Blog

Aula de reforço online: saiba como atuar na tutoria EaD

aula de reforço online, tutoria ead, negócio digital, ensino à distância, plataforma de ensino

Aula de reforço online é uma das possibilidades para criar um negócio digital e trabalhar em casa na área de tutoria EaD, visto o crescimento pela busca do ensino à distância, possibilitando aos tutores criarem uma renda extra ou até mesmo se tornar o trabalho principal em uma plataforma de ensino.

Tutoria EaD atua como um reforço da aprendizagem online, através de um processo de aprendizado informal, no qual um especialista no tema orienta e ajuda os estudantes a aprimorarem os seus conhecimentos, obtendo melhores resultados nos seus estudos.

O tutor oferece, através da aula de reforço online, um apoio personalizado, conforme as dificuldades do estudante, transmitindo de forma simplificada determinado assunto, orientando sobre como estudar de maneira mais eficaz e tirando dúvidas.

Saiba, no post de hoje, como oferecer tutoria EaD e criar um negócio digital de ensino à distância. Confira também algumas dicas!

Como criar um negócio digital com aula de reforço online?

Para criar um negócio digital com aula de reforço online, você precisa considerar quatro pontos principais:

1. Legalizar ou não a aula de reforço online

Para atuar na tutoria EaD, não é preciso ter um registro na Receita Federal, uma vez que é considerada uma modalidade de aprendizagem informal. Entretanto, legalizar seu negócio digital nos órgãos competentes, pode trazer diversas vantagens, como o acesso a crédito para investir, cartões de crédito e conta bancária empresarial.

2. O que é preciso para dar aula de reforço online

Para dar aula de reforço online, você precisa de uma plataforma de ensino para hospedar os conteúdos e compartilhar com os alunos, como materiais de apoio, videoaulas, chat para tirar dúvidas, fórum de discussão, etc. Além disso, torna seu negócio digital mais profissional, podendo alcançar clientes de outras cidades.

3. Quanto cobrar pela aula de reforço online

Existem algumas variáveis a serem consideradas para precificar sua aula de reforço online, como a experiência do tutor, a disciplina ministrada, a etapa escolar, os recursos extras, entre outros. Por exemplo, tutoria EaD para séries mais avançadas, exige formações mais específicas, encarecendo o valor da aula. 

O mais comum é cobrar por hora e você mesmo pode definir o preço. Para ter como base o quanto cobrar, o valor da hora da tutoria no mercado é, em média, 30 reais, conforme dados do Glassdoor

4. Como divulgar e vender o seu serviço

Para criar um negócio digital em tutoria EaD, é preciso divulgar o seu trabalho para atrair alunos. Você pode aplicar o marketing digital gratuito, como criar uma página nas redes sociais ou um blog, ou investir em anúncios pagos. Outra maneira de divulgação é o tradicional “boca a boca” e a distribuição de cartões/cartazes.

Como criar uma aula de reforço online?

Confira, a seguir, 5 passos para criar uma aula de reforço online e iniciar seu negócio digital com a tutoria EaD.

1. Definir o conteúdo

Primeiramente, estruture a aula definindo o conteúdo e o objetivo, para servir como roteiro. O material precisa ter embasamento teórico no tema e nas diretrizes de educação, quando se trata de tutoria EaD para a educação básica formal.

Cada aula de reforço online deve ser distribuída conforme os conteúdos que englobam o tema central e os conhecimentos específicos que os alunos precisam desenvolver naquela aula. Se você atua na área da Língua Portuguesa, por exemplo, pode fazer da seguinte forma:

  • Conteúdo: classes de palavras;
  • Objetivo: identificar os adjetivos.

2. Estabelecer a duração da aula

Aulas costumam ter a duração de uma hora, dessa forma, estruture a aula para distribuir os conteúdos adequadamente. Separa também um momento para o aluno tirar dúvidas e fazer atividades. Apresentar somente teoria pode tornar exaustiva a sua aula de reforço online.

3. Escolha os materiais e a metodologia

Defina a metodologia que irá utilizar para oferecer a tutoria EaD, existem diferentes abordagens para transmitir os conhecimentos, mas no ensino à distância é essencial estimular a participação do aluno com metodologias ativas.

Para tanto, os materiais a serem utilizados, incluem:

  • e-books;
  • slides;
  • transmissões ao vivo;
  • videoaulas;
  • vídeos interativos;
  • atividades digitais;
  • podcasts;
  • músicas;
  • portais pedagógicos; 
  • gamificação.

4. Defina o canal digital onde irá ministrar as aulas

Existem diferentes canais digitais para ministrar aula de reforço online, é possível realizar a tutoria EaD via WhatsApp, Zoom e Google Meet. Porém, recomendamos o uso de uma plataforma de ensino, para oferecer mais recursos aos seus alunos e tornar mais profissional o seu negócio digital.

5. Crie um plano de aula

Faça um planejamento detalhado das suas aulas, definindo uma trilha de aprendizagem, ou seja, tudo o que o aluno precisa ter acesso em cada aula para construir determinado conhecimento. Dessa forma, o tutor pode abordar cada tópico com assertividade, garantindo que não restaram dúvidas.

Exemplos de planos de aula na tutoria EaD

Confira um exemplo de tópicos para estruturar seu plano de aula de reforço online!

  • Conteúdo: preservação da água;
  • Objetivo: ensinar sobre o uso consciente da água;
  • Público: alunos do 4.º ano;
  • Procedimentos: apresentar uma situação-problema (falta de água) e estimular os alunos a buscarem soluções para resolvê-la;
  • Materiais: folhetos educativos da companhia de água e saneamento, vídeos educativos, slides, etc.;
  • Avaliação: promover uma discussão sobre o tema e verificar se os alunos compreenderam.

___________________________________________________________________

Procurando uma plataforma de ensino para oferecer aula de reforço online? A eadSimples é a melhor opção para você! Temos todas as ferramentas para realizar o ensino à distância e oferecemos plano grátis para sempre!

Você pode hospedar suas aulas e materiais, fazer transmissões ao vivo e interagir com os alunos, sem pagar pela hospedagem e nem comissão por venda. Dessa forma, é possível monetizar sua tutoria EaD e só paga por um plano quando alcançar mais alunos.

Solicite acesso grátis!

Para conferir todos os nossos planos, acesse o link.

Artigos Relacionados