Blog

Educação do futuro: o que esperar?

educação do futuro, cursos online, plataforma ead

A educação do futuro está cada vez mais próxima, com o avanço tecnológico e as transformações da sociedade, o processo de ensino e aprendizagem também sofreu diversas mudanças positivas, como cursos online e a plataforma EaD.

Entenda no post de hoje, o que esperar da educação do futuro e como se preparar!

O que é educação do futuro?

A educação do futuro se refere as novas metodologias de ensino que rompem com o modelo tradicional, trazendo aperfeiçoamento as práticas pedagógicas e se adequando ao perfil da nova geração.

Uma das principais características da educação do futuro é a tecnologia, os recursos tecnológicos são utilizados para facilitar o processo de ensino e aprendizagem.

Outra característica importante é o novo papel do professor, ele não atua mais como transmissor do conhecimento, mas sim como um mediador entre ele e os alunos, ou seja, os estudantes participam ativamente da construção do próprio saber.

Tanto a tecnologia quanto o novo papel do professor, iniciaram uma transformação na educação, a qual está em constante aperfeiçoamento e promete trazer ainda mais novidades.

Desse modo, podemos dizer que a educação do futuro acompanha as transformações sociais e tecnológicas, conforme surgem, está sempre atenta as novidades e melhorias para o processo de ensino e aprendizagem.

O que esperar da educação do futuro?

A pandemia desencadeou diversas mudanças e antecipou algumas que estavam prestes a serem implementadas, como a educação a distância na plataforma EaD, que possibilitou aos estudantes estudar em casa para não interromper o processo educativo.

Com isso, os cursos online cresceram significativamente nos últimos anos, superando a educação presencial, fazendo com que as instituições de ensino passassem a ofertar essa modalidade. Poucas faculdades ofertavam a modalidade EaD, agora é mais fácil encontrar a opção de estudar em casa.

A educação do futuro está cada vez mais integrada aos recursos tecnológicos, uma vez que facilitam o processo de ensino e aprendizagem e oferecem maiores possibilidades.

Dessa forma, o que podemos esperar são mudanças contínuas para melhorar a experiência educativa, conforme as necessidades dos alunos, dos professores e das instituições de ensino.

Confira a seguir, as tendências que prometem ser ainda mais aprimoradas!

Tecnologia educacional na educação do futuro

Os recursos tecnológicos que apoiam o aprendizado, tendem a ser otimizados, como a plataforma EaD, ambiente virtual de aprendizagem, a realidade aumentada, os materiais digitais, os canais de comunicação, a gamificação, entre outros.

Cada vez mais os alunos e professores poderão ter experiências mais significativas mesmo a distância, possibilitando ampliar o acesso ao conhecimento com a tecnologia.

Novo perfil dos professores

Os professores deixaram o papel de detentores do conhecimento, na educação do futuro, estimulam os alunos a participarem ativamente da aquisição dos saberes, com a orientação docente, vão em busca dos conteúdos e aprendem com maior autonomia.

Esse modelo de ensino tende a ser ampliado cada vez mais, formando alunos autônomos e desenvolvendo habilidades condizentes com a realidade atual, trazendo maior dinamismo e interatividade nas aulas.

Metodologias ativas

A educação do futuro prepara alunos ativos no processo de aprendizagem, deixam a postura passiva de receber tudo do professor, se tornam responsáveis pela própria formação.

Nesse modelo, as aulas práticas superam as teorias, uma vez que a aprendizagem efetiva ocorre com as experiências, através de projetos, pesquisas de campo, solução de problemas, entre outros.

Ensino continuado

A cultura do ensino continuado tem se instalado gradualmente em nossa sociedade e tende a ser cada vez mais aderida, devido as constantes atualizações dos processos, profissões, mercado de trabalho e nas áreas do conhecimento.

Sendo assim, é preciso sempre aprender algo novo e aperfeiçoar o que já se sabe, mesmo após a graduação e pós-graduação, precisamos fazer cursos de atualização e capacitação de novas habilidades.

Rompimento das fronteiras

Com a educação a distância, é possível ensinar e estudar em instituições de qualquer lugar do mundo, não precisamos depender de um encontro presencial em um mesmo ambiente educacional.

Dessa forma, a educação do futuro pretende alcançar mais alunos, uma vez que uma mesma aula pode ser assistida por milhares de pessoas de diferentes localidades.

Para se adequar a educação do futuro, tanto o professor como instituições de ensino devem se atualizar com as novas metodologias e as novas tecnologias, buscando sempre acompanhar as tendências.

___________________________________________________________________

Promova a educação a distância com a eadSimples!

Nossa plataforma EaD possui todas as ferramentas necessárias para criar, hospedar, ministrar, gerenciar e vender cursos online.

Com a eadSimples, você pode disponibilizar videoaulas, aulas ao vivo, materiais de apoio, vídeos externos, canais de comunicação, emissão de certificado e muito mais!

Disponibilizamos um plano grátis por tempo indeterminado e planos acessíveis! Conheça e experimente o plano grátis acessando aqui. Para conhecer todos os nossos planos, clique aqui.

Fale com um de nossos consultores!

Continue acompanhando o blog para mais artigos interessantes!

Artigos Relacionados