Blog

Plataforma EaD para assinaturas

plataforma ead para assinaturas e vender cursos online

A plataforma EaD para assinaturas é ideal para vender cursos online de diferentes temas, ou seja, se você produz diversos conteúdos, pode disponibilizar todos na plataforma de ensino para os assinantes. Dessa forma, podem acessar um catálogo variado de produtos EaD.

Cursos online por assinatura é uma tendência no EaD, que além de beneficiar os alunos, promete ampliar o seu negócio e fidelizar os seus clientes, que acessam a plataforma de ensino periodicamente para acompanhar todos os seus conteúdos.

Entenda neste artigo como funciona a plataforma EaD para assinaturas, como vender cursos online nessa modalidade e qual a melhor plataforma de ensino para oferecer esse serviço.

O que é uma plataforma EaD para assinaturas?

A plataforma EaD para assinaturas funciona como a Netflix e o Spotify, por exemplo, mas oferece cursos online por assinatura, o assinante tem acesso a todos os seus cursos na plataforma de ensino.

O usuário paga um valor mensal, conforme o plano contratado, para acessar a plataforma EaD com todos os seus cursos e estudar conforme sua disponibilidade, escolhendo um curso por vez ou quantos desejar.

Você pode definir planos com valor fixo, que variam conforme os produtos EaD disponíveis, durante um período pré-determinado (mensal, semestral, anual ou personalizado), para que os seus clientes acessem seu catálogo de cursos.

A plataforma EaD para assinaturas reúne todos os seus produtos com acesso ilimitado, ou seja, o assinante pode fazer todos os seus cursos, seguindo uma ordem de temas ou conteúdos independentes, conforme a preferência dos alunos.

O pagamento da assinatura pode variar conforme a preferência ou disponibilidade da plataforma de ensino que você hospeda seus cursos online, pode ser pagamento mensal, semestral ou anual, á vista ou parcelado. Existe também a possibilidade de renovação automática da assinatura, com o pagamento no cartão de crédito. 

Quais os benefícios da plataforma EaD para assinaturas?

Disponibilizar um catálogo de produtos EaD com conteúdos variados na plataforma de ensino, contribui para vender cursos online, porque oferecer mais opções aos assinantes e um sistema de assinaturas recorrentes.

Os serviços de assinatura recorrente são bastante atrativos para os consumidores, crescem cada vez mais no mercado nas mais diversas áreas, e o nicho de cursos online também pode oferecer essa possibilidade e atrair pessoas interessadas em adquirir conhecimentos constantemente.

Isso promove a fidelização do seu público, pois se interessa por sua proposta e quer participar de todos os cursos para complementar a aprendizagem do conjunto de conhecimentos disponibilizados na plataforma EaD para assinaturas.

Quanto mais conteúdos você disponibilizar, maior a credibilidade no seu trabalho, aumentando a sua audiência e agregando valor a sua marca, pois vende uma aprendizagem completa.

A plataforma EaD para assinaturas promove também a educação continuada, mantém o aluno engajado com seu desenvolvimento profissional ou pessoal, tendo você como referência.

Além disso, oferece praticidade para o público, que não precisa comprar cursos separados, tem acesso a todo o seu catálogo de produtos disponível para consumir quando e como quiser.

Outros benefícios de ter uma plataforma EaD para assinaturas e vender cursos online, incluem:

  • Melhora o retorno do CAC (Custos de Aquisição de Clientes); 
  • Audiência mínima garantida para o lançamento de novos cursos;
  • Venda de outros produtos, como mentorias e materiais extras;
  • Faturamento recorrente garantido e adiantado;
  • Renovação automática da assinatura.

Como escolher uma plataforma de ensino para vender cursos online por assinatura?

Para vender cursos online e oferecer a opção de assinatura recorrente, você precisa hospedar seus conteúdos em uma plataforma EaD que disponibiliza todas as ferramentas necessárias para esses serviços.

O sistema de pagamento deve possibilitar variadas formas de pagar, como PIX, boleto e cartão, integrado com diferentes meios na plataforma de ensino, bem como a opção de cobrança recorrente.

Dois pontos importantes que devem constar na plataforma EaD para assinaturas quanto ao pagamento, são:

  1. Segurança: fornecer conexão segura;
  2. Checkout de pagamento: integrar meios de pagamento para finalizar a compra com facilidade ou redirecionar na plataforma de ensino.

Outro ponto válido a se considerar, são as ferramentas relacionadas aos conteúdos dos cursos, ou seja, a plataforma de ensino precisa ter estrutura para hospedar seus produtos com qualidade.

Além disso, precisa oferecer qualidade nos vídeos para ministrar videoaulas, opção de transmissão ao vivo, espaço para armazenamento de arquivos variados, ferramentas de interação, sistema de avaliação, emissão de certificado e outros recursos pertinentes ao processo de ensino e aprendizagem a distância.

Dessa forma, você terá a garantia de vender cursos online com qualidade, agregando valor ao seu negócio e atraindo mais pessoas para a contratação da sua plataforma EaD para assinaturas.

Como criar cursos online para assinatura?

Vender cursos online em uma plataforma EaD para assinaturas difere da venda de cursos únicos, portanto, precisa atender alguns critérios especiais para manter os usuários fidelizados. Confira a seguir!

Catálogo variado

O primeiro critério essencial para cursos online por assinatura é criar um catálogo variado de conteúdos e produtos EaD, que atraia o público e desperte o interesse em realizar todos eles.

Dessa forma, você garante que o assinante terá sempre algo novo para aprender, a partir de um tema principal, ofereça cursos que contemplem todos os conhecimentos que envolvem o assunto, divididos por módulos, por exemplo.

Quando o aluno realizar o primeiro curso, certamente vai querer participar dos próximos para adquirir os demais conhecimentos e dominar o tema, usufruindo de todo o seu catálogo.

Preço atrativo

Para vender cursos online em uma plataforma EaD para assinaturas, os planos e os preços da assinatura são fundamentais!

O ideal é tornas a assinatura acessível para diferentes públicos, com planos e preços variados, que atendam as necessidades de todos os usuários da plataforma de ensino.

Para fazer a precificação dos cursos online por assinatura, avalie um valor justo para a mensalidade, semestralidade ou anuidade, conforme os benefícios que cada plano oferece. 

Você pode criar planos básicos, com o acesso limitado aos conteúdos, ou planos premium, com acesso ilimitado a mais cursos e recursos extras. Assim, é possível segmentar seu público e atender melhor diferentes demandas. 

Mantenha os conteúdos atualizados

Para manter uma assinatura, ela precisa ser relevante para o usuário, dessa forma, os conteúdos dos seus cursos online por assinatura precisam estar sempre atualizados.

Com isso, os assinantes sempre terão algo novo para aprender, faça o lançamento de cursos novos, insira novos materiais periodicamente na plataforma EaD para assinaturas, ofereça conteúdos extras, promova a interação e peça feedbacks.

Esteja sempre atento as expectativas dos usuários e busque atender o que eles procuram, para mantê-los engajados a consumir todo o seu catálogo de produtos EaD na plataforma de ensino e fiquem sempre esperando pelo próximo curso.

Qual a melhor plataforma EaD para assinaturas?

A plataforma de ensino eadSimples é completa para você hospedar e vender cursos online, disponibiliza um ambiente virtual de aprendizagem com todas as ferramentas para ministrar aulas, armazenar arquivos, canais de interação, sistema de avaliações, emissão de certificados, diversos podutos EaD e muito mais!

Também funciona como plataforma EaD para assinaturas, possui um sistema de pagamento diversificado com várias opções, PIX, boleto, cartão e cobrança recorrente.

Nossa parceria com o ASAAS, possibilita o pagamento com recorrência para cobrança automática no cartão de crédito, integrado na plataforma de ensino eadSimples.

O Asaas é uma fintech que oferece soluções para automatizar as atividades burocráticas dos empreendedores. Em 2021, foi autorizada pelo Banco Central a atuar como a 31.ª instituição de pagamentos do Brasil.

Confira os serviços que a ASAAS possibilita integrada a eadSimples:

  • Meios de pagamento: será habilitado como meio de pagamento em sua plataforma de ensino PIX, boleto e parcelado no cartão de crédito;
  • Notificação de cobrança e protesto: notificações de cobrança por Whatsapp, e-mail, carta, SMS, ligação de robô e muito mais, para evitar a inadimplência do seu negócio.
  • Emissão de nota fiscal: simplificamos a emissão de notas fiscais e oferecemos uma conta digital completa e gratuita, com cartão de crédito pré e pós-pago.

Todos os planos da eadSimples possibilitam integrar o sistema de pagamentos do ASAAS. Nos planos grátis, de pagamento mensal ou anual POP, será possível utilizar apenas contas ASAAS criadas dentro da plataforma eadSimples, através página inicial do administrador ou demais páginas internas.

Nos planos Enterprise ou Anual que comporte acima de 2.500 alunos é possível inserir sua conta ASAAS criada fora da plataforma eadSimples (API KEY). 

Outros meios de pagamentos também podem ser utilizados, como o paghiper, paypal, pagar.me, pagseguro, mercado pago, cielo, juno, se o seu plano oferecer essas opções.

A cobrança com recorrência automática no cartão de crédito será possível apenas para plataformas com a conta ASAAS devidamente configurada. Este recurso está previsto para lançamento em agosto 2022. Atualmente é possível utilizar o recurso de “Mensalidades” nos combos de vendas e criar cobranças para pagamento manual (dependem do comprador clicar em pagar).

Saiba mais como utilizar a plataforma EaD para assinaturas com o ASAAS integrado a eadSimples, acessando aqui.

Acesse gratuitamente a plataforma de ensino eadSimples e experiente! Solicite acesso grátis e crie sua plataforma EaD para assinaturas!

Conheça todos os nossos planos e encontre o ideal para você! Clique aqui e confira!

Artigos Relacionados