Blog

Jogos online na educação: conheça 7 benefícios!

jogos online na educação, gamificação, recurso pedagógico

Os jogos online na educação têm sido cada vez mais utilizados para otimizar a aprendizagem, pois a gamificação já se mostrou um recurso pedagógico eficaz para a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de diversas habilidades essenciais para a formação dos alunos.

Historicamente, o videogame era encarado somente como entretenimento e diversão, mas hoje é reconhecido seu potencial para estimular aspectos cognitivos importantes para a aprendizagem.

Confira no post de hoje, a importância dos jogos online na educação e 7 benefícios para a aprendizagem!

Qual a finalidade dos jogos online na educação?

Os jogos online na educação, como recurso pedagógico, têm a finalidade de promover ludicidade e entretenimento no processo de ensino e aprendizagem, gerando maior motivação para os alunos, que já estão habituados aos games.

Dessa forma, os alunos se sentem mais estimulados a aprender determinado conteúdo através da gamificação, por ser mais interativo e dinâmico, torna a aprendizagem mais divertida.

Existem estudos que comprovam os benefícios dos jogos online na educação, eles potencializam os resultados acadêmicos dos alunos e desenvolvem diversas habilidades, como concentração, comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas.

7 benefícios dos jogos online na educação

Confira 7 exemplos de como os jogos online na educação podem beneficiar os alunos!

1. Otimiza a aprendizagem com os games

Os jogos online na educação gera maior motivação para aprender, aumenta o foco no conteúdo, torna os alunos mais envolvidos com as atividades e promove a autonomia, pois precisa assumir a responsabilidade pelo próprio aprendizado.

2. Promove a resolução de problemas

Os jogos envolvem missões e desafios, que estimulam os alunos a buscarem estratégias para solucioná-los, utilizando o pensamento crítico, a análise e interpretação das situações e a memória, ampliando suas funções cognitivas.

 3. Reduz o estresse

Aprender através da gamificação, torna o processo menos estressante, os alunos desenvolvem uma percepção mais positiva da aprendizagem quando ela é mais lúdica e fluída.

4. Amplia o foco

Quando o conteúdo é trabalhado de maneira mais dinâmica, com os jogos online na educação, é mais fácil manter o foco, pois oferece mais estímulos aos alunos e os convida a participarem ativamente da aprendizagem.

5. Maior fixação dos conteúdos

É mais fácil compreender e assimilar conhecimentos quando são apresentados de maneira mais simples e dinâmica, através de atividades práticas que fazem conexão com a vida real, como ocorre nos games.

6. Promove o trabalho em equipe

Os jogos online na educação podem ser jogados em equipe ou dupla, dessa forma, os alunos podem discutir estratégias em conjunto, incentivando a colaboração, o respeito as opiniões e construir a aprendizagem com os colegas.

7. Desenvolve habilidades profissionais

Os jogos online na educação estimulam diversas habilidades importantes para o futuro profissional, como o pensamento crítico, resolução de problemas, trabalho em equipe e criatividade.

Conhecendo todos esses benefícios que os jogos online na educação proporcionam, é hora de implementar nas suas aulas esse recurso pedagógico para oferecer uma melhor experiência de aprendizagem aos seus alunos!

___________________________________________________________________

Além da gamificação, utilizar uma plataforma EaD para compartilhar vídeos, fazer transmissões ao vivo, criar fóruns para debates e disponibilizar materiais de apoio com seus alunos, ajuda a otimizar ainda mais a interatividade com os conteúdos.

Para ter uma plataforma EaD completa, conte com a eadSimples!

Nossa plataforma EaD oferece todas as ferramentas necessárias para realizar o processo de ensino e aprendizagem a distância, entre elas:

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem;
  • Aulas ao vivo;
  • Fóruns;
  • Chats;
  • Espaço para armazenamento de arquivos;
  • Integração para vídeos externos;
  • Avaliações;
  • Emissão de certificado;
  • Planos de assinatura;
  • Loja para vender cursos online;
  • Suporte.

Além disso, temos um plano gratuito para sempre e você não precisa pagar comissão por vendas, ou seja, pode monetizar seus cursos online e só paga por um plano quando alcançar mais alunos.

Solicite acesso grátis na eadSimples agora mesmo!

Para conhecer todos os nossos planos, acesse o link.

Continue acompanhando o blog para ler mais artigos como este!

Artigos Relacionados