Blog

3 desafios do EaD no Brasil

3 desafios do ead no brasil na plataforma de ensino

3 desafios do EaD no Brasil preocupam escolas, faculdades, educadores e profissionais que trabalham com cursos online, pois todos utilizam a plataforma de ensino para realizar o processo educativo a distância.

A educação a distância tornou-se uma tendência em nossa sociedade devido as suas vantagens, entretanto, existem alguns desafios do EaD no Brasil que precisam ser superados para ampliar e melhorar essa modalidade de ensino em território nacional.

É sobre isso que iremos tratar no post de hoje, refletir sobre os 3 desafios do EaD no Brasil e como superá-los!

Quais são os 3 desafios do EaD no Brasil?

O principal meio que possibilita o EaD é a internet e os recursos tecnológicos, que permitem que professores e alunos realizem as atividades educativas através da plataforma de ensino.

Se por um lado a tecnologia facilita muitos processos, por outro lado pode ser justamente o que gera os desafios, como veremos a seguir: 

1. Acessibilidade — desafios do EaD no Brasil

A desigualdade social brasileira é um dos grandes desafios da educação a distância no Brasil, muitas pessoas não têm acesso à internet para acessar uma plataforma de ensino e aprender a distância.

Fora a internet, falta computador ou tablet para acessar os conteúdos, dessa forma, o EaD não atende a toda a população devido à falta de recursos da população mais carente.

2. Capacitação dos profissionais da educação — desafios do EaD no Brasil

Os recursos tecnológicos são as principais ferramentas para promover a educação a distância, entretanto, muitos educadores não dominam essas tecnologias, gerando desafios do EaD no Brasil.

A dificuldade para utilizar a plataforma de ensino compromete a qualidade das aulas online, o compartilhamento de materiais, a comunicação, a aplicação de atividades e avaliações, ou seja, o processo educativo sofre prejuízo se não for aplicado corretamente.

3. Preconceito

Mesmo com o crescimento de cursos online, o ensino remoto durante a pandemia e a qualidade da plataforma de ensino para ensinar e aprender, ainda existe preconceito com essa modalidade.

Devido à desinformação e a crença de que a qualidade do ensino à distância é inferior ao processo educativo presencial, esse é um dos desafios do EaD no Brasil que precisa ser superado, uma vez que o MEC já regulamentou a modalidade e garante a mesma qualidade ao diploma EaD.

Como superar esses desafios?

A melhor maneira de superar os desafios do EaD no Brasil, é divulgar as suas vantagens para a educação e ampliar o acesso à plataforma de ensino, ao vivenciar essa modalidade, percebe-se a sua qualidade e contribuição para o processo educativo, sendo as principais:

1. Democratização do conhecimento

O EaD é uma alternativa para pessoas que não podem frequentar presencialmente um curso, podem aprender na plataforma de ensino no horário e local que atendem suas necessidades.

Além disso, os cursos online são mais baratos que os presenciais, possibilitando quem tem baixa renda adquirir conhecimentos e se qualificar para o mercado de trabalho. Com isso, é possível superar os desafios do EaD no Brasil e ampliar a sua oferta.

2. Diversificação de conteúdos digitais

A plataforma de ensino permite compartilhar diferentes conteúdos para a aprendizagem a distância e superar os desafios do EaD no Brasil, tornando mais dinâmico e completo o aprendizado, com os seguintes recursos:

  • Videoaulas;
  • E-books;
  • Trilhas de aprendizagem;
  • Fóruns;
  • Podcasts;
  • Infográficos;
  • Transmissões ao vivo;
  • Infoprodutos.

3. Tecnologia educacional

Embora o acesso à internet e a plataforma de ensino seja um dos desafios do EaD no Brasil, a tecnologia facilita o processo de aprendizagem com os diversos recursos que oferece.

Os conteúdos digitais são mais acessíveis porque podem ser utilizados a qualquer momento e em qualquer lugar, não limita o estudante ao ambiente escolar, ele pode assistir uma aula na plataforma de ensino conforme sua disponibilidade, por exemplo.

4. Universidade corporativa

Uma tendência que pode ajudar a superar os desafios do EaD no Brasil é a universidade corporativa, que promove o desenvolvimento profissional dos colaboradores de uma empresa na plataforma de ensino.

O mundo corporativo já aderiu a essa modalidade e ajuda a agregar valor ao EaD, pois realmente capacita os profissionais e gera melhores resultados para a empresa, confirmando a eficácia da aprendizagem a distância.

___________________________________________________________________

Para superar os desafios do EaD no Brasil, garanta a melhor plataforma de ensino! A eadSimples proporciona todas as ferramentas para criar, hospedar, ministrar e vender cursos online.

Para saber mais, fale com um de nossos especialistas!

Experimente grátis!

Artigos Relacionados