo significado dessa imagem.

Crie um logo que consiga captar a essência da sua marca, com cores, símbolos e letras que informem ao público sobre o que é o conceito do seu negócio EaD.

5. Crie um site

Ter um site é essencial para qualquer negócio, ele é a porta de entrada para a sua empresa de cursos online, é o endereço virtual onde os clientes terão acesso aos seus produtos e serviços.

O site reúne todas as informações sobre o seu negócio EaD, bem como disponibilizar canais de comunicação para interagir com o público e captar clientes. Alguns requisitos essenciais para o seu site, são:

  • Design intuitivo;
  • Comunicação de fácil compreensão;
  • Utilizar técnicas de SEO para otimização de sites;
  • Utilizar call to actions para facilitar a conversação dos leads.

Na plataforma de ensino da eadSimples, você pode criar e personalizar seu site com sua marca, também utilizá-lo como loja para os seus cursos online. Além de todas as ferramentas para ministrar aulas no ambiente virtual de aprendizagem.

6. Ações de marketing

Para o seu negócio EaD ter sucesso, você precisa divulgar sua empresa de cursos online e atrair o público. Para se comunicar com as pessoas, é preciso primeiro definir sua marca, sua identidade, sua missão, ou seja, qual a mensagem que pretende passar.

Após definir as características da sua empresa de cursos online, é possível iniciar as estratégias de marketing.

Confira algumas ações de marketing de baixo custo para divulgar seu negócio EaD:

  • Crie páginas nas principais redes sociais para a sua empresa de cursos online;
  • Faça postagens regularmente para divulgar o seu trabalho;
  • Disponibilize conteúdo de qualidade em um blog;
  • Ofereça pequenas amostras do conteúdo do seu curso para atrair o público;
  • Solicite um e-mail de cadastro para os visitantes do seu site para manter um relacionamento com potenciais clientes;
  • Use o Google Analytics, para conhecer o perfil dos visitantes do seu site e entender melhor quem é o seu público-alvo;
  • O Google Search Console avaliará a qualidade do seu site, além de sugerir alterações para deixá-lo melhor posicionado;
  • Com o Google Adwords, você pode montar anúncios do seu curso para atrair novos clientes. 

7. Registre a sua marca

Para ter o nome da sua marca exclusivo, bem como o logo ou produtos, registre no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), assim você garante que ninguém irá utilizar as suas ideias, bem como se assegurar que não está usando o nome de outra empresa.

Comece acessando o sistema de busca de marcas para tirar essa dúvida de uma vez por todas.

O site do INPI fornece um passo a passo sobre o registro de marca. Acesse-o para conhecer cada uma das etapas.

___________________________________________________________________

A eadSimples oferece um ambiente virtual de aprendizagem, com toda a estrutura necessária para ministrar videoaulas, compartilhar materiais, ferramentas de interação, acompanhamento do desempenho dos alunos e muito mais!

Conheça nossos planos e preços acessando aqui ou experimente grátis!

 

Artigos Relacionados