Blog

Como motivar os alunos em 4 passos

motivar os alunos, aprendizagem, educação remota

Como motivar os alunos é uma questão importante para os professores, pois o interesse em aprender é essencial para a aprendizagem, sobretudo quanto se trata da educação remota.

Existem estratégias para motivar os alunos, que os professores podem adotar em suas metodologias de ensino, para tornar as aulas e as atividades mais interessantes.

Confira no post de hoje, 4 formas de motivar os alunos!

4 passos para motivar os alunos

Motivar os alunos pode ser um desafio para muitos educadores, mas essas 4 estratégias podem trazer um resultado positivo para ampliar o interesse nas aulas e nas atividades. Essas dicas são válidas tanto para a educação remota, quanto presencial, basta adaptar para cada modalidade.

1. Recompensas para motivar os alunos

Recompensar os estudantes pela participação nas aulas, pelas atividades realizadas e pelo empenho em aprender, pode ser bastante eficaz para motivá-los. Dessa forma, a aprendizagem é encarada como um desafio, que costuma ser bastante atrativo para crianças e adolescentes.

O professor pode definir metas e oferecer recompensas quando forem alcançadas, é possível dividir os conteúdos em fases, e cada uma delas pode ser considerada uma conquista.

Você pode dar a seguinte tarefa: ler um capítulo do livro por semana e no final poderão assistir a um filme sobre o conteúdo, em uma sessão de cinema na sala de aula, por exemplo.

2. Utilize recursos multimídia

Quanto mais estímulos audiovisuais o professor utilizar nas aulas e nas atividades, maior o interesse dos alunos naquele conteúdo. Os recursos multimídia prendem a atenção por serem mais dinâmicos e deixam menos teórica a aprendizagem.

Trabalhar somente com a teoria, com aulas expositivas e leituras, torna cansativa a aprendizagem. Utilize vídeos, animações, infográficos, gamificação, realidade aumentada, filmes, etc., para motivar os alunos.

3. Desenvolva um relacionamento com os alunos

Desenvolver um bom relacionamento com os alunos, é um fator essencial para motivá-los! Quando o professor dialoga com a turma, conversa individualmente com os estudantes e se mostra interessado na aprendizagem deles, gera também o interesse em aprender.

Essa relação se desenvolve quando os alunos se sentem abertos para falar com o professor, para tirar dúvidas, expor suas dificuldades e pedir ajuda, dessa forma, sentem-se acolhidos e compreendidos.

4. Crie desafios

Promover desafios costuma motivar os alunos, pois cria um clima de competição saudável entre a turma, sentem-se estimulados em conquistar um objetivo, ou seja, aprender de terminado conteúdo.

Dessa forma, vão se emprenhar em fazer as atividades e participar das aulas com maior interesse, até mesmo trabalhar em equipe para facilitar o desafio. Utilizar a gamificação também é eficaz nesse caso.

_________________________________________________________________________

Gostou do conteúdo? Entre em contato conosco para saber mais sobre a plataforma eadSimples e solicitar uma demonstração para sua instituição.

Nossa plataforma EaD oferece todas as ferramentas necessárias para realizar a educação remota!

Artigos Relacionados