Blog

O que é plataforma AVA?

o que é plataforma ava? plataforma de ensino para educação a distância

A plataforma AVA é um Ambiente Virtual de Aprendizagem que viabiliza a educação à distância, hospedada em uma plataforma de ensino, ela é fundamental para todos os atores envolvidos no processo educacional, pois aproxima os tutores e alunos.

Todos que realizam o EaD compreendem a importância da plataforma AVA, principalmente durante a pandemia, em que todos precisaram estudar a distância utilizando a ferramenta.

No cenário educacional atual, segundo o Censo Abed 2020, 100% das instituições de ensino superior utilizam uma plataforma de ensino para apoiar o processo educacional, usadas para disponibilizar conteúdos digitais ou para a aplicação de módulos e parte da carga horária do curso. 

Para entender o que é a plataforma AVA e como escolher a melhor para efetivar a educação a distância, continue lendo o artigo.

Conceito da plataforma AVA

A plataforma AVA é a principal ferramenta para a dinâmica da educação a distância, é um Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou seja, o espaço que abriga todos os processos educacionais online. 

O principal objetivo da plataforma AVA é simular uma sala de aula presencial e proporcionar uma experiência educativa com o máximo de proximidade possível. Ela permite que tutores e alunos acessem materiais, informações, ferramentas de interação e espaços para a realização de tarefas e avaliações. 

Quais as funcionalidades da plataforma AVA?

A plataforma AVA fornece diversas ferramentas para aproximar tutores e alunos dos processos de ensino e aprendizagem, como ocorre em uma sala de aula presencial, através dos seguintes recursos:

AVA para tutores

  • Painel de gestão: permite acompanhar o aproveitamento dos alunos, identificar necessidades de intervenções personalizadas e obter informações sobre o processo educacional;
  • Plataforma de ensino: o tutor pode disponibilizar seu material didático em diferentes tipos de conteúdos digitais, desde videoaulas até apostilas e infográficos;
  • Gestão Administrativa: acompanhamento das obrigações contratuais por parte dos alunos, como o pagamento das mensalidades;
  • Biblioteca Virtual: espaço onde o tutor disponibiliza material complementar às aulas, assim os alunos podem visitar a biblioteca virtual e consultarem os materiais de forma autônoma; 
  • Aplicação de avaliações e exercícios: possibilita aplicar provas e conduzir exercícios para avaliar os alunos periodicamente. 

AVA para os alunos

  • Unificação dos conteúdos do curso: todos os materiais e documentos relacionados ao curso podem ser acessados na plataforma de ensino; 
  • Ferramentas de interação: canais de comunicação e troca de informações online, como o fórum, chat e e-mail direto, que aproximam tutores e alunos; 
  • Informações administrativas: acesso a informações sobre o currículo, a duração dos módulos, as datas da entrega de trabalhos e realização de provas, bem como envio de documentos e pagamento de mensalidades.

A importância de escolher a melhor plataforma de ensino

Uma plataforma AVA de qualidade, que oferece a melhor experiência de educação a distância, tanto para os tutores quanto para os alunos, depende da escolha de uma boa plataforma de ensino para hospedá-la.

Isso porque uma das causas do abandono dos cursos EaD é justamente a dificuldade para acessar a plataforma AVA, segundo dados publicados no portal Abed. Os tutores também enfrentam dificuldades para utilizar a ferramenta e acabam não conseguindo ministrar o curso com tanta qualidade. 

Para facilitar o acesso ao curso, a plataforma de ensino precisa disponibilizar uma plataforma AVA mais intuitiva e simples de utilizar, que envolvem as seguintes características: 

  • interface amigável;
  • funções essenciais visíveis;
  • fácil configuração de módulos de ensino;
  • mecanismos descomplicados para  submissão de tarefas e trabalhos; 
  • layout responsivo (que permita o acesso em diferentes dispositivos móveis).

Qual é a melhor plataforma de ensino?

A plataforma de ensino da eadSimples é a melhor do mercado! Ela oferece todos os recursos para tornar eficaz a educação a distancia e oferecer uma plataforma AVA de qualidade aos seus alunos!

Reúne tudo que você precisa para criar, hospedar, ministrar, gerir e vender cursos online, além disso, é simples para criar páginas.

Solicite acesso grátis e conheça a plataforma eadSimples!

Artigos Relacionados